Boeing Chinook com fly-by-wire

CH-47F In Flight

Ivan Plavetz

Segundo seus desenvolvedores,o sistema FBW instalado nos helicópteros Chinook permitirá que os pilotos obtenham melhores performances sem ultrapassar os limites estruturais da aeronave –  Foto: Boeing

Com o propósito de expandir as performances dos seus helicópteros pesados CH-47F e MH-47G Chinook, a Boeing tem discutido com a engenharia da BAE Systems o desenvolvimento de um sistema de controle baseado em tecnologia fly-by-wire (FBW) adaptável ao modelo. No Chinook, o APAS (Active Parallel Actuator Subsystem) irá substituir uma caixa de molas e amortecedores que se encontra entre as colunas de controle e um sistema da BAE que move as superfícies de controle de voo.

A inovação deverá proporcionar apreciável ganho de qualidades de voo a um custo relativamente baixo e sem as complicações de recertificação decorrentes da instalação do novo sistema em aeronaves já em produção.

Foto3ChinookFlyByWire

No Chinook, oAPAS irá substituir uma caixa de molas e amortecedores que se encontra entre as colunas de controle e um sistema da BAE que move as superfícies de controle de voo. – Foto: World-WideMilitary e Tim Hall

Da mesma forma como outros pilotos de aeronaves sem FBW, os pilotos de Chinook são alertados sobre os limites do envelope de voo através de dispositivos mecânicos. Tratando-se do APAS, esses serão substituídos por dispositivos dinâmicos cuja atuação acontecerá através de geração de impulsos elétricos com funcionamento  ajustável  de acordo com as condições de voo. Segundo seus desenvolvedores, essa solução permitirá que os pilotos obtenham melhores performances sem ultrapassar os limites estruturais.

Foto4ChinookFlyByWire

Adam Taylor, diretor de criação de soluções avançadas da BAE Systems, esclareceu que o sistema APAS fornecerá aos pilotos um conjunto de sinais de alerta através das colunas de comando (manches), característica bastante familiar aos pilotos de aeronaves FBW, como por exemplo, EurofighterTyphoon e Lockheed Martin F-35, os quais estão dotados com sistemas criados pela BAE Systems. Taylor descreve a solução como “80% de benefícios e 20% custos”.

O APAS esta programado para ser testado em voo antes de 2015 e sua produção seriada devera ser iniciada em 2018.

Fonte: Tecnologia & Defesa