Exército da Síria anuncia recaptura de cidade estratégica

sirya
AP: Imagens divulgadas pela TV Al-Manar mostra tratores do Exército sírio limpando as ruas de Qusair

Qusair, perto da fronteira com o Líbano, foi alvo de combates entre rebeldes e as tropas de Assad nas últimas semanas; segundo regime, cidade está ‘purificada’ e livre de ‘terroristas’

iG São Paulo

O Exército da Síria anunciou nesta quarta-feira (5) que recapturou uma cidade estratégica, localizada perto da fronteira com o Líbano. No comunicado, as tropas afirmaram que haviam “purificado” Qusair e livrado o local dos “terroristas” que lutam contra as tropas do presidente Bashar al-Assad.

A cidade de Qusair, que estava dominada pelos rebeldes, foi palco de intensas batalhas nas últimas semanas. A captura dessa estratégica cidade solidifica algumas das recentes vitórias do regime no território, mudando o equilíbrio a favor de Assad na guerra civil do país, que dura dois anos.

O anúncio é feito um dia depois de a França e o Reino Unido terem afirmado que houve uso de gás sarin no conflito sírio. Uma inquérito da ONU, também divulgado ontem, afirmava que havia “motivos razoáveis” para suspeitar do uso em pequena escala de produtos químicos tóxicos nos últimos quatro ataques em março e abril na Síria.

Os comunicados – que incluíam um caso confirmado de uso de sarin pelo regime sírio – deixaram questões sem respostas, muito por que as evidências foram levadas para fora da Síria a partir de amostras coletadas por médicos e jornalistas.

O Exército sírio se voltou contra os rebeldes intensamente nos últimos meses em batalhas por regiões estratégicas, fazendo avanços próximo à fronteira com o Líbano e consideravelmente reduzindo a ameaça para Damasco, onde fica o gabinete do governo Assad. Uma intensa ofensiva foi lançada em Qusair em 19 de maio .

A queda de Qusair representa um enorme golpe para a oposição. A cidade de maioria sunita servia de corredor para carregamentos de armas, combatentes e suprimentos contrabandeados do Líbano para os rebeldes de dentro da Síria.

A cidade fica estrategicamente localizada entre Damasco, sede do governo Assad, e o coração alauíta perto da costa mediterrânea. Em um raro comunicado do Exército na rede estatal, o regime disse que restaurou “a paz e a segurança” em Qusair, caracterizando a ação como uma “mensagem clara a todos que estão participando dessa agressão contra a Síria”.

O comunicado do Exército disse também que as tropas liberaram Qusair e vilarejos vizinhos no oeste do país dos “terroristas”, termo que o regime utiliza para tratar os rebeldes que lutam para derrubar o governo Assad.

Afirmou também que um “grande número ( de rebeldes ) havia sido morto, outros se renderam e o resto escapou” após uma ofensiva decisiva dentro da cidade na noite de terça-feira.

Suspeita-se que a Síria possua um dos maiores arsenais de armas químicas do mundo, incluindo gás mostarda e sarin. Nos últimos meses, o regime e os opositores trocaram acusações sobre o uso desses armamentos , mas nenhum dos dois lados ofereceu provas sólidas.

Março: Síria e rebeldes trocam acusações de ‘ataque químico’

No Ocidente, essa falta de certeza provoca um intenso debate sobre se os EUA deveria se envolver mais no conflito sírio, inclusive armando os rebeldes . Mais de 70 mil foram mortos e mais de um milhão se refugiaram desde que o conflito sírio teve início há dois anos.

Imagens transmitidas na quarta-feira na Síria pela imprensa mostrava Qusair deserta, com diversos prédios destruídos. Tratores do Exército removiam lixo e limpavam as ruas. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que Qusair ficou sob intensos bombardeios, forçando os rebeldes, com pouca munição, a se retirar. O Observatório estima que o número de feridos tenha chegado a mil.

Com AP

Fonte: Último Segundo

20 Comentários

  1. Parabéns para o exército Sírio, que está lutando bravamente contra os ratos criados por ocidente. Esses terroristas não representam a Síria em nada, apenas interesses dos EUA, UE , Israel e arábia Saudita..

    • Que interesse Israel tem em derrubar o Assad?… Eles estão interessados é na manutenção do governo do Assad.

    • Realmente, o Exercito Síria está de parabéns ^^ Torço por uma vitoria de Assad, ou pelo menos para a sua não derrocada, talvez a divisão da Síria em 2 países distintos.

