35 Comentários

  1. foi uma grande batalha(a pior do ocidente), mais não se compara às batalhas que os russos enfrentaram.

      • KLM,

        Da rendição da França até a invasão da Russia, os britânicos lutaram virtualmente sozinhos, tendo apenas apoio material dos EUA… A Batalha da Inglaterra é o maior exemplo. Por essa época, ( agosto/setembro de 1940 ) os russos estavam catando os cacos das surras que levaram para os finlandeses na Guerra de Inverno ( embora conseguissem arrancar um armistício da Finlândia no final )…

      • Mas os alemães nunca enviaram pra combater a Inglaterra os contingentes, nem aéreos, que enviou pra combater na URSS… a Inglaterra lutou sozinha contra aquilo que os Alemães enviaram pra combate-los… pouca coisa em comparação a Barbarossa… nada mais… a dimensão da vitória é proporcional à força do inimigo…

      • Francoorp,

        Foram deslocadas contra os ingleses 3 Frotas Aéreas por parte dos alemães, e isso é coisa pra caramba…! Os alemães superavam os ingleses em mais de 2 para 1 ( se contarmos tudo o que voa )… Por volta de Agosto de 1940, os alemães reuniam cerca de 2600 aeronaves operacionais, de todos os tipos…

        E na época da Barbarossa, a aviação militar da Russia era a maior do mundo, superando os alemães por larga margem em quantidade. Mesmo que estivesse repleta de tipos obsoletos, isso não muda o fato de que os lideres russos falharam ( em não acelerar a modernização e por não levar a cabo uma política de defesa mais intensa, haja visto a ameaça da Alemanha )…

      • Meu Caro RR
        Depois do belo Chute no traseiro la em Dunkerque. Inglaterra volto para Ilhota com o Rabo entre as pernas : ) , Gracas a toda poderosa forca das wehrmacht’s e da luftwaffe,
        .
        Mais cedo a mesma coisa tinha acontecido na Guerra da Noruega ,e Mais tarde se repetiria na Guerra da Grecia,onde as wehrmacht’s e a luftwaffe, repitirao o sucesso,
        Hitler diria algo que fez muito sentido.e que recentimente ouvi a confirmacao na boca de um comentarista de 1 documentario de guerra ,
        ‘o pior soldado Alemao, e comparavel a o Melhor soldado Ingles ‘
        VC dise
        os britânicos lutaram virtualmente sozinhos, tendo apenas apoio material dos EUA

        Vale lembra que Brists Colonias tavao la such as
        Australia,Canada,India,e Africanas,,tem um famoso video alemao que mostra soldados africanos da colonias inglesas ,comendo uma cabra crua,e os soldados Alemaes adimirando a educasao inglesa dada para aqueles africanos.

        A Batalha da Inglaterra é o maior exemplo. Por essa época, ( agosto/setembro de 1940)

        Foi um marco na Historia primera vez que um inimigo trazia destruicao e terro para dentro da capital da Ilhota Britanica, sem conta com inumeras mortes e predios destruidos.: (

        os russos estavam catando os cacos das surras que levaram para os finlandeses na Guerra de Inverno ( embora conseguissem arrancar um armistício da Finlândia no final )…


        Verdade Finlandia Restiu bravamente o Avanco Vermelho e infligiu duras perdas e grandes no Exercito vermelho,

        Porem ,ese mesmo Exercito (Exercito vermelho)
        foi capais de dar um break nas poderosas forcas Nazista ,que nem so Ingleses e suas colonias conseguirao,e vale lembra meu caro RR , que o Mito da invecibilidade das SS foi quebrado pelo Exercito Russo.
        E,nao pelo Exercito que Ingles que tava la na ilhota na caminha quente patrocinando atos de sabotagen por tras das linhas Inimigas Alemaes, ate que depois de muinta instencia de Stalin resolverao se levanta da caminha quente la Ilhota e abrirao um segundo front .
        PQ
        ATE ENTAO MEU CARO RR ERA SO A RUSSIA QUE TAVA DANDO CONTA do RECADO : )

