Brasil é reprovado em 41 de 57 itens considerados essenciais para atrair investimento

brazilRIO – O Brasil foi reprovado em 41 dos 57 itens avaliados em sete pilares econômicos analisados no relatório Charting a Steady Course (Traçando um Curso Estável, em tradução livre) realizado pela consultoria americana Boston Consulting Group. Obtido com exclusividade pelo GLOBO, o levantamento analisa a capacidade brasileira de atrair empresas internacionais e se estabelecer como um importante ponto de fluxo de investimentos estrangeiros em relação a outros 13 países – divididos em Hubs Internacionais (Hong Kong, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos), Nações Desenvolvidas (França, Alemanha, Japão e Coreia do Sul) e Nações em Desenvolvimento (Chile, China, Índia, México e Rússia).

Na última quarta-feira, o IBGE informou que a economia brasileira cresceu apenas 0,6% no primeiro trimestre, frente ao último trimestre de 2012. As previsões são de que o país deve ter expansão em torno de 2% este ano. O consumo das famílias e do governo ficou estagnado e os investimentos ainda não decolaram: houve aumento de 3% entre janeiro e março, mas a taxa ficou em 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo da meta de 20%. Para crescer de forma saudável, diz o estudo do Boston Consulting Group, o Brasil precisa reequilibrar a demanda, direcionando mais esforços ao investimento que ao consumo.

3 Comentários

  1. Engraçado toda manhã quando vejo o Jornal VALOR,aparece uma empresa investindo no Brasil,convido aos amigos a olharem na banca de jornal .

    OBS:MAS NO FINAL DO MÊS AI DO GOVERNO SE NÃO DEPOSITAR A VERBA DE PUBLICIDADE,AI DA PETROBRÁS SE NÃO DEPOSITAR A GRANA DA VERBA DE PUBLICIDADE.

  2. Antes que alguém diga que este relatório foi feito por americanos, não se iludam. Foi feito por brasileiros.

    E são citados diversos problemas nossos conhecidos, e que foram devidamente empurrados nos últimos governos:
    – infraestrutura aérea está morrendo
    – a qualidade e o custo das telecomunicações são altamente onerosos
    – a burocracia é impeditiva
    – apagão de profissionais bem qualificados em setores considerados essenciais atravancam projetos

    Entre 2002 e 2011, o país investiu 17,3% do PIB, muito pouco diante dos 22% necessários para manter um crescimento no patamar de 4% a 4,5%. Também fica atrás de outros Brics, como a Índia (30%) e China (42%). “Diante destes índices, o Brasil não conseguirá sustentar seu próprio crescimento”, analisa a publicação.

    Para isso, o Brasil precisará investir em questões essenciais – e consideradas básicas – para seu desenvolvimento, como a distribuição de renda, a educação primária, a pesquisa e desenvolvimento e a mobilidade urbana.

    A falta de capital humano é um dos problemas que mais atrofiam o crescimento. É herança de décadas de descaso – afirma Alex Agostini, economista-chefe da consultoria Austin Ratings. – Para se ter um profissional qualificado é necessário que ele estude, no mínimo, 18 anos.

    Quem está na faculdade hoje faz parte de uma geração que conviveu com apenas uma única moeda, momento de rara estabilidade no país. No entanto, os efeitos na educação só serão sentidos em mais ou menos duas décadas – analisa.

    Mas o que chama a atenção neste relatório, apesar dos gigantescos problemas citados, é a conclusão do mesmo:

    “the bottom line is that investing in Brazil is not for the uncommitted or faint-hearted but offers immense promise to the well-informed investor”.

    Ou seja, estão tentando “vender” o país apesar de todos os problemas e ter sido reprovado em 41 de 57 itens considerados essenciais para atrair investimento

    É só consultar aqui: http://iepecdg.com.br/uploads/artigos/Charting_a_Steady_Course_Apr_2013_tcm80-132749.pdf

    Em nenhum momento este relatório cita corrupção, mas para isto a FIESP fez um ótimo relatório (http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/relatorio-corrupcao-custos-economicos-e-propostas-de-combate/).

    Abraços.

  3. Cunversa deles.
    Manda avisar esses estudos estrangeiros as suas próprias empresas, porque até buteco dando lucro eles compram no Brasil, a economia está aberta, e aquele antigo político de direita da Ilha de Jersey disse que nem ele seria tão capitalista como foi esse governo socialista Br.
    Além disso tudo eles usam para para diminuir o Brasil de algum jeito, até a pouco tempo segundo a imprensa e agências internacionais, as commodities não valiam nada, agora está mudando.
    Se definam.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130520_commodities_queda_crescimento_america_latina_lgb.shtml

    http://www.valor.com.br/brasil/3150790/indice-de-commodities-do-bc-interrompe-trajetoria-de-queda

Comentários não permitidos.