  2. Assad está vencendo, talvez por isso estejam encontrando armas químicas, nbombas atômicas, experiências de trangenia, alienígenas, campos de extermínio e toda a sorte de atrocidades cometidas contra os indefesos comedores de pulmões alaalkheba corta cabeças….
    Saudações ao novo mundo
    E.M.Pinto

      • Fradini, a idéia é muito boa, mas é um cenárioa inda muito complexo.
        Temos indicativos de que os sírios estão usando táticas de contra-insurgência russas, desenvolvidas no Daguestão, afeganistão e mais recentemente nas batalhas do caucaso.
        Talvez este seja segredo, mas, não me arrisco a falar disso, pois como disse o conflito está apenas começando, a guerra não terá um fim tão breve e muita cosia vai se desenrolar.
        abraço
        Edilson

      • O Exército deve ter infiltrado milhares de soldados nas forças “rebeldes” e na identificação de seus líderes, locais de esconderijo, patrocinadores e familiares. Já transcorreu o prazo para que os infiltrados, ganhando a confiança dos líderes rebeldes, começarem a entregar o ouro. O exemplo do Líbano também serviu para que não houvesse uma visão romântica sobre o que seria feito pelos rebeldes se chegassem ao poder, todos estão lutando por suas vidas no governo.

      • Verdade, essa guerra ainda vai levar algum tempo… anos até!!

        melhor esperar…

        E sem dúvida que este trabalho de inteligence está sendo feito amigo walfredo, e além de descobrir rotas de suprimentos, depósitos e objetivos estratégicos fundamentais dos rebeldes, também devem estar eliminando vários desses lideres rebeldes, os mais capacitados primeiro, deixando a massa de seguidores fanáticos sem muitas opções táticas reais..

        Mas a ajuda do Hezbollah com sua experiencia no combate urbano também deve estar ajudando as tropas governistas do Assad… devemos lembrar que o Hexbollah fez uma hecatombe nas tropas Israelenses na ultima invasão do Líbano, isso também está reforçando a capacidade de resistência siriana!

        Melhor um governo Laico no poder do que esses fanáticos religiosos canibais aí, pouco importa se democracia ou não, pois se vencerem esses fanáticos não teremos democracia também… então melhor laico o governo sírio!!

        Valeu!!

    • tenha certeza E.M.Pinto, eu tb ja disse faz tempo que o assad ta ganhando esta guerra.(sinceramente esses rebeldes sirios sao mil vezes piores que o assad).

  3. O exército Sírio foi reforçado pelo Hezbollah ,e os “Rebeldes que lutam contra o autoritarismo ” foram cercados por duas frentes.A situação tá ficando complexa e delicada.Daqui a pouco o tio sam pode entrar na parada e se bobear o Irã também.

    Que Deus nos abençoe meu amigos.

  4. Pra quem dizia que não existem evidencias das vitórias do Assad… bem… aí está mais uma pra dar uma caladinha nos torcedores…

    Eu e outros amigos estávamos certos, O ASSAD ESTÁ REALMENTE VENCENDO A GUERRA CIVIL NA SÍRIA… e as evidencias já estavam todas aí PRA QUEM SABE VER… mas o pessoal prefere acreditar na desculpa que a mídia prega ao invés de ver nas entrelinhas, e ver o que não dizem é como deve ser um analista!!!

    Já tentaram trazer a Turquia pra guerra e o povo turco não aceita, tem protestos e quebra-quebra…

    Já trouxeram Israel pra esse conflito, que já fez ataques e já participou ativamente da guerra civil síria bombardeando tropas do Assad dentro do território sírio.. isso foi uma agressão internacional de Israel, o primeiro round, e o segundo Round será a entrada dos S-300 em cena, assim pra tentar fazer frente a essas agressões de Israel em território Sírio…. se a Síria contra-atacar será somente isso mesmo, um contra-ataque, já que o ataque infame inicial foi de Israel… mais de 40 soldados do Assad mortos… lá no Libano sequestraram um soldado de Israel e usaram isso como desculpa pra destruir o país, o que o Assad deveria usar como desculpa agora contra Israel???

    Mas o Assad está muito ocupado agora, tem que vencer esses rebeldes fundamentalistas islâmicos financiados pelo ocidente que quer o controle do Oleoduto Sírio… e duvido muito que queira guerra ativa com Israel, não está preparado pra isso e tem seu próprio país pra reconstruir!