      • KLM
        Os ingleses em 1939 não mandaram uma força realmente capaz de ganhar batalha alguma, nem mesmo aviões eles quiseram colocar em grade quantidade, havia forte oposição a uma ajuda desse tipo, pois a queda francesa já era esperada e sabiam que o próximo alvo era a Inglaterra. O comandante da RAF não aceitou de forma alguma desperdiçar aviões na França, não dá para dizer que os combatentes ingleses eram melhores ou piores que os outros (alemães, italianos, russos e americanos), eles não contavam com todo o apoio que precisavam, o que deu para perceber foi capacidade naval dos ingleses que dentro de poucos dias retirou todos os combatentes de Dunkerque, inclusive um dos erros de Hitler (depois esses combatentes foram para o Norte da África).
        Na Noruega a situação foi um pouco inusitada, quando a Inglaterra ia invadir ela (para romper os carregamentos que viam de minas da Suécia) os alemães chegaram primeiro e combateram os britânicos que haviam desembarcado em regiões complicadas e por vezes já sendo defendidas pelos alemães, mas a marinha alemã perdeu uma boa quantidade de navios (só entre 11 e 13 de abril de 1940 foram 9 destroieres, livro: A tempestade da guerra) que posteriormente seriam importantes para a invasão da Inglaterra. Já na Grécia a retirada inglesa foi altamente importante para o sucesso no Norte da África. A comunidade inglesa tiveram importantes êxitos no Norte da África.
        Quando você posta essa frase de Hitler, eu começo a intender o motivo de tantos erros estratégicos durante a guerra, na Batalha da Inglaterra, Stalingrado, Kursk, Norte da África… O que mais ajudou a acabar com os alemães fora essa ideia de superioridade da raça, depois foi a quebra dos códigos, primeiramente realizada por poloneses de maneira nada satisfatória (quando conseguiam quebrar, já havia ocorrido as ações contidas nas mensagem) e posteriormente na Inglaterra (importante para todos os Aliados).
        Uma coisa interessante é o número de vezes que os desembarques na Inglaterra foram adiados, no fundo Hitler não queria uma guerra contra eles, em nenhum manual nazista existia qualquer menção sobre essa guerra contra os ingleses. Talvez por isso, havia essa relutância em invadir a ilha. A Batalha da Inglaterra começou com grandes dificuldades e perdas alemãs, mas esses estavam conseguindo infligir perdas importantes a RAF, tanto em aeródromos e pilotos quanto em fabrica que produziam aviões, mas certo dia um grupo de bombardeiros ingleses acabaram atingindo Berlin (25, 28 e 29 de agosto de 1940) Hitler enfurecido decidiu desviar os alemães de alvos estratégicos para atacar Londres (Foi o fim de algo que poderia ter surtido algum resultado), possibilitando um aumento na quantidade de aviões e pilotos, consequentemente maior destruição de alemães.
        O Exercito Vermelho aprendeu muito na Finlândia, mas o mais importante foi o efeito dessa quase derrota soviética na ideologia de raças alemã. Hitler subestimou os soviéticos e poderia ter ganhado a guerra com facilidade, se mostrasse um caminho de paz e prosperidade aos russos (após tantos expurgos e fome), assim como para os ucranianos, mas não, logo que entraram na Ucrânia foram recebidos como heróis (salvadores da fome e da morte vinda de Stalin), mas Göring logo quando esteve lá disse que deviam morrer de trabalhar para satisfazer as necessidades alemãs. Os russos a principio se rendiam em massa para fugir dos horrores de Stalin, mas eram presos e levados a morrer de fome, isso teve um efeito gigantesco nas rendições, ao tempo que Stalin diminuía sua mão de ferro, chegando a citar antigos heróis do império russo. Hitler tinha tudo para conseguir a URSS para si, mas mais uma vez sua ideologia de uma raça superior acabou com tudo.
        A vitória soviética em Stalingrado foi a maior amostra da insanidade nazista, não era uma cidade tão estratégica assim, tanto que nem aparecia nos primeiros “projetos” de invasão a URSS, Paulus poderia ter rompido o cerco logo no inicio da manhã, mas Hitler lhe mandou uma mensagem dizendo que resistisse até a morte e que auxilio estaria chegando e até tentaram, mas não deu certo.
        Não dá para dizer se os soviéticos sozinhos teriam vencido os alemães, acredito que não, havia muita falta de armamento e alimentos para as tropas, teria sido muito difícil. Se os aliados teriam conseguido sozinhos, também tenho minhas duvidas, apesar da indústria americana ser muito forte, talvez a guerra se arrastasse por anos, muito amargos para os alemães, já que em 44 tinham perdido a batalha do atlântico e os suprimentos chegavam facilmente à ilha britânica, eles não conseguiriam atacar a mesma, pois suas fabrica já viam sendo bombardeadas a tempo. Talvez a bomba atômica, nem isso a ideologia alemã não admitiria uma rendição. Foi importante que os dois lados participassem, com certeza encurtou a guerra.
        Leiam:
        A tempestade da Guerra
        A II Guerra mundial de Philippe Masson

