Fábrica de veículos de defesa IVECO inaugura instalações em Minas Gerais

O VBTP-MR 6×6 Guarani no pátio da nova fábrica da IVECO Veículos de Defesa, em Sete Lagoas, MG (Fotos: Roberto Caiafa)

Por Roberto Valadares Caiafa

Iveco inaugura fábrica de veículos de defesa em Minas Gerais

A Iveco inaugurou no dia 13 de junho sua unidade voltada à produção de veículos de defesa na cidade de Sete Lagoas (MG), resultado de um investimento de mais de R$ 100 milhões nas instalações e no desenvolvimento do veículo blindado de transporte de pessoal médio sobre rodas (VBTP-MR) 6×6 Guarani, encomendado pelo Exército Brasileiro (EB). A novíssima fábrica fica em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 18 mil m² de área construída, é a quinta unidade da Iveco especializada em produtos de defesa no mundo e a única localizada fora da Europa. Está dimensionada para produzir 100 unidades por ano do Guarani, podendo chegar ao dobro deste número se necessário. A empresa gera na atualidade 350 empregos diretos e mais de 1,4 mil indiretos, e parte de sua força de trabalho dedicada a linha de montagem do Guarani (soldadores) passou por treinamentos de qualificação de seis meses na unidade da Iveco em Vittorio Veneto, na Itália.

Processo de soldagem do scafo: foram necessários seis meses de treinamento na unidade da IVECO em Vitorio Venetto, na Itália, para preparar os soldadores para esta complexa e crucial tarefa na fabricação do Guarani 6×6

O moderno processo de fabricação dos veículos encomendados pelo EB foi demonstrado numa visita as instalações, começando pela seção de soldagem dos componentes em aço balístico que dão forma ao scafo (carcaça) do carro. Numa complexa operação, os subconjuntos pré-soldados são reunidos em gabaritos para novo processo de soldagem especial feito a mão, para garantir a qualidade necessária. Visando a melhor ergonomia de trabalho possível aos operários, o scafo é preso a uma estrutura que permite que ele seja girado, facilitando a sequência de soldagem. Depois desta etapa, o veículo recebe o liner, material específico capaz de absorver impactos externos e evitar que fragmentos de projeteis perfurem a parte interna. A seguir, o scafo passa por uma câmara de pintura onde é aplicada uma base (primer), deixando-o pronto para receber os componentes que vão torná-lo em um moderno carro de combate sobre rodas, na linha de montagem. Ali são instalados os chassis, e seu conjunto motor+transmissão, a suspensão, sistemas elétricos, hidráulicos, freios e uma miríade de outras peças. Ao final, o blindado vai para a fase de acabamento, onde receberá, entre outros detalhes, a pintura padrão (camuflagem) definida pelo Exército Brasileiro.

Após a soldagem e a aplicação do Liner, o scafo segue para a linha de montagem, onde começa a receber os componentes que vão transformá-lo no Guarani 6×6

“A inauguração da fábrica é mais uma prova da confiança da Iveco no mercado brasileiro, onde investimos constantemente desde o início das nossas atividades, em 1997. A partir de então, a Iveco teve ao menos uma grande realização a cada ano, o que nos permitiu nos tornar não só uma fabricante full liner, mas também uma empresa capaz de entregar soluções de ponta em veículos especiais, como ônibus, caminhões de combate a incêndio e unidades de defesa. A fábrica que entregamos hoje é prova de que detemos um forte e consolidado know-how em todas as áreas do transporte”, afirma Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America. “Estamos prontos para iniciar já neste ano a busca pela certificação em World Class Manufacturing (WCM), conjunto de padrões de excelência em processos produtivos e da adoção das melhores práticas de trabalho”, afirma Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial Latin America. “A tecnologia e o zelo que empregamos na fabricação dos nossos veículos de defesa se transfere a todos os outros segmentos de atuação da Iveco. Afinal, caminhões de combate a incêndios, jipes de defesa e veículos de transporte de carga têm um ponto em comum: todos carregam pessoas – ao menos o motorista. Por isso, a Iveco faz da proteção da vida ao volante uma de suas principais bandeiras mundialmente, utilizando, para esse fim, inovações diversas para zelar pela integridade física dos ocupantes dos veículos que produz”, afirma Del Noce.