    E mais uma vez os torcedores ocidentalistas ficam chupando dedo… triste é ver que as pessoas preferem ter um lado do que não ter nenhum lado, e procurar entender a situação real do mundo sem ter um ponto de vista, convicção ou crença básica, assim não dá pra tentar interpretar o mundo, é ficar com lentes “Bom ou Mau” pra entender o mundo.. se for ver o mundo com essas lentes você será sempre enganado ou estará muitas vezes equivocado sobre o que realmente acontece no mundo ao seu redor.. evite rótulos a priori, principalmente “Comunista, Xiita, Terrorista”.. procure saber porque dizem o que estão dizendo, usando na maioria das vezes retóricas ou frases prontas, principalmente as de ódio politico-religioso, como sempre fizeram na história humana, que verá naturalmente o que estão escondendo com essas afirmações afim de fazem proselitismo… e pergunte sempre “Quem ganha Com isso” ao ver algo apresentado como verdade absoluta, talvez assim encontre a verdade do mundo… talvez!!

    Nunca acredite nos donos da verdade que já trazem o que você deve acreditar prontamente, principalmente os que usam isso como base de raciocínios… esses profetas da verdade são os piores manipuladores de sua mente que você possa encontrar na Internet!!

    Mas muitos gostam assim, ver tudo com base em convicções, os fazem sentir mais seguros de si mesmos, de acreditar no mundo justo, na justa causa, na verdade… continue assim amigo, seja a massa de manobra!!

    Valeu!!

  5. E. M. Pinto está correto: Assad está vencendo. Apesar de ter havido outras vitórias do Exército da Síria, esta é a primeira notícia confirmada de uma vitória que passa pelo filtro midiático de nossa mídia, o que me leva a crer, que haja um horizonte possível para uma Síria laica no futuro…

    Os S-300 e os 10 MiG-29 SMT, nada mais são que uma forma de dissuadir uma criação de “No Fly Zone” por parte das potencias centrais… A Europa que aceite depender dos dutos russos, pois parece que terá, mais uma vez, uma derrota em suas guerras de procuração por dutos livres dos russos.

    😉

  6. Louvável que as forças sírias tenham logrado êxito. Contudo… Vale lembrar que os rebeldes estão lutando uma guerra de guerrilhas. É um cenário volátil, onde a captura de uma posição específica pode ter um enorme ganho em moral, mas poucos efeitos práticos… Ora pois! Os americanos dominavam praticamente todas as grandes cidades no Vietnam do Sul e isso não lhes serviu de muita coisa… Durante a ofensiva do Tet, por exemplo, vietcongs invadiram até mesmo na embaixada americana em Saigon antes que a ofensiva fosse repelida. Ou seja, manter uma grande cidade pode até ser um grande “golpe publicitário” para dizer que “temos o controle”, mas está longe de apontar vencedores ou perdedores…

  7. É ainda bem que o Assad tá virando o jogo, a Síria tomada por radicais islâmicos ia ser muito pior do que o Afeganistão, Iraque ou Paquistão, pois esses estão lá do outro lado do mundo, já a Síria é ali, colada na Europa. E como bem sabemos, se o caldo entorna, vai entornar pros Russos, o que vai ter de terrorista indo ajudar chechenos e companhia não tá na história. Para a Rússia, por dezenas de motivos, perder a Síria não é opção. O Assad pode até cair, mas os rebeldes não assumem a Síria nunca, disso podem ter certeza. Agora mesmo vitorioso, o governo Assad vai sair bem mais fraco do que entrou isso não resta dúvida, se vai se manter ou vai cumprir algumas das tão prometidas medidas de abertura resta a ver, ele tem educação britânica, não é nenhum retardado, sabe muito bem o terreno que pisa, e certamente não é como o pai dele. Antes um ditador que respeita os grupos étnicos e mantém o controle do que um bando de radicais ensandecidos clamando por sangue e dispostos a se suicidarem em nome da causa levando centenas com eles…

  8. Não podemos esquecer da Guarda Revolucionária Iraniana , que desde o começo esta ali ao lado das tropas de damasco apoiando com inteligência e força bruta.

  9. Assad está conseguindo conter o ataque dos terroristas fundamentalistas armados pelo Qatar e pela Arábia Saudita, porque a maioria dos sírios coopera com o exército, contra as gangues mercenárias armadas por (com procuração da CIA) Qatar e Arábia Saudita, que o ocidente insiste em chamar de “rebeldes”. Eles com certeza não ama Assad, mas a segunda opção é bem pior.

Comentários não permitidos.