      • matheus,

        Bem colocado.

        De fato, um dos fatores que contribuíram para a derrota alemã no leste foi a sua, por assim dizer, falta de visão diplomática. De início, os alemães foram recebidos como libertadores em boa parte dos territórios ocupados, mas a própria opressão por parte destes acabou por gerar grande insatisfação e contribuiu para engrossar as fileiras soviéticas…

      • KLM,

        Os ingleses não pararam de lutar por nenhum minuto…

        Os ingleses e seus aliados ( muito bem lembrado por você ), mantinham-se em combate no norte da África ( partindo do Egito ) ao mesmo tempo em que necessitavam guarnecer as suas colônias além-mar ( os alemães não tinham essa preocupação )… E os reforços vindos das colônias tinham que atravessar meio mundo para chegar aos locais de combate… Considerando que as reservas humanas alemãs e de seus aliados estavam na Europa, eu diria que os alemães tinham total vantagem sobre os ingleses, pois poderiam reforçar a si mesmos mais rapidamente…

        A Operação Torch, lançada pelos aliados ocidentais em 1942, forçou os alemães a deslocar consideráveis forças para conter essa nova frente aberta na África ( que partia da Argélia e do Marrocos ) de modo que o apoio das forças alemãs ao front russo foi consideravelmente limitado.

        A rigor, os alemães jamais conseguiram empregar 100% de suas forças na Russia, e mesmo assim chegaram a 30 km de Moscou… Até o final de 1941, os russos sofreram imensas perdas e mesmo com a resistência em Moscou 1942 foi um ano de catástrofe para os russos, com a perda de consideráveis territórios… O quadro somente passaria a ser revertido em 1943.

  2. Foi um planejamento fantástico por parte dos aliados e uma logística invejável,pra quem gosta de chamar o equipamento norte americano de tranqueira fica aí uma lição da História.Não subestime seu inimigo,os caras são bons e competentes e fizeram um grande feito de ajudarem a se livrar de Hitler.

  3. Os aliados ocidentais deram sim uma imensa contribuição ao invadirem a Normandia. Até a invasão das praias, os alemães permaneciam profundamente fincados em território soviético, numa disputa que provavelmente se alargaria por anos a fio até que houvesse uma solução. Ocupando cerca de 58 divisões do exército alemão, os aliados ocidentais, sem sombra de duvidas, apressaram o fim da luta, consumindo reservas alemãs que seriam vitais no leste, principalmente após o início da Operação Bagration.

    Todos os aliados ocidentais, aliás, tiveram um momento de participação vital mesmo antes da invasão, mantendo ocupadas forças alemãs no oeste e na África, seja com uma resistência organizada em seu próprio território após a ocupação pelos alemães, ou pela luta determinada para deter o invasor.

