Fotos: treinamento do SU 35 para o 50 º Air Show Internacional de Le Bourget

Sugestão: Rustam Moscou, para o Plano Brasil

As imagens foram captadas durante os voos de treinamento do Su-35, em preparação para a participação no 50 º Air Show Internacional de Le Bourget, realizada nos dias 5 e 7 no aeródromo de Zhukovsky.

17 Comentários

  1. Essas fotos só servem para me dar água na boca e fazer-me xingar a cúpula da FAB e o maldito Governo Federal pela falta de competência na escolha de um vetor de combate.
    Já disse mil vezes que o maldito F-18 não é um caça de superioridade aérea e sim um caça de ataque adaptado para o combate aéreo, já o Su-27(aeronave da qual evoluiu o Su-35 ou apenas Flanker,para os íntimos )foi desde seu inicio concebido para vencer o F-15,aeronave que em termos numéricos é o principal vetor aéreo dos EUA.
    Pois é a sabedoria da FAB escolheu o F-18 e parece que Governo Federal vai cair nessa pilha errada.

    • NovoBrazuk,

      A capacidade de manobra do Flanker é interessante, mas me arrisco a dizer que perde importância frente a sistemas eletrônicos de ponta… Nesse instante da história, uma aeronave dotada de um radar AESA poderoso e já testado em combate, como o do F-18E/F, tem muito mais valia que a mera capacidade de manobras.

      São diversas variáveis que decidem um combate aéreo. É radar contra radar, jammer contra jammer, RCS contra RCS, míssil contra míssil, e por aí vai…

    • O Su-35 tem o radar IRBIS-E com antena de 900mm, capaz de encontrar um objeto com 1m² entre 250-300 km de distancia, alguns dizem até 400km… o APG-81 do F-35 só tem o alcance até 150 km para um alvo das mesmas dimensões… e nem estou falando de F-18… Quem quer um radar mais poderoso que esse do SU-35?Já tá bom assim não? E ainda tem radar de retaguarda muito avançado…

      Isso sem falar no seus sistemas de guerra eletrônica, contra medidas e defesa de interferências eletrônicas Khibiny L175M….

      E então, se for de PRATELEIRA… com a excelente manobrabilidade e sistemas de armas avançados presentes na aeronave, o SU-35 é sim muito melhor pro Brasil do que o F-18, Rafale ou seja lá o que for de 4° – 4,5° geração!

      E depois de tudo no BVR, média e curta distancia ter sido usado, e o combate chegar ao Dogfight tet-a-tet, sim, a manobrabilidade vai determinar o vencedor da batalha… pois no fim é no braço mesmo, depois que tudo for usado no combate a distancia!

      Mas isso é um fato conhecido, todos sabem, maior exemplo disso foram os F-4 no Vietnam… e o SU-35 foi feito pra isso mesmo, lutar até o fim das munições a distancia, e a luta ficar no Braço e na manobrabilidade!

      Valeu!!

    • No link abaixo tem até um simulado no papel, com as características do SU-35 e F-18 contrapostos no papel… então não serve pra nada na realidade já que existem variáveis demais pra determinar um vencedor real no campo, já que o papel já foi derrotado milhares de vezes nos campos de batalha… mas é bom pra curiosidade… é da Air Power Austrália, e tem um pouco abaixo da descrição do radar IRBIS-E um simulado próprio com o F-18…

      Mas o simulado é só isso mesmo, um simulado levando em conta os dados no papel, e isso não significa nada na realidade, pois cada um operará esses vetores dentro de sua doutrina, municiamento e treinamento, além das influencias externas no campo de batalha aérea mesmo… só serve pra curiosidade como já disse!!

      http://www.ausairpower.net/APA-Flanker-Radars.html

      Valeu!!

    • Primeiro, nas mãos de israelenses e americanos, os F-4 alcançaram índices de vitórias em combates aéreos maiores que seus pares equipados com equipamento russo mais manobrável. Por tanto, está provado que nem tudo é capacidade de manobra, embora ela seja importante…

      Eis os dados do acig, que talvez seja a fonte mais confiável de informação acerca do assunto.

      http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_content&task=view&id=241&Itemid=1
      http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_content&task=view&id=242&Itemid=1
      http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_content&task=view&id=199&Itemid=1

      Nos últimos 40 anos, ter um bom piloto e mísseis de verdade é o principal e o que faz a diferença, além de um equipamento eletrônico que funcione.

