Os Estados Unidos enviarão uma bateria antimísseis Patriot e aviões de combate F-16 para a Jordânia para um exercício militar, informou o governo americano, acrescentando que os equipamentos serão mantidos na região para equilibrar a ameaça representada pela guerra civil na Síria.
O armamento “foi aprovado para ser enviado para a Jordânia como parte do exercício ‘Eager Lion'”, afirmou o porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, tenente-coronel T.G. Taylor. “Com o objetivo de reforçar a postura defensiva e a capacidade da Jordânia, alguns desses ativos poderão permanecer além do exercício (militar), a pedido do governo da Jordânia”, disse Taylor, em um comunicado divulgado nesta segunda.
As autoridades americanas não revelaram quantos aviões F-16 farão parte do treinamento militar e quantos ficarão na Jordânia. No início de 2013, os Estados Unidos fizeram uma manobra parecida na Turquia, quando a aliança da Otan enviou baterias antimísseis que se espalharam ao longo da volátil fronteira desse país com a Síria.
O anúncio desta nova mobilização foi feito depois das advertências de Washington ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, contra o envio de mísseis sofisticados aos militantes do Hezbollah libanês, que agora participa abertamente da guerra em apoio a Damasco. O Pentágono já havia enviado cerca de 200 soldados para a Jordânia, com o objetivo de ajudar o país a se preparar para uma possível ação militar na Síria – o que inclui cenários para a proteção de possíveis ataques com armas químicas do país vizinho.
A decisão de permitir que esse armamento permaneça na Jordânia aumenta a especulação sobre uma intervenção militar americana na Síria. Até o momento, a Casa Branca considerava a possibilidade remota.
AFP
Isso tá me cheirando um ataque de Israel e EUA contra a Síria,ou um recado para Assad de que Tio San está de olho na situação.
Pelo menos pelo mapa parece que era o corredor que Israel queria. E os americanos, como quem não quer nada, estão pavimentando o corredor.
È melhor que a Jordania tomar cuidado porque a guerra pode alastrar até lá e derrubar o ditador da jordania.
É… Assad está vencendo…
Parece um claro sinal que israel vai agir.
Sabendo que desta vez damasco vai responder , os americanos estarão ali do lado p/ socorrer o filho em caso de aperto.
Certamente Assad vai usar Golã como fronte contra israel.
Certamente o número de combatentes da Guarda revolucionaria vai ter que aumentar consideravelmente , o do hezbola já alto.
E os Russos dizem a mesma coisa e enviam seus caças,já te, 16 navios de guerra em Tartus e 6 subsNucks ; seus fuzileiros + ekipamentos militares …seus claro, p treinamento c o Exercito Sirio….o reizeco poderá perdr o trono.Tem mr lances pela frente…Sds.