Força Aérea da Argentina recebe os primeiros Grob G120TP-A

Foto1GrobFAA

Dotado de qualidades especificas para treinamento básico e avançado, o Grob 120TP irá solucionar uma sensível questão que comprometia a formação de pilotos militares da Argentina. Fotos Luis “Tucu” Cervera

Durante uma cerimonia acontecida no dia 11 de junho na sede da fabricante alemã Grob Aircraft localizada em Tussenhaussen, Alemanha, representantes da Fabrica Argentina de Aviones Brigadeiro San Martin S.A. (FAdeA), Força Aérea Argentina (FAA) e Ministério da Defesa do país sul-americano receberam quatro dos dez treinadores turboélice Grob G120 TP destinados para formar pilotos militares das Forças Armadas daquela nação.

Segundo o brigadeiro Normando Costantino, chefe do Estado-Maior e Comandante da FAA, o dia 15 de agosto marcará o inicio das operações de treinamento com o Grob G120TP. Um grupo de 35 alunos militares irão receber as primeiras instruções de voo básicas e avançadas a bordo do avião alemão graças às suas características especificas para essas etapas. Os veteranos Beechcraft Mentor B-45 da FAA foram retirados recentemente das atividades aéreas por apresentarem sinais de fadiga estrutural devido aos 50 anos de intensa operação.

Costantino revelou na ocasião que os Embraer T-27 Tucano da FAA, modelo até agora usado na etapa de treinamento avançado, serão transferidos para as operações de controle do espaço aéreo na fronteira norte da Argentina.

O modelo de contrato envolvendo os Grob G120TP argentinos foi a solução administrativa encontrada pelo Ministério da Defesa da Argentina em conjunto com a FAdeA , proprietária das novas aeronaves, para por fim a uma sensível questão que comprometia a formação de novos pilotos da FAA. Os dez G120TP foram comprados pela  FAdeA,  a qual venderá para a FAA uma determinada quantidade anual de horas de voo (entre 6 mil e 9 mil horas considerando todas a frota), cabendo à proprietária a responsabilidade de manter uma quantidade de treinadores do modelo operando de  tal forma que permita o cumprimento dessa carga horária. O valor do negócio gira em torno de 20 milhões de euros.

Foto3GrobFAA.Com a chegada dos novos treinadores alemães, a Força Aérea da Argentina deslocará os seus T-27 Tucano para as operações de controle do espaço aéreo próximo de suas fronteiras no norte. Foto FAA

O Grob G120TP é impulsionado por um motor turboélice Rolls Royce 250-B17F capaz de desenvolver uma potencia máxima de 456 shp. Sua estrutura fabricada em fibra de carbono oferece resistência à esforços  entre +6/-4g e sua durabilidade supera 15 mil horas de voo. O espaço interno do cockpit, o qual aluno e instrutor sentam lado-a-lado, permite que ambos usem os usuais paramentos militares de voo, incluindo capacetes. Os controles de voo são do tipo HOTAS (Hands On Throttle-and-Stick) preparando desde cedo o aluno para voar modelos mais sofisticados, incluindo aviões de combate. O G120TP é equipado com assentos móveis ou com o assento ejetor leve Martin Baker Mk.17. O painel digital do cockpit é dominado por três telas multifuncionais Esterline CMC Electronics. A suíte eletrônica fornecida com a aeronave pode incluir sistemas embarcados capazes de simular situações táticas de combate, bem como estações terrestres computadorizadas para instrução, simulação, briefing e debriefing.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

1 Comentário

  1. excelente aquisição para a Força Aérea Argentina , agora eu me pergunto será que Washington vetaria uma possível venda de aviões A-29 a FAA com receio que poderiam ser utilizados em uma eventual tentativa de tomar novamente as Falkland/Malvinas para proteger no caso o seu aliado Inglês ,mesmo que ela utiliza-se uma desculpa que seriam usados apenas para proteger as fronteiras do país já que os T-27 são treinadores ?

Comentários não permitidos.