Diálogo russo-brasileiro a nível dos chefes de diplomacia

Russian Foreign Minister Sergey Lavrov (R) speaks with his Brazilian counterpart Antonio Patriota during their meeting in Moscow on September 4, 2011.  AFP PHOTO/ ALEXANDER NEMENOV

Foto: AFP

O chefe da diplomacia russo, Serguei Lavrov encontrou-se hoje com o seu homólogo brasileiro, Antônio Patriota, no Rio de Janeiro, para debater a consolidação da cooperação bilateral na área de comércio e inovações, bem como cooperação na área internacional.

As partes analisaram a atividade das suas diplomacias junto da ONU, do grupo dos 20, do BRICS, da Organização Mundial do Comércio, bem como a situação na América Latina e nos países do mar de Caribe no cenário da integração.

Lavrov e Patriota examinaram tais problemas da importância internacional, como a promoção do desarmamento e dissuasão, as reformas das instituições internacionais financeiras de crédito, bem como os do Oriente Médio, inclusive o conflito da Síria e o programa nuclear do Irã.

Já a agenda bilateral foi ampliada por um número aumentado dos acordos entre os dois países. Com a presença das empresas russas no país, o Brasil intensificou a sua atuação na áerea energética, metalúrgica, mineira, promovendo-se também a colaboração técnico-militar.

Foi no último mês de fevereiro que foi posto em funcionamento o Sistema de Navegação Global por Satélite, Glonass, apresentado no Brasil por uma estação de radar.

Sendo o Brasil o maior parceiro comercial da Rússia na região, os líderes dos dois países decidiram atingir uma meta de 10 mil milhões de dólares no valor do intercâmbio comercial. As exportações do Brasil para a Rússia são tabaco e produtos alimentícios, como o açúcar bruto, café, carne de vaca, de porco e de aves. A pauta das exportações russas para o Brasil é representada, na maior parte, por fertilizantes e óleo diesel.

As relações entre os países no campo da ajuda humanitária adquirem também uma nova dimensão. Está a desenvolver-se o projeto de estabelecer, em 2014, os Dias do Brasil na Rússia, e da Rússia no Brasil. Está a ser promovida a troca de experiência na organização dos eventos desportivos, sendo a Rússia o país anfitrião das Olimpíadas de 2014 em Sochi, e o Rio de Janeiro – por sua vez – cidade-sede dos Jogos do Verão de 2016, e tendo sido também marcados campeonatos de futebol para se realizar no Brasil e na Rússia, em 2014 e de 2018, respectivamente.

 

Fonte: Voz da Rússia