Oposição síria adverte que não luta mais contra Assad, mas contra o Irã

siria

A oposição síria, através de seus principais dirigentes políticos e militares, declarou neste sábado que o inimigo que está combatendo já não é o regime de Bashar al Assad, mas o do Irã, em aliança com a milícia xiita libanesa.

“Nós já não estamos lutando contra Assad, mas contra seus amos do Irã”, disse o dirigente do Conselho Militar Sírio, o general Selim Idris, em entrevista coletiva em Istambul em que participou via videoconferência.

“Digo ao mundo que os milicianos do Hezbollah e do Irã estão em toda Síria, e a aviação síria ataca os feridos que fogem de Al Qusair em busca de tratamento médico”, denunciou, em alusão à cidade tomada esta semana por tropas governamentais.

“Continuaremos lutando até derrubar o regime criminoso, o partido do diabo e o regime dos mulás”, prometeu Idris, em referência ao Hezbollah (que significa “Partido de Deus”) e ao governo iraniano.

George Sabra, presidente da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), que reúne a maior parte dos grupos de oposição síria, também denunciou a recente tomada da cidade de Al Qusayr por tropas governamentais como “resultados diretos do que o Hezbollah faz na Síria”.

“O regime sírio caiu e a prova de isso é que combatemos o Irã e o partido do diabo”, disse Sabra.

O líder considerou, no entanto, que a milícia e as tropas do regime “receberam uma dura lição, por a cidade resistir 45 dias ou mais”, e descartou que o sucesso do grupo governamental se repita em outras regiões.

O representante classificou como “guerra aberta e invasão” a presença de milicianos libaneses na Síria, supostamente apoiados pelo Irã, e pediu aos países árabes “reativarem o pacto de defesa comum”, enquanto responsabilizou o governo libanês pelas atividades do Hezbollah.

Perguntado sobre a possível participação da CNFROS na Conferência de Genebra II, na qual se buscaria uma saída negociada para o conflito, Sabra afirmou que o organismo “decidiu de maneira preliminar participar, mas as atuais circunstâncias fecham a porta para qualquer conferência e solução política”.

“Agora estamos mais ocupados em curar as feridas do que em pensar nisso”, reforçou, denunciando ainda que não tinham recebido mais que promessas, e parte delas, descumprida.

Idris, por sua vez, foi mais claro em suas exigências: “Pedimos à comunidade internacional que nos forneça armas e munição para enfrentarmos o regime”, concluiu.

EFE

 

Fonte: Terra

 

12 Comentários

  1. Se tão levando pau do Hezbollah imaginem se pegarem a guarda revolucionária.Mais uma prova que Hezbollah chegou para virar o jogo e que os rebeldes estão perdendo terreno.Já perderam um grande centro logístico que era a cidade de Al Qusayr e o povo Turco é em sua maioria contra a guerra .Isso fará cpm que os piratas tentem entrar de vez no conflito,seja enviando armas ou diretamente.
    Que venham logo os Migs e os S-300 senão a coisa vai ficar feia para Síria.

  2. “Oposição síria adverte que não luta mais contra Assad, mas contra o Irã” Sei!… ¬¬ Avisam isto só depois de perderem Al Qusayr

  3. Enfim os terroristas que atentam contra a soberania Síria resolvem falar a verdade,ou seja que estavam pavimentando o caminho via Síria para que seus amos da OTAN possam invadir o Irã !
    O povo turco não tarda a expulsar, os terroristas que estão na Turquia usando seu país como base para os ataques !

  4. O regime sírio caiu e a prova de isso é que combatemos o Irã
    .
    Nao tao dando conta de fica em casa , vao combater o Ira LOL : )

  5. E agora decidiram “Mudar o Foco da luta na Síria” pra ver se ficam mais aceitáveis pra opinião publica mundial né… “Lutamos contra o Irã” dizem… mas os vemos combater em terras sírias… sabem que o consenso popular nos países financiadores está caindo, pois todos estão vendo quem são vocês rebeldes… são somente mais fanáticos religiosos com armas na mão!

    O prolongar-se do tempo nos conflitos tem esse hábito ruim de levar à curiosidade os civis, reduzem o consumo individual da propaganda de guerra e passam a tirar duvidas nos livros, na história dos povos da região, e HOJE TEMOS A INTERNET, o que leva ao consequente estudo mais detalhado e com grande facilidade de compreensão “do quem é quem” na verdade do fronte, e nesse estudo todos os civis estão vendo quem são os rebeldes financiados por seus países que estão lutando na Síria, e estão ficando contrários a esse apoio, começam a ver que esses religiosos que gritam sempre o famoso jargão “Allah Akbhar” não devem governar nem a Síria nem país algum… esse tipo de remédio é pior do que a doença em si… nunca devem chegar ao poder!

