Iraque ameaça Israel em caso de violação de espaço aéreo para atacar Irã

An Israeli air force F-15I releases flares during an air force pilots' graduation ceremony in southern IsraelO governo do Iraque advertiu Israel para consequências caso viole o espaço aéreo do país para atacar o Irã. “O governo dos Estados Unidos nos assegurou que jamais violaria o espaço aéreo ou a soberania iraquiana para atacar um de nossos vizinhos”, disse o vice-primeiro-ministro iraquiano Hussein Chahristani.

“Advertimos Israel que se violar o espaço aéreo iraquiano, terá que assumir as consequências”, completou.

Esta é a primeira vez que um alto funcionário iraquiano adverte publicamente Israel contra a utilização de seu espaço aéreo para executar ataques preventivos contra as instalações nucleares da República Islâmica, acusada pelos países ocidentais e por Israel de desejar desenvolver armas nucleares.

Hussein Shahristani disse que o tema foi abordado no Conselho de Segurança Nacional iraquiano e que a advertência Israel foi transmitida “por meio de países com os quais eles (os israelenses) mantêm relações”. “O Iraque não vai revelar a reação que teria porque isto permitiria a Israel se preparar”, completou.

AFP

Fonte: Terra

 

13 Comentários

    • Aquilo é um louco! Se o sol ficar mais quente do que o normal não reclame! Onde já se viu, invadir espaço aéreo, executar “ataque preventivo”… Isto é declaração de guerra! Cada vez mais a diplomacia está dando um show! Nas suas conjecturas. Se fosse explodindo aqui do lado, duvido que não achariam o mesmo.

  1. O fato do Iraque necessitar ameaçar retaliações, já denota sua fragilidade atual, onde seus céus são uma porteira aberta para qualquer força aérea bem organizada, igual aos céus do Líbano.

    Por estas deficiências que o governo do Iraque está investindo em F-16s e sistemas antiaéreos russos…

  2. Aliás! O Brasil devia olhar para o exemplo iraquiano e desempacar de uma vez o FX-2 e montar logo um sistema antiaéreo de verdade! eficiente…

  3. É, o Bush gastou meio trilhão de dólares para tirar o presidente Saddan Hussein do poder e ” entregou” o Iraque nas mãos de um governo xiita pró Irã,Isso é o que eu chamo de erro estratégico.

    Agora existe um ” corredor” que liga teerã a buirute via bagdad e damasco .

  4. A tendência é que a integração econômica,política e militar se intensifique entre esses dois países e isso é um pesadelo para Israel rsrs.

  5. ja que o Iraque nao esta sobre embargo, bem que poderia comprar uns S-300 e garantir uma otima cobertura pro Ira.

  6. Conversa, o Irak ñ tem condições militares de atacar os judeus, e além do mais, kerem q alguem faça o trabalho sujo , tbm, p eles.Se ocorrer esse atake da parte dos judeus/iangleses, coisa q eu dúvido, Vão usar o espaçõ aereo do Irakianos e nada vai acontecer c os mesmos.Os Persas Atacaram os posições dos judeus por diversas x e nada aconteceu c os mesmo na siria ou o Irã. Quem viver verá.sds.

1 Trackback / Pingback

  1. III Guerra? – Iraque ameaça Israel em caso de violação de espaço aéreo para atacar Irã | A DEVASTAÇÃO DA CALMA

Comentários não permitidos.