VICE DE DILMA, MICHEL TEMER: BRASIL SEGUE “REFLETINDO” SOBRE COMPRA DE CAÇAS RAFALE

Rafale-elemento-foto-Armee-de-lair

“O Rafale, da Dassault Aviation, concorre com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG, da sueca Saab. O contrato envolve mais de 5 bilhões de dólares.
O Vice-Presidente Michel Temer, que está em Paris para defender a candidatura de São Paulo à sede da Exposição Universal de 2020, revelou que Hollande visitará o Brasil para inaugurar a ponte entre o país e a Guiana francesa, ao lado da presidente Dilma Rousseff.”
Temer: Brasil segue ‘refletindo’ sobre compra de caças Rafale

PARIS, 11 Jun 2013 (AFP) – O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, no Palácio do Eliseu, que o governo brasileiro segue ‘refletindo’ sobre a compra do caça francês Rafale para reequipar a FAB.

‘O presidente (François) Hollande, com muita elegância, não mencionou este assunto’, disse Temer ao final de um encontro com o líder francês. ‘Não tivemos realmente a possibilidade de falar sobre isto’.

Temer recordou que o governo brasileiro ‘ainda não tomou uma decisão, mas é evidente que o Rafale segue na nossa reflexão, ao lado de outros países que também competem com seus aviões’.

O Brasil abriu uma concorrência para comprar 36 novos caças para a FAB, mas a decisão sobre o negócio foi adiada em várias ocasiões devido a dificuldades orçamentárias.

O Rafale, da Dassault Aviation, concorre com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG, da sueca Saab. O contrato envolve mais de 5 bilhões de dólares.

Temer, que está em Paris para defender a candidatura de São Paulo à sede da Exposição Universal de 2020, revelou que Hollande visitará o Brasil para inaugurar a ponte entre o país e a Guiana francesa, ao lado da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: AFP via G1 (http://m.g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/temer-brasil-segue-refletindo-sobre-compra-de-cacas-rafale.html)

22 Comentários

  1. Como sempre esse é o FX2, jogos e noticias de lobbys contínuos onde todos os concorrentes em alguma noticia já ganharam… melhor esperar o veredicto final!!

    Sempre mais do mesmo!!

    Valeu!!

  2. Estamos vendo a falta de profissionalismo acontecendo na organização da Copa das Confederações e que possivelmente se repetirão na Copa do Mundo e Olimpíadas,com superfaturamento em obras já feitas com problemas, e que futuramente irão requerer mais verbas para remendar o pano novo que já nasce podre e me vem o Temer com essa do Brasil sediar a Exposição Universal de 2020 !
    Reforma eu disse reforma,do Maracanã podem chegar a quase 1 bilhão e 600 milhões de reais, o Engenhão já foi inaugurado com problema e o governo carioca sabia e deixou milhares de pessoas inocentes porem suas vidas em risco,também nesse país se mata com a certeza da impunidade !
    Precisamos trocar nossos políticos,para ver se esse país muda !

  3. “Michel Temer afirmou nesta segunda-feira, no Palácio do Eliseu, que o governo brasileiro segue ‘refletindo’ sobre a compra do caça francês Rafale para reequipar a FAB.”
    ………………………………….l

    Mera linguagem diplomática.
    Agora: “REFLETINDO” é boa! Há anos que o governo está perdido em reflexões, em uma sala de espelhos…

  4. Tinha que sair alguma noticia sobre o Rafale para balancear o que foi divulgado por parte da Boeing e uma possível aquisição do Super Hornet.
    Veja essa notícia muito isolada e ainda vindo do Michel Temer que não costuma se envolver nas questões militares.

    Dassault ainda não se manifestou sobre o que vem sendo ventilado sobre a Boeing ter uma certa vantagem

  5. Um grande especialista sobre armas emitiu um manifesto sobre a situação de n FAs e em especial da FAB…está mt certo o mesmo. Meus pesames a reflexão deste sr. sobre a n situação bélica,q está de obsoletos a sucateados.É trágica n situação.Sds.

  6. Uma raposa velha como Michel Temer, dessas que o Francoorp adora – brincadeirinha viu?, conhece inúmeras maneiras bem suaves de dizer não…

  7. Rsrs… junho agora vai!.. agosto! não é possível! Dezembro! Recesso do congresso.. Fevereiro! Aprovação do plano orçamentario..

    Lembrei até daquele algoritmo infinito que postaram em homenagem ao fx-2!

  8. Nenhuma concorrência, onde quer que seja, pode ser utilizada como parâmetro para dizer que esse ou aquele vetor é melhor para esse ou aquele país pois nas mesmas entram diversos fatores, inclusive preço e geopolítica. Se as concorrências se dessem no mais ideal dos mundos nem Rafale e nem Super Hornet iriam vender pois os países apenas iriam comprar F-22, F-35, F-15, PAK FA e Su-35. Assim, cada país avalia os vetores de acordo com suas necessidades, possibilidades e interesses geopolíticos.

    2 – No caso do FX-2, ao contrário do que dizem determinadas viúvas do Su-35, o short-list final guarda muita coerência geopolítica afinal dois vetores (Rafale e Super Hornet) são oriundos de fornecedores tradicionais e o terceiro (Gripen NG) oferecia à FAB aquilo que ela sempre sonhou, que foi a possibilidade de o país participar do desenvolvimento de um vetor de alto desempenho.