    • lembrando que eu nao disse que os ocidentais nao contribuirão em nada na vitoria da 2 guerra sobre os alemaes, os ingleses tiveram um grande papel na vitoria contra a alemanha, mas quem enfrentou o chumbo grosso de verdade foram os russos.(quem “sangrou” pra valer)

      • leonardo_sp,

        Todos sangraram. Não houveram exceções… E o fato é que todos os aliados juntos é que venceram. A vitória não foi obra somente de um país, mas da união de todos. Os russos sofreram a maior parte das perdas humanas; isso é verdade. Mas não fosse a contribuição dos aliados ocidentais, poderia ter sido pior…

      • concordo com vc _RR_, vc tem razao , mais sobre as batalhas o que quero dizer é que de 302 ou sei la quantas divisoes a alemanha tinha 250 divisoes lutaram no lado leste para combater o exercito vernelho e 52 lutaram no lado ocidental e conseguiram segurar por mais tempo do que o do lado leste entendeu, mais concordo com vc.
        “””Todos sangraram. Não houveram exceções… E o fato é que todos os aliados juntos é que venceram. A vitória não foi obra somente de um país, mas da união de todos. Os russos sofreram a maior parte das perdas humanas; isso é verdade. Mas não fosse a contribuição dos aliados ocidentais, poderia ter sido pior…”””, é isso mesmo.

  4. Não existe um dia D vital para o fim da guerra, foi importante, mas poderia-se vencer a Alemanha sem!!

    Mesmo combatendo por muitos anos afio ainda a URSS marcharia sobre Berlin com ou sem o Dia D… as tropas alemãs não resistiriam mais a longo prazo, não tinham mais tropas frescas e nem mesmo tempo para esperar as crianças crescerem pra virarem soldados, alias crianças já combatiam em todos os fronts… era o fim, somente um tratado de paz poderia salvar a Alemanha, e nenhum dos inimigos o aceitaria!!

    Vital mesmo foi a campanha aliada no Norte da Africa, e o desembarque na Itália, que graças a esses desembarques os alemães desempenharam-se de Kursk, a ultima batalha onde ainda havia uma esperança de vitória sobre a URSS, se vencessem em Kursk seria a URSS em desvantagem, produzir tudo o que se perderia na batalha levaria tempo, e a Blitzkrieg alemã não daria esse tempo de recuperação aos soviéticos!!! Mas desempenharam tropas, poucas tropas, pra enviar à Itália, e assim perderam a chance de vitória em Kursk, perdendo a batalha, a dita operação Citadella. Foi muito mais importante do que o dia D.

    E também vitais foram os bombardeios aéreos sobre a Alemanha é claro, que destruíam centros produtivos, rotas de abastecimento e posições estratégicas para tropas de terra… com turnos onde os americanos bombardeavam durante o dia e os ingleses a noite… isso sim foi mais vital do que todas as outras campanhas terrestres juntas, e infinitamente mais importante do que o dia D…

    No fim tudo isso que ama a história militar e vê as coisas sem “parte”, tentando ser imparcial, já sabe e já viu… mas pra quem gosta de acreditar que existe um lado justo e melhor que o outro, bem, aí já é um problema de interpretação viciada na parcialidade desde o principio, onde não temos nada a ver com isso!!

    Valeu!!

    • Francoorp,

      Um ponto comum: a máquina de guerra russa não poderia ser mais detida em 1944.

      A participação de todos os aliados foi importante na derrota da Alemanha. Os russos com seus milhões de soldados, os americanos com seu parque industria gigantesco ( que abasteceu todos os aliados, incluindo Russia, que recebeu considerável quantidade de suprimento americano ), e os Ingleses e a Commonwealth ( por manterem aberto um front na África e sempre mantendo a Europa sob ameaça de invasão, garantindo que os alemães e seus aliados jamais empregassem a totalidade de seus recursos no leste ).

      • concordo _RR_ e so para complementar, a maquina de guerra russa nao podia ser mais contida justamente pq os alemaes nao conseguiram efetuar os seus tres objetivos iniciais da operaçao barbarosa que eram tomar o gigantescocampo de petroleo russo para alimentar a maquina de guerra alema, nao conseguiram chegar a moscou e tb nao conseguiram atingir “ideologicamente moralmente” o ‘””ideal comunista””(filosofia) daquele povo(russos).

