Bolívia receberá helicópteros chineses Z-9

plaaf-z-9

Ivan Plavetz

Informações  veiculadas pela mídia boliviana confirmam que o Exército da Bolívia recebera em breve um lote de seis helicópteros Z-9 produzidos pela chinesa  Harbin Aircraft Manufacture Corporation (HAMC).

Informações veiculadas pela mídia boliviana confirmam que o Exército da Bolívia receberá em breve um lote de seis helicópteros Z-9 produzidos pela chinesa Harbin Aircraft Manufacture Corporation (HAMC). O Z-9 é uma versão local do AS 365N Dauphin desenvolvido originalmente pela extinta Aerospatiale da França.

Comissão oficial do país sul-americano examinando os Z-9 destinados para a Bolívia em adiantado estágio de montagem. A previsão é de que os helicópteros estejam prontos em janeiro de 2014 para serem transladados via marítima. O Exército da Bolívia deverá iniciar operações regulares com o modelo em agosto do mesmo ano.

Z9

Um grupo de pilotos da Força Aérea da Bolívia com mais de duas mil horas devem seguir viagem para a China juntamente com pilotos do Exército com o objetivo de passarem por um programa de familiarização com o Z-9. Os planos são para que pilotos da Força Aérea apoiem as operações dos Z-9 até que seus pares do Exército acumulem capacitação suficiente para manejarem esses helicópteros com total confiabilidade e segurança.  O mesmo acontecerá com o pessoal da área de manutenção e apoio que será alocado para o Grupo Aéreo de Cavalaria Nº 1 (GACé-I), unidade que irá operar o novo helicóptero.

O GACé-I contara com instalações próprias no aeroporto de Chimore e no Aeroporto Internacional de Cochabamba (Cbba), onde ficará as instalações do simulador de voo, centro de instrução de solo e oficinas de manutenção, constituindo-se numa base secundária do GACé-I.

A admin/publicação oficial Memoria Anual del Ejercito Boliviano 2012 indica que pilotos e mecânicos destacados para atuar com os Z-9 estão recebendo instruções na Aviação do Exército Brasileiro (AvEx), o qual possui uma frota de Eurocopter AS 365K Panther (Pantera HM-1), modelo que guarda estreita semelhança com o Z-9.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ standard=”http://www.youtube.com/v/935oiIA9GQk?fs=1″ vars=”ytid=935oiIA9GQk&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4989″ /]

Ainda não há informações oficiais sobre qual variante do Z-9 foi adquirida pelos bolivianos, contudo, acredita-se que sejam exemplares multifuncionais, ou seja, configurados para um variado leque de missões (transporte de assalto, escolta reconhecimento, SAR, entre outras).

Como parte do plano de implantação de aeronaves de asas rotativas em sua frota, o Comando Geral do Exército da Bolívia decidiu adquirir um helicóptero de fabricação estadunidense Robinson R-44 visando à formação de novos pilotos e manter um constante nível de pratica de voo de seu efetivo.

A Aviação do Exército da Bolívia não possui no momento aeronaves de asas rotativas. A Força deverá receber em breve um helicóptero Robinson R-44 para formação de novos pilotos e manutenção de um constante nível de pratica de voo de seu efetivo.

Fonte: Tecnologia & Defesa