VICE DE OBAMA, JOE BIDEN, DIZ: “QUEREMOS BRASILEIROS NOS EUA, NÃO SÓ PARA NOS VER E COMPRAR, MAS PARA NOS ENTENDER, COM NOSSOS DEFEITOS E TUDO O MAIS”

 Joe biden
“Em uma frase que pareceu lembrar declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou também que “nunca na história deste país tantos representantes do governo americano estiveram aqui”, se referindo à dezena de autoridades que visitaram o Brasil desde a reeleição de Obama. Segundo o vice americano, isso prova que “2013 pode e deve marcar o começo de uma nova era nas relações EUA-Brasil”.”
Vice de Obama usa “nunca antes” de Lula e promete agilizar vistos de brasileiros
Fabrício Calado
Do UOL, em São Paulo
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta sexta-feira, 31/05/2013, em Brasília que o convite para a presidente Dilma Rousseff visitar em outubro seu homólogo americano, Barack Obama, é “um reflexo do nosso grande respeito pelo Brasil”.
Em uma frase que pareceu lembrar declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Biden afirmou também que “nunca na história deste país tantos representantes do governo americano estiveram aqui”, se referindo à dezena de autoridades que visitaram o Brasil desde a reeleição de Obama. Segundo o vice americano, isso prova que “2013 pode e deve marcar o começo de uma nova era nas relações EUA-Brasil”.

Entre as medidas anunciadas para estreitar a relação, o vice falou da intenção de diminuir o tempo de concessão de vistos para brasileiros. Hoje, o tempo é de quase duas semanas, segundo Biden, e a ideia é levar menos de uma.

“Falei com nosso embaixador para acharmos um jeito de passar de 12 semanas para dois ou três dias o tempo necessário para se obter um visto. Por isso dobramos o número de consulados aqui. Queremos brasileiros nos EUA, não só pra nos ver e comprar, mas pra nos entender, com nossos defeitos e tudo o mais.”

“Agora sei por que Obama considera ela uma grande parceira. Estamos ansiosos para recebê-la em outubro”, disse Biden. O vice afirmou que o encontro de Dilma com Obama será a primeira visita de um chefe de Estado em 2013.

Na quarta-feira (30), Biden anunciou que Dilma fará a primeira visita de um chefe de Estado a Washington neste ano. Segundo o vice, os Estados Unidos esperam com isso marcar o início de uma nova era nas relações com o Brasil e com a região.

Laços

Brasil e EUA estão prontos para aprofundar relações em áreas que vão de investimentos na área militar à educação, disse o vice-presidente americano após reunir-se com Dilma Rousseff.

“Não há obstáculo que não possa ser superado entre os dois países”, afirmou. Destacou ainda que o Brasil é um exemplo de conciliação entre democracia e desenvolvimento econômico, enquanto outros países, como Egito e Venezuela, ainda passam por esse “dilema”.

O vice-presidente americano se disse impressionado após a reunião mantida com a presidente brasileira. “Nos últimos 15 anos vocês demonstraram para o mundo que é possível ter democracia e desenvolvimento dos quais todos se beneficiam. E essa é a magia do que vocês fizeram aqui, o que a presidente de vocês está fazendo agora e a razão pela qual ela pode ter uma influência tão incrível e bem além deste país”, acrescentou.

Fonte: UOL 

13 Comentários

  1. ta bom se não tiver interesse no dinheiro dos turistas americanos ou no valor das negociações entre os dois países duvido que ele estaria oferecendo visto em um dia ,mas para falar a verdade para esse vice presidente vistos para entrar no seu pais não compra nem 80 por cento da minha nação alguns mudariam até de sexo é o caso d nossa direita ,para poder ter esse visto mas nos brasileiros não estamos interessados apenas nesse espelho

  2. Para a turma da direita que vive dizendo que nossa politica externa não presta e que só dá bola fora, essas declarações são um tapa com luva de chumbo, afinal é um vice presidente dos EUA que está elogiando,”NUNCA ANTES FOMOS TÃO ELOGIADOS” kkkkkkkk