      • Sim, a Rússia recebeu muitos equipamentos e suprimentos dos USA… mas quantos T-34 os USA fabricaram?? Ou IL-2??? Katiuchas??…

        Não amigo, a URSS venceu no campo com suas armas, com sua produção industrial, que começou a crescer em 1943 e depois so ficou maior… a ajuda americana foi importante só até 1942, no inicio de 42, depois dali os comboios do Norte que iriam para o porto russo de Murmask começaram a diminuir…

        Não foi o parque industrial dos USA que fez a URSS vencer, fez eles resistirem ao avanço nazista até a produção industrial soviética atras dos montes urais se estabelecer definitivamente na guerra… e prova disso é o equipamento no campo de batalha mesmo… T-34, IL-2, etc…

        E depois foram os parques industriais soviéticos que bateram os nazista no campo de batalha, metro por metro, cidade por cidade, casa por casa!

        valeu!

      • Por isso a batalha de Kursk era tão importante, os parques industriais da URSS ainda não estavam completamente direcionados para a guerra, ainda estava em fase de conversão militar, vencendo a Operação Citadella poderia-se realmente vencer a URSS no campo de batalha, os suprimentos que recebiam não eram o suficiente pra URSS avançar, eram somente pra resistir, e mesmo assim ainda eram escassos… seus parques industriais ainda estavam com baixa ou média produção militar dependendo da área militar… a URSS não teria saída, perderia se o Hitler tivesse visto isso!

      • Francoorp,

        Kursk foi importante, é verdade. Mas houveram outros fatores que determinaram o rumo daquela batalha… Um deles é a rede Lucy, que enviou informações detalhadas da ofensiva alemã aos russos, que puderam se preparar para repelir o ataque. E os alemães nunca estiveram 100% conscientes de que suas comunicações estavam drasticamente comprometidas… Em termos de inteligência, os russos estavam em total vantagem…

        O desembarque aliado na Sicíla também contribuiu para o fechamento da batalha a favor dos russos, pois essa movimentação aliada foi o fator que mais pesou para o encerramento da ofensiva alemã. Forças importantes foram retiradas para guarnecer a frente italiana ( incluindo algumas forças de elite, como a 2ª Panzer SS )…

        Por fim, mas não menos importante, ficou claro durante a batalha que faltava aos alemães uma força de reserva eficaz, que pudesse ser engajada para explorar as brechas conseguidas inicialmente…

      • Isso tudo já sabemos.. e daí? Quer dizer o que?Quem não sabe disso aí? Do desembarque na Sicília e coisa e tal, quem não sabe disso?

        Como eu disse, se o Hitler tivesse se empenhado na Batalha, tivesse visto sua importância, não teria divido tropas, pra mandar pra Itália..

        O que é, eu deveria ter colocado isso aqui também, é isso, deveria ter falado da Itália na postagem, pra que se todos sabem?

        Foi o Hitler que ordenou o desempenho em Kursk pra mandar pra Sicília… isso quem estudou a guerra sabe, não preciso ficar repetindo, e se como eu disse antes o Hitler tivesse visto a importância não teria feito isso, teria se concentrado somente ali, nessa batalha, e venceria a batalha…

        A Alemanha tinha a vitória nas mãos, não é como o ocidente fala não, a versão russa é diferente, eles poderiam perder a batalha, e de consequência perder a guerra ali mesmo:

        http://www.odiario.info/?p=1413

        http://english.pravda.ru/news/science/19-08-2003/51990-0/

        http://www.clubesomnium.org/arquivos/militaria/batalhas/Batalha_de_Kursk.pdf

        Não vou ficar repetindo coisa que todos sabem pra desviar a atenção!

        Valeu!!

      • Que nada, não é qeu em cada postaem sobre a segunda guerra mundial eu vou ficar repetindo as mesmas coisas, ter que citar o espião na suíça ou o desembarque na sicilia… os soviéticos venceram sim, isso é bom, positivo e muito legal pro mundo, mas a Alemanha poderia vencer também, é uma guerra não é um ninho de hollywood!