      Segundo, tanto quanto radares potentes, o que manda hoje é ter um RCS mais baixo. E nisso, o Flanker jamais vai igualar Rafale, F-18 E/F ou qualquer aeronave de quinta geração… Pode ser, que num futuro próximo, alguém consiga uma nova técnica capaz de burlar isso, mas até então, o RCS é um fator que iguala ( ou até supera ) a importância de um radar potente.

      Se tiver que vir Flanker ao Brasil, que seja! Mesmo o Su-30, se vier em grande quantidade, já colocaria o Brasil anos a frente de qualquer país latino americano e seria o suficiente para as necessidades brasileiras.

    • RR,

      Bem, se o amigo não quer entender o que eu disse não entenda… eu citei o F-4 pra mostrar os fatos reais do passado militar, onde diziam os vértices da USAF que não existiria mais combates aproximados no teatro de operações, e assim não armaram os F-4 com canhões para lutar no Vietnam, mas somente com misseis vários… o resultado foi um fracasso dessa tática, perda de varias unidades, etc… e então a USAF novamente implantou os canhões nos F-4 para o Vietnam… mas isso todos sabem, e estava muito claro no contexto que falava no comentário acima, se o leitor conhecesse esse ponto técnico-tático da história aeronáutica na guerra do Vietnam!

      Nunca citei aqui o F-4 como demérito de combate e sequer disse nada a respeito de vitórias ou não… era um exemplo do erro de importância tática em não mais considerar o combate aproximado!!

      PREFIRO DEIXAR A PORTA ABERTA PROS DOIS TIPOS DE COMBATES AÉREOS….

      E lembrando que o radar do F-18, o APG-79 AESA e inferior ao já citado acima APG-81 do F-35, e nenhum dos dois chega aos pés do IRBIS-E do Su-35… assim pra constar… então quem dispararia primeiro no papel, sem levar em conta os demais fatores, assim no simplão??

      O SU-35… então é sim valido no cenário que o amigo diz, alias é muito valido, TEM VANTAGENS NO PAPEL… é até mais valido do que o F-18 citado pelo colega!

      Quanto ao RCS, bem existem materiais RAM que podem ser instalados na fuselagem, o que reduz em muito o seu índice, não é como um caça de 5° Geração e nem pretende ser, é somente uma modernização… e o engraçado é que no link que passei acima, o da Austrália, tem essa redução no RCS do SU-35 já considerada na versão básica, é coisa pouca, mas mesmo assim tem, e pode-se reduzir ainda mais, instalando materiais RAM na fuselagem… e amigo, o RCS do F-18 também é alto, e lutam pra abaixa-lo…

      No Fim a Sukhoy fará com o SU-35 o mesmo tipo de modernização que a Dassault fez com o Rafale-C01, que ja falei dele no meu Blog e não vou ficar repetindo toda vez que o tema vier a tona…por isso fiz o Blog de opiniões pessoais… pra postar a minha opinião ou estudo ali e depois só passar o link…

      Lembrando, o que eu disse sobre esse tipo de modernização pra redução do RCS é somente um estudo PESSOAL meu, não é uma verdade absoluta ou fonte de referencia, é somente um estudo pessoal postado em meu Blog de Opiniões Pessoais, só isso, se não concorda beleza, é um teu direito, não quero e nem sou uma fonte final da verdade absoluta, se é que existe uma verdade absoluta no mundo, alias criei um Blog pra isso mesmo, pra postar ali a coisa que estudei de uma vez só e não ficar repetindo a mesma postagem quando o tema surgir por aí, só isso:

      http://francoorp.blogspot.com.br/2010/08/rafale-c01-o-rafale-invisivel-ao-radar.html

      Então, melhor tomar cuidado ao falar a palavra “NUNCA” com tanta propriedade amigo.. é possível sim reduzir o RCS de aeronaves de 4° geração, e até a Boeing com o F-15 anda fazendo isso, é coisa notória, e a Rússia também é capaz de fazer nos SU-35… fica mais caro, mas é possível!