  3. O objetivo desse hiperativismo diplomático é, principalmente, político e, em menor medida, econômico. É político, porque visa a refazer o mapa sociopolítico regional, acabando com os governos dos países da ALBA e inclusive com seus aliados, como os governos de Argentina e Brasil, “cúmplices”, segundo Washington, no processo que derrotou a ALCA. E é objetivo econômico, porque a Aliança do Pacífico é a mais importante peça da contraofensiva imperialista destinada agora, de fato, a tentar conseguir uma “outra” ALCA, sob novo nome, e a potencializar o papel dos “cavalos de Tróia” que Washington tem enviado contra os governos “inimigos”, para boicotar, por dentro, projetos que a Casa Branca rejeita visceralmente, como a UNASUR, a CELAC e, um pouco menos, o MERCOSUL.

  4. O partido democrata americano, feitas as correções e supressões adequadas, é o partido dos trabalhadores de lá. pois defende maiores gastos com saúde e aposentadoria de quem não pode pagar pelo serviço. Enquanto o partido republicano defende os 1% e que quem não possa pagar seja atendido pelas igrejas e demais instituições que acreditem na caridade. O mundo inteiro está de olho no que aconteceu no Brasil. Não é à toa o sucesso de LULA em todos os lugares por onde passa. O Brasil ganhou empregos e aumentou renda em plena crise. Assim, com todo o cuidado necessário, devemos escutar as propostas do norte, afinal, somente juntos poderemos enfrentar a economia de mercado alavancada pelos orientais. Mas as condições atuais recomendam o aprendizado de mandarim.

  5. Nascimento foi muito feliz no seu comentário.
    O problema não é esquerda ou direita, o problema é a nossa SOBERANIA.
    O Grande Livro diz : ” O elogio na boca do ímpio já é uma pedra de tropeço.”
    Sempre digo, fizemos parte dos ” aliados ” na Segunda Guerra Mundial, a Boing se vangloria de estar no Brasil 80 anos, a América do Sul forneceu todo tipo de commodities ao ocidente durante todas as guerras que eles participaram- de alimentos a metais.
    O que ganhamos : ELOGIOS .
    O que ganhamos mais : F-5, marinha sucateada, Eb comprando material usado… isso falando-se só da defesa- fora as sabotagens , veto de fornecimento de tecnologia, bloqueios e golpes sujos econômicos/políticos etc etc etc …
    Sabe quem ajudou a gente em tecnologia e defesa : ALEMANHA E ITÁLIA com AMX / Xavante e a parte nuclear em energia e outras coisinhas se quiserem …
    Esses dois países são os caras que nós declaramos guerra- veja a contradição.
    Nem a Rússia que também fazia parte dos aliados se coçou, o preço era alto demais: comunismo / socialismo- cruz cedo- seriamos um coréia do norte/cuba e venezuela – não dá.
    Por isso eu digo – não é questão de esquerda ou direita- é SOBERANIA.

    E pra terminar – não me diga que o moço acima é santo , o Livro diz:
    ” todo homem é ímpio, todo homem mente , só o Senhor não mente e só Senhor é Santo .”
    Biden disse assim : ” que Deus proteja nossas tropas .”
    Então ele entenderá o que eu disse.
    Abs.

    • E para complementar o comentário do colega: “pelos frutos se conhece a árvore!”.

      Só se for daqui pra frente, porque até ontem não fomos favorecidos e também não fomos tratados como aliados, no máximo como ‘sub-aliados’ . O que eles querem é se beneficiar, até aí nada errado. Só não esquecer que não somos índios, estamos de olho.

      O Brasil precisa mudar? Precisa sim, mas isto é um problema interno, não precisamos adicionar problemas externos aos nossos. Nada nesta vida é de graça, com uma única exceção. Se eles estão aqui é para, em primeiro lugar, se beneficiarem. É por isto que não temos mais conseguido nos “sintonizar” com eles, porque eles querem vir com as mesmas conversas e idéias de antes, mas não vai mais acontecer como antes. Garanto pra vocês que eles já sabem disto também.

      Albert Einsten: Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!