      • Francoorp,

        Creio que amigo não entendeu…

        O que eu quis diz é: os alemães praticamente tinha somente desvantagens… Tropas que poderiam ter servido de alguma coisa em Kursk estavam na França ou na Itália. A possibilidade de uma vitória sem essas tropas era remota desde o início, pois simplesmente não haveriam reservas para suprir uma investida ( como, aliás, ficou demonstrado ). Ou seja, mesmo sem o desembarque na Sicília, os Aliados haviam dado uma contribuição significativa aos soviéticos, privando os alemães de tropas que poderiam conseguir uma vitória que, de uma forma ou de outra, tinha chances extremamente pequenas de conseguir se conseguir…

        Kursk, na verdade, foi uma investida temerária contra um adversário numericamente superior e que estava consciente de todos os planos de ataque alemães, sem que estes últimos dispusessem de reservas para sustentar uma carga… Seria quase impossível dar certo, mesmo levando em conta os resultados em Prokhorovka, haja visto que a outra parte da ofensiva, no norte, fora simplesmente estancada ( impedindo-se de fechar o ataque de pinça )…

        Em Kursk, os alemães arriscaram… E perderam…

      • Francoorp,

        Os russos receberam até o fim da guerra mais de 19000 tanques e cerca de 17000 aeronaves. Até o final da guerra, 2/3 de todos os caminhões e uma boa parcela de outros veículos de transporte/utilitários viriam dos EUA, sendo esse o ponto que merece mais destaque, pois o suporte promovido pelas forças de transporte foi fundamental para manter o ímpeto da ofensiva soviética…

        A entrega de equipamentos, por tanto, foi importantíssima para os russos durante todo o conflito… A produção russa foi impressionante, de fato, mas as prioridades impediram melhor uso da capacidade industrial, de forma a diversifica-la para atender todos os setores na medida do necessário… Sem o suporte promovido pelos aliados ocidentais, seria extremamente complicado repor perdas materiais de maneira eficaz.

      • RR,

        Eu já disse que foi importante pra resistir, mas pra vitória final da URSS foi a sua industria mesmo quem fez o grosso do trabalho, com seus mais de 121.000 Taques só de 1942 a 1945, e também suas 54.500 aeronaves fabricadas durante a guerra.. isso sim foi vital para a vitória final da URSS, sem isso que produziram sozinhos e contando somente com o que os aliados ocidentais mandavam a URSS não venceria a guerra nas frentes de batalha.

        Os números são do Museu dos Aliados on line, é site ocidental:

        http://www.nationalww2museum.org/learn/education/for-students/ww2-history/ww2-by-the-numbers/wartime-production.html

        Conta na calculadora o numero de carros armados que a URSS fabricou de 42-45 pra ver, sem contar que Barbarossa começou em 41, conta pra ver que chega a impressionantes 121 mil tanques… 10 vezes mais do que as ajudas dos aliados ocidentais.. o que já acaba com o argumento do amigo:

        Sem o suporte promovido pelos aliados ocidentais, seria extremamente complicado repor perdas materiais de maneira eficaz.

        A URSS repoz sim de maneira eficaz suas perdas sem que precisa-se absolutamente das ajudas, foram importantes, mas a industria soviética repôs as perdas com muita auto-suficiência e capacidade industrial!!

        E mais, nos relatórios dos sobreviventes do fronte oriental praticamente não se vê menção aos Shermans, mas só dá T-34, que os Italianos e as SS-Waffen sempre diziam que nunca acabavam, sempre tinha um, fosse com um grupo de carros que com um pelotão à pé, sempre aparecia um T-34 no front!!

        lamento muito mas é assim a história, o ocidente quer dizer que sem eles a URSS morreria, mas não é verdade, sua industria estava longe da Europa, estava na Ásia, depois dos montes Urais, a Alemanha não poderia destruí-la, então essa produzia constantemente e repondo as perdas!

        Valeu!!