      Valeu!!

      • Francoorp,

        O amigo foi específico quando falou que a manobrabilidade é que vai determinar o vencedor do combate próximo frente a frente, quando todos os demais recursos se esgotarem. E foi esse o ponto específico que abordei. Citou o F-4 como exemplo frente a vietnamitas. E eu provei, através de dados contundentes acerca da carreira do F-4, que você está equivocado; que nem tudo depende de manobra. Aliás, reconheci de pronto que ela é importante no meu texto anterior, mas não é sempre o fator decisivo ( ainda mais nos dias de hoje, com tamanho avanço nos mísseis em relação aos anos 60/70 ).

        Você também deve saber, mas é fato conhecido que os Phantons israelenses encaravam Migs com seus F-4E a canhão mesmo. A lista acima ( a terceira ) mostra diversos abates realizados com uso da peça de 20mm. Considerando que os tipos russos são mais manobráveis que o Phanton, está provado portanto que as habilidades do piloto e ter um equipamento que funcione a contento tende a superar a pura capacidade de manobra.

        Se o amigo quisesse dizer algo a mais ou abordar outros pontos, deveria ter sido mais específico. Em nenhum momento no seu texto acima, o amigo citou especificamente as particularidades de não se ter um canhão…

      • Não precisava citar o “Caso Especifico da falta do canhão do F4” se o leitor sabe muito bem que o mesmo foi mandado a combater no Vietnam, em suas primeiras fases operativas sem canhão algum, somente com misseis para o combate a distancia… pois isso é fato notório em defesa aérea, e quem gosta do tema sabe disso a priori!

        Como disse eu não sei muita coisa, mas sei que ignorar o combate aproximado e dar relevância somente ao combate a distancia é um erro que já foi cometido no passado, e pela USAF!!

        E com um bom piloto e tudo funcionando na aeronave seja lá qual for, É MIO OBVIO QUE PODE SIM SUPERAR AS CAPACIDADES DE MANOBRAS DE QUALQUER AERONAVE COM PILOTOS RUINS… gostaria de saber onde foi que eu disse algo em contrario a isso…

        Mas veja bem que se tudo isso(pilotos bons e equipamentos funcionando) estiver ligado a uma aeronave extremamente manobrável COMO É O SU-35 os resultados podem ser ainda melhores, aliados aos demais fatores ambientais de combate claramente… não me lembro de ter dito algo em contrario a isso…. e agora até eu estou falando o obvio novamente!!

        Valeu!

  2. O F-18E SH foi retirado das apresentações de vôo, na tradicional amostra de Le Bourget, assim que o fabricantes do SU-35 confirmaram o mesmo na lista para apresentação aérea no prestigioso evento, para realizar as suas afamadas manobras aos presentes… Por que será?

  3. (…) o F-18 não é um caça de superioridade aérea, É SIM um caça de ataque (NAVAL) –> ADAPTADO para o combate aéreo foi desde seu inicio concebido para – vencer – o F-15 <–, AERONAVE QUE É O PRINCIPAL VETOR ( DE CAÇA ) AÉREO DOS EUA. (…) — E Digo eu, konner, um dos melhores caça já construido na historia da aviação de caça dos EUA.
    .
    Amigo NovoBrazuk, comentário IRREPARÁVEL.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  4. # — Perdão, o primeiro comentário ficou incompleto, este corrige o anterior …
    .
    (…) o F-18 não é um caça de superioridade aérea, É SIM um caça de ataque (NAVAL) –> ADAPTADO para o combate aéreo, já o Su-27 (aeronave da qual evoluiu o Su-35 ou apenas Flanker,para os íntimos ) foi desde seu inicio concebido para – vencer – o F-15 <–, AERONAVE QUE É O PRINCIPAL VETOR ( DE CAÇA ) AÉREO DOS EUA. (…) — E Digo eu, konner, um dos melhores caça já construído na historia da aviação de caça dos EUA.
    .
    Amigo NovoBrazuk, comentário IRREPARÁVEL.
    .
    Saudações,
    .
    konner

Comentários não permitidos.