Começa julgamento de soldado americano acusado de colaborar com WikiLeaks

wallpaper-wikileaks (6)

Mais de três anos depois de sua prisão no Iraque, soldado Bradley Manning, de 25 anos, pode ser condenado à prisão perpétua em corte marcial. 

Começou nesta segunda-feira (3) o julgamento do soldado americano Bradley Manning, acusado de promover o maior vazamento de informação confidencial na história dos EUA. Seu julgamento tem início mais de três anos após sua prisão no Iraque.

Manning admitiu o envio de materiais para o website WikiLeaks e se declarou culpado de acusações que resultariam em penas superiores a 20 anos de prisão. O Exército dos EUA e o governo americano, entretanto, o acusam de “ajudar o inimigo”, o que pode levar à prisão perpétua.

AP

Bradley Manning é escoltado em tribunal em Fort Meade antes de uma audiência preliminar (21/5)

WikiLeaks: Soldado Bradley Manning se declara culpado de ‘infrações leves’

O julgamento dessa acusação mais séria e de outros 20 crimes começou nesta segunda-feira contra o ex-analista de inteligência de 25 anos natural de Oklahoma. Manning escolheu ser julgado por um juiz militar em vez de por um júri. É esperado que o julgamento dure até agosto.

Nesta segunda, promotores militares americanos disseram que a arrogância foi o que motivou o soldado. “Esse é um exemplo do que acontece quando a arrogância tem acesso a redes de informação classificadas”, disse o promotor-chefe no Exército, capitão Joe Morrow, em comentários iniciais no tribunal de Fort Meade. “Isso teve grande interesse para os nossos adversários e para os nossos inimigos.”

Em fevereiro, Manning afirmou à juíza militar Denise Lind que vazou o material para expor a “sede de sangue” do Exército americano e seu desrespeito pela vida humana no Iraque e no Afeganistão. Ele disse que não acreditava que a informação prejudicaria os EUA e queria dar início a um debate sobre o papel do Exército e da política externa.

Muitos daqueles que apoiam Manning enxergam nele um herói e um preso político. Outros o veem como um traidor.

Autoridades dos EUA afirmaram que os mais de 700 mil relatórios de batalha do Afeganistão e do Iraque e telegramas do Departamento de Estado enviados ao WikiLeaks colocaram a segurança nacional em perigo.

O material que o WikiLeaks começou a publicar em 2010 documentava abusos sofridos por detentos iraquianos, um registro dos EUA das mortes de civis no Iraque, e o fraco apoio dos EUA ao governo da Tunísia – divulgação que, segundo os partidários de Manning, incentivou a revolta popular que derrubou o presidente da Tunísia em 2011 e ajudou a desencadear as revoltas no Oriente Médio conhecidas como Primavera Árabe .

No mês passado, o governo concordou em aceitar a confissão de culpa de Manning em relação a um dos crimes, envolvendo um cabo diplomático resumindo discussões entre os EUA e autoridades da Islândia sobre problemas financeiros no país.

Manning também reconheceu ter enviado ao WikiLeaks um vídeo confidencial de 2007 de um ataque de helicóptero que matou civis, incluindo um fotógrafo da agência Reuters. Uma investigação interna do Exército concluiu que as tropas confundiram o equipamento do fotógrafo com armas.

A divulgação dos documentos e do vídeo provocou constrangimento dos EUA com seus aliados. O governo Obama disse que Manning ameaçou contatos diplomáticos e militares importantes além de estremecer a relação do governo americano com outros governos.

Com AP

Fonte: Último Segundo

6 Comentários

  1. Se Manning estava inconformado com os abusos cometidos pelos EUA no Iraque e Afeganistão que procurasse os canais legais para denunciar. Agora é hora de responder pelos seus atos.

  2. “http://rt.com/usa/us-army-suicide-rate-025/ << Este é o resultado dos que recorreram aos meios legais."

    Inicialmente cabe recordar que os únicos que começam frases com risadinhas são Beavis, Butt-Head e seus clones. Em qual categoria você se enquadra? Indo ao mérito, devo dizer que sua lógica é no mínimo peculiar, para não dizer equivocada, viciada, enviesada e outros adjetivos. Quer dizer que os que fizeram o certo se suicidaram? Por que? Ficaram com inveja e despeito do conluio entre Manning e o picareta Assange? Veja que ambos estão presos. Um em uma penitenciária e outro na embaixada de uma república bolivo-bananeira latino-americana.

    "Qual parte de: "O ex-presidente Bush é quem deveria estar sentado no banco dos réus." o sr. não entendeu?"

    Sua lógica de antiamericanismo patológico ou infantil, ou ambos é de fato peculiar. Em algum momento eu afirmei algo que isentasse o ex-presidente Bush de responsabilidade? O fato do ex-chefe de estado eventualmente ser responsável por algo não libera Maanning de responder por seus atos visto que vazar informação classificada é crime em qualquer local do mundo. Adoraria ver a sua reação se algum analista russo vazasse informações sobre eventuais abusos das tropas russas na Chchênia ou na Geórgia. Você iria pedir que Medvedev ou Putin estivesse no banco dos réus?

    • HMS, a parte do primeiro link e a risada foi só uma brincadeira… desculpa qualquer coisa.

      “antiamericanismo patológico ou infantil”
      Ah! Isto eu tenho mesmo! Odeio Maclanche feliz!! pedaço de isopor 15,00 quem quer?… Rsrs Isto é uma inverdade da sua parte. Eu só não gosto desse! Os demais eu adoro principalmente o de carne Argus!

      O que seria “fazer o certo”?… Os EUA para não dizer o mundo está em uma encruzilhava de avaliar seus valores! “ambos estão presos.” correto, mas presos também espiritualmente? Não estou incitando aqui insubordinação. Mas sim quis mostrar que o sistema é passível de falhas! Estas que estão tentando resolver. Pelo menos dizem isto!

      Reconheço que não disse nada sobre Bush. Mas o sr. aproveitou a deixa! O que era realmente meu objetivo. Ver o que iria dizer!..

      Eu gosto dos seus comentários. Pois é a sua visão independente dos demais.

      “estivesse no banco dos réus” … Tão somente a justiça material é e sempre será falha! Há de se analisar o contexto! Se as sanções atingirão o objetivo final. Por exemplo. A nossa pres. Dilma, quem aqui acha salutar para o país ver a mesma sendo julgada?… e sendo assim julgariam também o outro lado da história?…

Comentários não permitidos.