      • Francoorp,

        Sim…

        A industria estava além dos Montes Urais, produzindo tanques e aviões, armas, mas não o necessário para levar tudo isso ao front…

        Milhares de vagões, locomotivas e caminhões americanos é que levaram a maior parte de tudo isso que a Russia produziu até o front, amigo… A capacidade de transporte russa foi provida, na maior parte, de meios americanos. Por isso eu disse que seria complicado repor perdas materiais, se os soviéticos tivessem que desviar uma parte de sua industria para produzir mais meios de transporte… Para se ter uma idéia, os russos produziram cerca de 190000 caminhões. Os americanos produziriam mais de 2300000 (!!!), provendo mais de 2/3 de tudo o que os russos usaram para transportar suas cargas! Ou seja, meu argumento vale.

        Se contarmos toda a produção americana de aeronaves e tanques, chegam-se a cerca de 300000 ( quase o dobro do que a Russia produziu; algumas fonte dizem até 324000! ) e 102000, respectivamente…

  5. Não sou eu ou os comunistas revisionistas que dizem não… são os próprios históricos atuais, os pós guerra fria, que não precisam mais fazer propaganda pra ocidente ou oriente não, hoje se pode analisar os documentos históricos reais, e ver o inteiro contexto…

    Texto sobre o desembarque na Normandia, atual

    História Ilustrada
    Antes de escrever qualquer coisa sobre este homem, quero adiantar que, embora ele tenha matado inúmeras mais pessoas que o Morte Branca, as condições para matar o inimigo durante o Dia D eram extremamente mais favoráveis. Me arrisco a dizer que era como disparar uma arma em direção à torcida de um estádio de futebol lotado.

    A história deste homem talvez confirma algo que muitos estudiosos estimam: o Dia D foi uma vergonha para os aliados, uma operação desesperada preparada para invadir o território inimigo às custas de muito sangue de seus homens. Um episódio que, longe de ser o mais importante da guerra, mais parece ter sido uma atitude irresponsável dos americanos e ingleses para poder chegar a Berlim antes que os comunistas o fizessem, tomando o crédito de derrotar o III Reich.

    Para o soldado alemão Hein Severloh, o “Mais longo dos dias” foi atirar com uma metralhadora por cerca de nove horas, sem intervalo, em soldados americanos que desembarcavam na praia de Omaha, o setor americano do Dia D.

    Severloh estava seguro em um quase impenetrável bunker de concreto observando a praia. Sua visão das forças aliadas que desembarcavam estava totalmente desimpedida de obstáculos. Ele foi o último soldado alemão disparar um tiro em Omaha, e estima-se que foi responsável por mais de 3.000 baixas americanas, quase três quartos de todas as baixas aliadas em Omaha Beach. Os americanos o chamam de “A Besta de Omaha”.

    Ele se salvou das ondas de bombardeios aliados pelo mau tempo. Os pilotos americanos tinham medo de, soltandos as bombas muito cedo, acertar seus próprios navios de desembarque, e assim a maior parte delas caiu além dos bunkers alemães.
    Os alemães faziam piadas dizendo que os “Amis” – apelido das forças americanos – conseguiram acertar somente vacas e fazendeiros franceses longe das forças alemãs..
    Alertado pelas bombas, Severloh e outros 29 soldados em seu bunker correram para os ninhos de metralhadora e se prepararam para o massacre. Severloh, então com 20 anos, engasgou quando viu o oceano. Ele enxergava uma muralha de navios americanos. Ele disse: “Meu deus, como vou sair dessa?”.
    O veterano exclamou: “O que eu podia fazer? Eu jamais escaparia. Estava lutando por minha vida. Era eles ou eu. Eu pensei tudo isso”.