    A velha propaganda de guerra com palavras de ordem como “Lutar pela democracia”, “Contra a ditadura”, “Derrubar o ditador sanguinário” não está mais funcionando em tempos de internet, onde as pessoas pesquisam, assistem, debatem e acabam no fim, querendo ou não, vendo quem é quem no cenário do conflito, e o porquê REAL do conflito… por isso o tempo é fundamental somente pra quem apoia os rebeldes, e não é tão importante pro Assad ou pra Rússia, que defendem a Síria…

    E agora começamos a ver isso tudo na pratica dos fatos, até os rebeldes já notaram isso e começam a mudar o slogan de guerra, pra tentar serem aceitos novamente nos corações e mentes dos civis dos países financiadores, mas isso não vai funcionar, pois esses civis já viram quem eles são, a imagem mental já foi fixada, os olhos já viram a verdade, e não os apoiarão novamente jamais!

    Não adianta, todos sabemos o tipo de fanáticos religiosos estão nesse conflito, todos sabemos que se chegarem a governar um país qualquer, esse país caíra na pior de todas as teocracias, implantação da Sharia radical e tudo mais… não… isso não é bom… se a escolha é entre uma ditadura ou OUTRA ditadura, preferimos uma ditadura LAICA, nada de religiosos no poder!!

    Como disse o Edilson, o Assad não é santo nem nada, mas sim, eu também concordo… ASSAD, MANDE O MAIOR NUMERO POSSÍVEL DE REBELDES PRO COLO DE ALLAH, não tenha nenhuma piedade, eles não tem dos seus soldados, vemos até execuções em massa de prisioneiros(link abaixo)… então dê a eles o mesmo, dê a eles o maior numero de chumbo, estilhaço de granada e bomba na cabeça QUE PUDER, não tenha dó, mande todos pra onde eles querem ir, faça-os conhecer Allah o Grande pessoalmente!

    https://lh3.googleusercontent.com/-JdEW6O7MizU/UbTuRZ-5RZI/AAAAAAAAD5U/DIrGrq5TxO8/w548-h318-no/37804289160201199347311.jpg

    Valeu!!

    • Francoorp:

      Eu não gosto nem um pouco dos tais “rebeldes”. E prefiro que Assad fique onde está. Mas creio que ao aceitar a presença dos terroristas do Hezbollah em seu território ele pode estar se livrando de um problema agora e criando um muito maior para o futuro. Como bem destacou Amin Gemayel em recente entrevista, embora libaneses os terroristas são leais apenas à Teerã. E uma vez instalados em território sírio dificilmente vão sair. E como fica para Assad, vai aceitar de bom grado o cavalo de tróia iraniano?

  6. Queriam o que? Soldado ferido é soldado mesmo assim. Se se recupera volta ao front, ainda mais mercenários que só querem o dinheiro bem pago de certos países… Que levem bastante napalm na cabeça, se possível uma bomba hiperbárica logo que ai já extermina uma divisão inteira.

  7. Ninguém sabe lutar melhor que os iranianos na região e sim, eles armam e treinam seus aliados, mas é só o Irã que faz isso?
    No mais, esse chupa pau dos EUA está desesperado porque segundo um relatório do BND a Síria vencerá completamente os terroristas e mercenários até o fim de 2013.
    Para saber mais sobre isso é só procurar no Google por Irãnews.

    • O lacaio preferido do regime fascista iraniano resolveu dar as caras para defender seus amos. Estou longe de defender esses “rebeldes”, que a meu ver são apenas fanáticos religiosos criminosos, e espero que Assad continue onde está, mas ver alguém defender um regime criminoso e fascista como o iraniano é realmente constrangedor não apenas para mim mas para qualquer pessoa com um mínimo de noção do que é democracia.

  8. HMS TIRELESS …

    Se Assad é criminoso , o que é Israel então? Israel é muito mais criminoso que Assad. mata os Palestinos diariamente. Derruba a casa dos Palestinos e ocupação suas Terras. Nega alimento e água de forma racionado para milhões de Palestinos. Além de assassinar milhares de Plaestinos sem julgamento. isso sim é crime.

Comentários não permitidos.