Edward Snowden, o novo delator do governo Obama

410-0518182530-barack-obama-spy2

AFP – Agence France-Presse

Publicação: 09/06/2013 22:04 Atualização:

A fonte que revelou o programa secreto de vigilância das comunicações de Washington é o jovem americano Edward Snowden, de 29 anos, assessor da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

Ele disse ter agido em defesa do interesse público e pela proteção da vida privada dos cidadãos.

“Não quero viver em uma sociedade que faz esse tipo de coisa (…) em um mundo em que tudo que eu faço e digo fica registrado”, explicou Snowden, em entrevista por vídeo concedida ao jornal britânico “The Guardian”, divulgada neste domingo.

O responsável por um dos maiores vazamentos de documentos sigilosos da história dos Estados Unidos – junto com o soldado Bradley Manning, que está sendo julgado por entregar milhares de telegramas diplomáticos (“cables”) ao site WikiLeaks – é um ex-funcionário da CIA.

Snowden disse ao “Guardian” que nunca quis manter o anonimato: “Estou consciente de que vou pagar um preço pelas minhas ações”.

“Meu único objetivo é informar as pessoas sobre o que está sendo feito em seu nome e o que se faz contra”, justificou, acrescentando que “a NSA mente sistematicamente para o Congresso a respeito da magnitude da vigilância que exerce nos Estados Unidos”.

“Captamos mais comunicações eletrônicas nos Estados Unidos do que na Rússia. Vocês não imaginam tudo que se pode fazer. O alcance das suas capacidades é assustador”, afirmou.

O jovem contou que decidiu revelar os programas de inteligência à imprensa depois de chegar à conclusão que eram “abusos” contra o público, cometidos em nome da segurança e após esperar que o presidente Barack Obama cumprisse sua promessa de aumentar a proteção dos cidadãos contra essas práticas.

“Mas o presidente continuou as políticas dos seus antecessores”, lamentou Snowden.

Estudante medíocre

Há três semanas, teve de deixar a mulher, com quem tinha “uma vida muito confortável” no Havaí, com salário de US$ 200 mil ao ano, e se mudou para Hong Kong antes da divulgação dos vazamentos, relatou ao jornal.

“Estou disposto a sacrificar tudo isso, porque não posso, na minha alma e na minha consciência, permitir que o governo dos Estados Unidos destrua a vida privada, a liberdade da Internet e as liberdades fundamentais de todo o mundo com esse enorme sistema de monitoramento que está sendo realizado secretamente”, disse ele.

Nascido em Elizabeth City, na Carolina do Norte (leste), Snowden viveu com a família em Fort Meade, Maryland (nordeste), onde fica a base da NSA.

Na entrevista, admite ter sido um estudante bastante medíocre e revela que não concluiu seus estudos de Informática na Universidade de Maryland.

Em 2003, ele se alistou no Exército e começou o treinamento para se juntar às forças especiais, em nome dos mesmos princípios que hoje ele evoca para revelar os documentos secretos: “Queria combater no Iraque (…) para ajudar a libertar os iraquianos da opressão”.

Depois de um acidente, no qual quebrou as duas pernas, ele abandonou o Exército e conseguiu seu primeiro emprego, como segurança, em um dos prédios secretos da NSA, no campus da Universidade de Maryland.

Depois, foi contratado pela CIA, para trabalhar na segurança dos sistemas de informática. Seu conhecimento de Internet e seu talento como programador fizeram sua carreira avançar rapidamente e foi enviado para Genebra.

Ele trabalhava para a NSA há quatro anos, como funcionário terceirizado para diversas empresas, como a Dell, ou Booz Allen Hamilton, seu último patrão.

Fonte: EM

9 Comentários

  1. Vamos ao que interessa:

    “A Agência de Segurança Nacional e o FBI estão gravando diretamente dos servidores centrais de nove das principais empresas de Internet dos EUA, extraindo áudio, vídeo, imagens, e-mails, documentos e conexões que permitem que analistas tracem movimentos e contatos de qualquer pessoa, todo o tempo.