    À medida que os navios com as tropas inimigas se aproximavam, Severloh podia ouvir as ordens finais de seu comandante, Lieutenant Berhard Frerking. O objetivo era parar os americanos enquanto eles ainda estivessem no mar e não pudessem se locomover com facilidade. Mas se disparasse tão cedo – com os inimigos ainda no mar – ele poderia errar.
    Frerking explicou: “Você precisar abrir fogo quando o inimigo está com a água nos joelhos e ainda não tem condições de correr ”.
    Hein Severloh não tinha participado de muita ação antes disso. Seu cargo anterior, no front oriental, não durou muito porque ele teve uma crise de amidalite. Ele não mostrava muito entusiasmo. “Eu nunca quis participar da guerra. Nunca quis conhecer a França. Nunca quis estar num ‘bunker’ atirando com uma metralhadora.”

    Severloh atirou por nove horas, usando mais de 12.000 cartuchos de uma Mg 42. O mar estava manchado pelo vermelho do sangue dos corpos dos GIs. Quando a munição para a metralhadora acabou, ele começou a atirar com seu rifle, gastando mais 400 cartuchos.
    Um conceituado historiador alemão da Segunda Guerra Mundial, Helmut Konrad Freiherr von Keusgen, acredita que Hein Severloh pode ter sido responsável por 3.000 das 4200 baixas americanas no dia.
    Severloh não tem tanta certeza desse número, mas diz “Foi, definitivamente, mais de 1.000 homens, provavelmente mais de 2000. Mas eu não sei quantos eu acertei. Tudo foi horrível. Pensar nisso me faz passar mal. Eu quase esvaziei um barco de desembarque inteiro. O mar estava vermelho na praia, e eu podia ouvir um oficial americano gritando histericamente em um amplificador”.

    “Eu estava em uma posição que tornava quase impossível que os americanos, lá da praia, me atingissem. Os americanos cometeram o erro de não desembarcar tanques com as primeiras ondas de tropas, de modo que as tropas ficaram sem nenhuma proteção.”

    Para Hein Severloh, a guerra começou e terminou esse dia.
    O seu bunker foi colocado fora de combate por uma granada que matou o seu oficial comandante. Foi feito prisioneiro pelos americanos e enviando aos Estados Unidos cinco dias mais tarde. Ficou três anos como um prisioneiro de guerra. Em 1959, sua história tinha se tornado publica nos Estados Unidos.

    Alguns trechos dessa história foram pescados do blog “A vida no front”.

    • Eu não sei de onde você retirou esta historinha safada para tentar desmerecer um dos maiores feitos da história militar, mas uma coisa eu te garanto, somente uma pessoa que sequer viu uma metralhadora na vida, poderia acreditar nesse tal besta de Omaha.
      No final desta baboseira toda, eu só queria saber quem enfitou 12.000 cartuchos nesta Mtr? Esse sim merece um prêmio. hahahaha
      O pior é que tem gente que acredita nestas estórias. Haja hollywood!!!!

  6. Só para lembrar,os russo receberam 65% da carga bélica nazista.
    .
    O restante disso ficou para o resto do planeta;olha…..quase que os simpatizantes dos ideais nazistas;(britânicos,americanos,franceses,…), não ganham…Rsrs.

  7. No livro: A tempestade da guerra é dito:
    “Em agosto de 1941 enquanto Churchill e Roosevelt debatiam na baia de Placentia, na Terra Nova, como ajudar a Rússia, dois esquadrões de caças ingleses, no total de 40 aeronaves, partiram da Inglaterra a bordo do HMS Argus – o primeiro a transportar suprimentos para Rússia pela rota do ártico”
    “Embora a RAF necessitasse de todas as aeronaves disponíveis para defender as ilhas britânicas, e operar no Norte da África, no verão de 1941, ainda assim, elas eram transportadas para a URSS, que passava por situação crítica”
    “Em 28 de setembro, o PQ-1 zarpou carregado com suprimentos militares e vasta quantidade de matérias-primas, que Stalin havia pessoalmente solicitado, inclusive borracha, cobre e alumínio. Não demorou para que Churchill anunciasse que toda a produção de tanques do mês de setembro seria despachada para Rússia.”
    Roberts, Andrew, A tempestade da guerra, 2009. Paginas 428 e 429.
    Elucidando bem a importância dos primeiros carregamentos para a resistência russa, nesse capitulo do livro eles estava falando na guerra dos U-boats.

Comentários não permitidos.