Otan nega possibilidade de adesão da Colômbia

NATO_HQ_Brussels

OTAN – Bruxelas

A Otan procura acalmar a polêmica provocada na América Latina pelo anúncio pela Colômbia de uma aproximação com a Aliança Atlântica, afirmando que a adesão deste país era impossível devido à sua distância geográfica.

A Colômbia “não cumpre os critérios de adesão” para a Otan, cujo tratado estabelece que a organização “está aberta a países da região do Atlântico Norte”, indicou um funcionário da Otan.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, havia declarado no sábado que “em junho, a Otan vai assinar um acordo com o governo da Colômbia (…) para iniciar um processo de aproximação com esta organização”. Este anúncio provocou fortes reações de vários líderes esquerdistas latino-americanos.

“Não há planos imediatos para um acordo de parceria entre a Aliança e a Colômbia”, indicou o funcionário em Bruxelas. “Mas analisamos a possibilidade de realizar atividades específicas em conjunto”, acrescentou, citando um acordo para troca de informações. “Este acordo seria um precursor para uma possível futura cooperação com a Colômbia que os Aliados estabeleceriam através da Otan”, explicou.

A Otan conta atualmente com 28 países membros na Europa e na América do Norte. Ela desenvolveu parcerias com vários países, alguns tão distantes como Austrália e Mongólia, mas nenhum com a América Latina.

AFP

Fonte: Terra

 

4 Comentários

  1. Os únicos critérios de adesão que a Colômbia precisa é o aceite dos EUA e ter mar no oceano atlântico acima do equador. Quais a Colômbia não tem?

  2. Atlântico Norte, putz to precisando de umas aulas de geografia, aquele mar que banha a Turquia não se chamava Mar Mediterrâneo? E a Itália? A Macedônia? Grécia? Ou que tal a Hungria, que nem acesso ao oceano tem? E os tantos países do leste europeu que nem sentir o cheiro de água do oceano sentem? Além do mais, a Colômbia é banhada pelo Atlântico Norte, não pelo sul. Esse povo da OTAN… Geografia não é o forte deles… Desculpinha esfarrapada essa ein? Vamos lá, vocês tem melhores…

Comentários não permitidos.