O resultado final é mais um blindado concluído e pronto para receber a pintura de camuflagem padrão do Exército Brasileiro

A inauguração da fábrica marca a etapa mais importante da parceria iniciada em 2007 com as Forças Armadas. Em agosto de 2012, foi iniciada a produção industrial, e atualmente, a Iveco trabalha para fornecer um lote de 86 veículos para experimentação doutrinária do Guarani pelo Exército Brasileiro. Os primeiros deles foram entregues ainda no final de 2012. O VBTP-MR Guarani é capaz de transportar até 11 pessoas. Com índice de nacionalização superior a 60%, incluindo trem de força e chassi, o veículo tem peso bruto total de 18 toneladas, tração 6×6 e é impulsionado pelo motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial, com 383 cv de potência máxima. Ele conta ainda com transmissão automática e capacidade anfíbia. As dimensões básicas do blindado são 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura, o que o permite ser transportado pela aeronave KC-390, da Embraer. O veículo é dotado de tecnologia de ponta, incluindo itens como sistema automático de detecção e extinção de incêndio com oito extintores, capacidade de operação noturna de série, posicionamento global por satélite (GPS), ar-condicionado e proteção balística e antiminas, além de contar com excelente ergonomia. A missão inicial do projeto Guarani é substituir a frota atual de blindados de transporte de tropas do Exército, basicamente formada por modelos tipo EE-11 Urutu. O novo veículo também será a plataforma-base de uma família de blindados médios de rodas que poderá ter até mais dez versões diferentes, incluindo veículos de reconhecimento, socorro, posto de comando, comunicações, oficina e ambulância, entre outras.

Blindados Guarani do Lote de Experimentação Doutrinária (LED) prontos e aguardando entrega no pátio da Iveco Veículos de Defesa

A cerimônia de inauguração contou com a presença do comandante do Exército, general Enzo Peri, do general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, representando a presidente Dilma Rousseff, do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America, Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial Latin America, autoridades civis e militares, convidados e imprensa.

Na foto, autoridades conhecem a moderna linha de montagem do Guarani em Sete Lagoas. Da esquerda para a direita, Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial Latin America, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, e o comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Peri

Fonte: Tecnologia&Defesa

10 Comentários

  1. Em crise mundial ,e o brasil inaugurando uma fabrica de blindados .
    Vamos protestar pois a cor do blindado nao nos representa ,foi uma piada !!!!!

  2. A boa notícia é que essa VBTP sera produzida aqui,a má notícia é que poderíamos ter dado prosseguimento aos projetos nacionais Urutu e Cascavel, aproveitando uma tecnologia que já era de nosso domínio.
    Vamos criar também projetos nacionais só assim poderemos buscar autonomia !

  3. cezar pereira o guarani é um projeto 100% nacional o exercito escolheu a parceira o urutu e cascavel sao projetos ultrapassados que não condiz com a nova realidade, por isso o EB projeto o guarani pensando no futuro

  4. Caro Luiz assim como você eu acreditava que o tanque Guarani era um projeto 100% nacional,mas fiquei sabendo por intermédio de uma pessoa, se não me engano aqui mesmo no Plano Brasil,que isso infelizmente não é verdade !
    Por isso deixo esse link para que você e os demais saibam a verdade !
    A respeito do Urutu e Cascavel eu sei que estão ultrapassado,oque eu quis dizer é que foi um erro,não termos planos para usar ambos para dar sequencia a uma família de tanques modernos,que poderiam nos servir nos dias de hoje!
    Olha o link abaixo:
    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/IVECO6x6e8x8.pdf

  5. É uma excelente notícia, e quanto ao projeto não devemos nos preocupar com isso, veja na outra matéria que temos autorização para fabricar o Igla no Brasil.
    Projeito é projeto – o melhor que vença – para o bem do Brasil.

  6. Esse número de mais de 2000 blindados supri todas as necessidades das forças armadas ou até as forças de seguranças do Brasil ,PM,FNS ,PF,PC e até Guarda Municipal vão receber esse equipamento?

  7. Isso tudo é só propaganda PARTIDÁRIA..

    isso aí NON EXISTE NO BRASIL… repitam comigo: NON EXISTE!!!

    E agora.. será que não ficam vermelhos nem na cara.. seria muito reacionarismo né??

    Valeu!!

  8. Somos uma empresa multinacional líder no segmento anti-incêndio gostariamos de fazer uma apresentação de nosso sistema. Recentemente fizemos uma apresentação no 3° Parque regional de manutenção em Santa Maria – RS., para os blindados M1, M3, M113 e outros. O equipamento a ser demosntrado já equipa blindados em todo o mundo. (Ingaterra, França e Alemanha).
    Por meio desta solicito telefone da área de engenharia (sistema anti-incêndio para blindados).
    Nosso telefone para contacto:(11) 4181-6341 Cel. (11) 7721-5653 Vagner/Alfredo

Comentários não permitidos.