    Barton Gellman
    A matéria diz que a Agência Nacional de Segurança:

    (…) entrou profundamente nas máquinas das empresas norte-americanas que hospedam centenas de milhões de contas de norte-americanos em solo dos EUA.

    Cita especificamente nove empresas: Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, AOL, Skype, YouTube, Apple. E a matéria prossegue:

    (…) operando dentro do fluxo de dados de qualquer dessas empresas, a NSA consegue extrair qualquer dado que deseje.”

    tirado redecastorphoto

    George Orwell e Aldouls Huxley devem estar boquiabertos do outro lado…

  2. Realmente o mundo já é esse… tristeza.. pelo menos se fosse pra algo util pra humanidade, mas não, será sempre pra defender o interesse de alguém ou alguma empresa ou nação!

  3. Sorria! Você está no Big Brother de Barack Hussein Obama. O homem que cumpre exatamente o oposto do que promete. Se Bush colocou o Estado no encalço do terror e avisou à população, Obama universalizou a espionagem e não avisou ninguém.

    É comunismo explícito. Estado policial esquerdista. Ele sabe da sua vida inteira.

  4. O sistema de vigilância implantado pela NSA não foi uma criação do “comunismo”, pelo contrário, foi criado
    para controlar doméstica e internacionalmente a “ameaça vermelha”.

    Hoje a desculpa oficial é o terrorismo,ontem era o comunismo, más o objetivo real sempre foi o controle sobre os indivíduo e sociedade com um todo, o que é aceitável até certo ponto, SE RESPEITADOS CERTOS LIMITES E DIREITOS ! Más estes “limites e direitos” já foram estuprados e atropelados pelos serviços de inteligência estadunidenses à já muito tempo…E hoje com as novas tecnologias da informação, virou um imenso Big Brother…

    Eu nem gosto do Obama, más justiça seja feita,
    a NSA nasceu 9 anos antes de Obama vir ao mundo!

    Replay:
    ————
    Originalmente teve a ver com o “comunismo”, más para combate-lo…

    A NSA foi criada em 1952, no auge da guerra fria e da paranóia anticomunista na era Macartista. Embora sua existencia só tenha sido revelada ao público, mais de 20 anos depois…

    Desde sua criação a NSA foi dedicada a espionar as comunicações, primeiro às de outros países, e depois internamente, no EUA…

    Hoje a NSA possui cerca de 100.000 funcionários e agentes!
    Tornou-se um monstro cevado na obssessão por “controle & segurança” e com o poder de monitoramento aumentado exponencialmente pelas novas tecnologias:

    “transformou o mundo em uma versão de “1984″ que Orwell jamais imaginou em seu livro. Neste esquema não existe o ditador esteriotipado e clássico, tudo ocorre dentro de um simulacro de democracia que se prende apenas a forma, mas na prática e no conteúdo, não fica nada a dever a regimes tantas vezes citados como exemplo de violação de direitos individuais.”

    Descrição básica do regime pseudo liberal estadunidense, não importando se estão democratas ou republicanos no poder…

  5. Eu duvideodó que ‘n’ sistemas pelo mundo já não o façam, e, a principio, em todo o planeta. This was the best idea of the last years, controle total. Você tem um documento? Already….

  6. Agora eu terei novas opções de privacidade no Facebook

    Público

    Amigos e a CIA

    Somente Eu e a CIA

    Somente a CIA

    Amigos Próximos e a CIA

  7. Se o governo americano faz isso, alguma dúvida de que os provedores privados, as companhias telefônicas e de tv a cabo não estariam fazendo o mesmo? Informação é a fonte primária de poder. Nossas pesquisas, todas as realizadas no Brasil, estão circulando nesses meios digitais. A contabilidade do governo e de nossas empresas, etc…

Comentários não permitidos.