      Obre o olho Brasil.

  6. Eu prefiro um acordo comercial sólido com os EUA que com a Argentina, Bolívia, Venezuela e Equador. Apesar de tudo eles são razoavelmente previsíveis e não nos dão prejuízo por piti nacionalista.

    • Realmente , os estadunidenses ‘não dão pití’…como cobra criada que são: DÃO O BOTE!

      Portanto, nas relações Brasil-EUA, sempre é necessária muita atenção aonde se pisa…

  7. Certo seria darmos uma de bobos e abocanhar o que nos interessa, assim como fez a China quando Reagan os ofereceu a mão, eles pegaram a mão o braço e a mente….auhsuahsas

    O Brasil não sabe jogar, pois nossos políticos estão ocupados demais surrupiando o próprio povo.

  8. Pessoal,

    Temos que ter em mente uma coisa: eles, os americanos, ainda estão entre os maiores compradores de produtos e matérias primas brasileiras; e pagam bem… O que o Brasil deve fazer é jogar o jogo, abocanhar sua fatia de mercado nos EUA e fim de papo. Dinheiro é dinheiro, não importa de onde venha… Mas para isso, existe a necessidade de ampliar os laços políticos. E o Brasil tem tudo a ganhar mantendo e aumentando relações cordiais com a maior potência do planeta ( dinheiro, principalmente… ). Manter uma política externa responsável é o primeiro passo, e isso é possível sem que haja necessiade de se alinhar aos EUA em tudo. Neutralidade sempre é o melhor caminho a se seguir ( principalmente quando não a razão prática alguma para se intervir ). E ser neutro não é ser medroso ou ingênuo. É ser prudente; é falar manso, mas estar preparado para falar grosso quando necessário. Afinal de contas, somente se pode ser neutro quando se pode ser autossuficiente…

  9. “Mas para nos entender com nossos defeitos e tudo mais”

    Gostei dessa parte… admitem que tem defeitos, que podem errar, e tudo mais, exatamente como todos os humanos… demonstra humildade e amadurecimento essa frase… muito bem colocada… pouco Fordismo e doutrina Moore incorporadas, alias praticamente nada desses dogmas ufanistas que creem… muito bem ponderado… bem, parece que o politico visitante disse a coisa certa, muito centrado!!

    Eu sou um dos maiores críticos a respeito do visto americanos pra brasileiros, e considero aquela fila sob o sol um verdadeiro insulto, e sempre considerei que os problemas deles com relação a imigração ou terrorismo pra ficar pedindo visto sejam somente problema deles, e muitos já viram isso em minhas postagens, mas agora eu admito que gostei da afirmação do vice presidente americano em admitir que conhecer e entender seus defeitos também é um motivo para o turismo, além de ir “lá pra ver e comprar”… ou seja, diz que existem razões pra esses pontos, razões que devem ser consideradas para o visto, razões que somente lá seriam compreendidas, vendo o “Tudo mais”…

    Essa parte foi muito convincente como ponto alternativo para o turismo, ir estudar suas partes que não são mostradas pela mídia ou no turismo convencional, a parte em que são pessoas como todos nesse mundo, onde seria possível entender os defeitos e tudo o mais visitando o país.. é justo e coerente, aqui também é assim, nossos defeitos reais os turistas ou pessoas que tem informações do Brasil pela mídia ou propaganda oficial não verão, aqueles nossos defeitos, nossas manias, nossas convivências sociais ou nossos medos, que geram nossas leis e burocracia… isso realmente seria possível somente com a visita presencial… o ponto e justo, e eu procuro sempre ser justo, essa foi na mosca tenho que admitir!!

    Valeu!!

  10. Sucupira
    3 de junho de 2013 at 17:58

    Certo seria darmos uma de bobos e abocanhar o que nos interessa, assim como fez a China quando Reagan os ofereceu a mão, eles pegaram a mão o braço e a mente….auhsuahsas

    O Brasil não sabe jogar, pois nossos políticos estão ocupados demais surrupiando o próprio povo.=====É, até pode ser.Sds.

Comentários não permitidos.