Ministério da Defesa completa 14 anos Secretário-Geral fala sobre Defesa

sec

Roberto Valadares Caiafa

Garantir a operacionalidade das Forças Armadas e, ao mesmo tempo, aproximá-las ainda mais da sociedade civil. São esses os dois maiores desafios do Ministério da Defesa, que nesta terça-feira (10/6) completou 14 anos de existência. A opinião é de Ary Matos Cardoso, que há 10 anos trabalha diretamente com a Marinha, o Exército e a Força Aérea e em maio se tornou o primeiro Secretário-Geral do Ministério. “Estamos criando uma nova cultura, que é a cultura civil-militar”, afirma o secretário.

MD_14_anos

O resultado prático disso é que as necessidades e capacidades das Forças Armadas são discutidas tanto dentro dos quartéis, como, também, em vários segmentos civis. “Defesa, antes, era conhecida só por militares. Hoje, não.

Diversos segmentos nacionais, as Academias, a área de indústria, têm um grande conhecimento sobre a área”, acredita Ary Matos. Para ele, boa parte dessa divulgação foi alcançada com a Estratégia Nacional de Defesa, de 2008, e com o Livro Branco de Defesa. A crescente relevância do Ministério justifica também a própria criação do cargo de Secretário-Geral em 2013.

O setor articula uma grande variedade de áreas compostas por civis e militares, e tem como um dos principais focos unir a modernização das Forças Armadas com o desenvolvimento econômico. Ary Matos explica que foi iniciado um processo de classificação, identificação e criação das condições para as Indústrias Estratégicas de Defesa (IED) atenderem às necessidades do País. E vai além: projeta o aumento significativo na exportação de produtos de defesa. “E esse processo já se iniciou”, concluiu.

Fonte: Tecnologia & Defesa