    3 – Entretanto, não se pode escolher os três mas apenas um. Em 2009 fazia sentido escolher o Gripen NG. Hoje não faz mais pelo simples fato do nosso país não ter mais tempo sem que se abra um brecha perigosa na defesa aérea do nosso país. Ademais, os problemas enfrentados em virtude do eterno contingenciamento de recursos poderiam tornar o nosso Gripen um avião incompleto como o AMX o é até hoje. E no Brasil, confirmando o brilhante pensamento de Marx, a história infelizmente está fadada a se repetir ora como farsa, ora como tragédia.

    4 – Rafale: É sem dúvida um excelente vetor (mostrou isso na Líbia e no Mali) e tinha tudo para ser o caça da FAB. Entretanto, as coisas começaram a desandar quando o Estadista de Sindicato cometeu sua lambança no dia 07/09/2009, quando cometeu violação formal ao processo de escolha do novo caça. Para piorar a Dassault, seja por insegurança ou o excesso dela, fez promessas que não podia cumprir tais como a ToT irrestrita (os fatos na Índia são claros) e o auxílio no desenvolvimento do KC-390 ( a empresa não faz aviões de grande porte e tampouco transportes militares). Por fim, ainda houveram os maus bofes do Estadista de Sindicato, que achou por bem negligenciar a defesa nacional e retaliar a França por este país ter votado contra o acordo nuclear fajuto assinado com o “cúmpanhêro Armadinejá”. Aliado a isso ainda existe o alto custo de operação do Rafale, um complicador em uma força aérea com tantos recursos contingenciados e funcionários fantasmas….rs!

    5 – Iniciou o páreo com aquela desconfiança que sempre acompanha os produtos norteamericanos, piorada ainda mais pela nefanda presença do Foro de SP no poder. Mas a Boeing é boa jogadora, e ofereceu aquilo que a FAB e o país queriam e precisam. Está colaborando no desenvolvimento do KC-390, ofereceu-se para integrar armas no ST e está desenvolvendo inúmeras parcerias reais com instituições e universidades brasileiras. Ademais a aquisição do vetor traz um novo horizonte à FAB, que certamente poderá participar com mais frequência do Red Flag e mesmo mandar seus pilotos para treinar em NAS Fallon.

    Por essas e outras que, a eu ver, a melhor escolha hoje é a do Super Hornet

  9. Meu Deus me lembrei da Ponte Rio Niteroi, vou levar a minha máquina fotográfica, como não conheço o Felipe CPS se ele estiver lendo o que eu estou postando, por favor levanta a mão antes de pular, pra mim caprichar na foto.

    • Otimista você heim!? Ao que tudo indica os únicos que ainda defendem o Rafale no GF são o Megalonanico e o MAG. De resto o Rafale não tem mais nenhuma preferência, nem a da Presidente. Sem falar que todas as promessas da Dassault mostraram-se falsas como eu mostrei muito bem mais acima ao passo que a Boeing está nos oferecendo uma parceria sólida, como eu também demonstrei acima.

      Obs: Não foi você que em outra blog me disse: “Amo o Brasil e tudo o que pode ser bom para ele (Rafale)”?

      • Exato HMS, no Cavok, mas agora vamos a palavra do Temer, à esperança pro Rafale…, eu vou te fotografar Tireless no grande pulo. Puxa vida lá se vai o meu amigo incansável, RR, Vader, e o Felipe… ahahaha…

  10. A ponte do suicídio dos americofilos, vai ser a ponte entre o país e a Guiana francesa, não vai ser mais a ponte Rio Niteroi, estarei lá com a Canon.

  11. O gov. tem quase 19 bi para fazer politicagem clientelista sórdida, financiando móveis para o seu eleitorado e não tem metade disso pra investir na defesa área nacional, grande liderança!

    • Regivaldo, minha casa melhor da mais voto, e a FAB fica na pindaíba e o Brasil entregue aos ratos. Que tristeza.

  12. Eu até concordo q se melhore a vida de miseráveis semelhantes(salários de uma semana) a mim,mas, sem eskermos da segurança do n país, e a FAB está prá de sucateada…seu caça + novo o F-5M(lerda) tem + de 45 anos, e n MB só tem 5 submarinos p 8,5 milhões de costa, qdo sabemos q deveriam ser uns 12 no mínimo…é mt burrice e descaso c a segurança do BRASIL. Q a n glorisosa EMBRAER monte um caça supersônico p as condições continental do BRASIL, ainda q frankenstein e p ontem…Sds.

  13. Caros,o nosso país tem um tamanho continental e,por isso,deveria ter as suas forças
    armadas modernas e bem preparadas,pois a ambição humana é incontrolável,os in-
    teresses são enormes,colocando-nos numa situação de futuro risco.Os caças Rafa-
    le me parecem os mais certos para o Brasil, por vários motivos,inclusive por uma
    certa transferência de tecnologia.Assim,não se deveria adiar por muito tempo,pois
    ainda terão que fabricá-los,tempo é ouro!.Por outro lado,devemos investir também
    em infraestrutura,saúde e educação,mas não podemos perder a guarda,o pré-sal
    é um continente petrolífero sendo explorado para o bem do Brasil com toda boa
    tecnologia moderna da nossa Petrobrás.Arme-se o Brasil para um futuro de paz!

Comentários não permitidos.