Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos testa veículo 8×8 desenvolvido pela Iveco e BAE Systems

Foto3MPCIVECOBAE.

Nota do Editor: PB (E.M.Pinto)

Avaliação não é decisão, mas, onde estarão os especialistas que criticaram o Guarani e a escolha da IVECO como parceiro no desenvolvimento da viatura blindada de transporte de tropas?

O modelo de blindado apresentado pela IVECO/BAE para atender aos requisitos do MPC é baseado no Super AV proposto em 2010 para equipar o Exército da Itália. Foto IVECO

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps) testou durante doze dias um veículo blindado de transporte anfíbio desenvolvido pela italiana IVECO e pela britânica BAE Systems no âmbito do seu programa Transporte de Pessoal para Marines (MPC-Marine Personnel Carrier). As provas de campo realizadas no sitio de ensaios para veículos anfíbios de Camp Pendleton, estado da Califórnia,  foram implementadas mediante  um acordo de estudos e demonstrações de sistemas de transporte de pessoal firmado com a corporação. O propósito é avaliar modelos que poderão ser objeto de um contrato envolvendo o fornecimento de 600 unidades.

A IVECO assinou com a BAE Systems em setembro de 2011 um contrato de cooperação para ofertar um MPC com capacidade de transportar até 12 soldados. O modelo de blindado apresentado pela IVECO/BAE para atender aos requisitos do MPC é baseado no Super AV proposto em 2010 para equipar o Exército da Itália.

Foto2MPCIVECOBAE.

O programa de provas instituído pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos com o blindado MPC desenvolvido pela IVECO e BAE Systems incluiu demonstrações de mobilidade do veiculo na terra e no mar. Foto IVECO/BAE Systems

John Swift, diretor do MPC pelo lado da BAE Systems, afirma que o veiculo 8×8 de 26 toneladas apresentado por sua empresa e pela IVECO já esta altamente provado. Swift acrescenta que a viatura possui características para navegar em alto-mar que superam os requisitos do US Marine Corps. O executivo destaca ainda que apesar das exigências do programa, as duas empresas terminaram seu MPC dentro do prazo combinado e das condições orçamentárias. Por último, Swift apontou que o MPC da IVECO/BAE é um sistema móvel de fácil manejo, tanto na água quanto em terra firme, incorporando excelentes qualidades anfíbias e oferecendo um alto nível de sobrevivência.

Uma vez escolhido pelo US Marine Corps, as duas empresas garantem que o cliente terá à sua disposição um equipamento de excelente flexibilidade e mobilidade, sendo capaz de operar eficazmente em ambientes terrestres de características complexas e em cenários de desembarque anfíbio. Adicionalmente, o MPC IVECO/BAE será todo ele fabricado com proteção máxima contra minas terrestres e outros artefatos explosivos.

Foto1MPCIVECOBAE.

As provas que acabam de ser desenvolvidas incluíram demonstrações de mobilidade do veiculo na terra e no mar, além de outras referentes à sua capacidade de carga. Seus resultados, segundo os desenvolvedores do blindado, confirmam que o MPC proposto ultrapassa todos os requisitos estabelecidos para o veículo.

O blindado da IVECO/BAE Systems que concorre no MPC do US Marine Corps foi desenvolvido na sede da divisão de veículos militares situada na cidade Bolzano, norte da Itália.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

10 Comentários

  1. realmente isso prova a uns que so sabem criticar que sobre entenderem do assunto parecem cozinheiros querendo falar de eletronica hahhah, se os EUA fazem teste com este veiculo desenvolvido pela iveco/bae systems e que possue elevado nivel de desenvolvimento e tecnologia sem mais.

  2. Não sei não hein! Se vender uns aviõeszinhos foi um parto, imaginem vender 600 desses!Ao menos eles tomarão conhecimento da tecnologia de um pais “adverso”, então vale a pena testar e conhecer a tecnologia!Vamos ver no que vai dar!

  3. Isso também demonstra que a tecnologia tão falada aí pelos nossos, nunca foi exclusivamente nossa, e que não basta ter aparato bélico, tão somente, em determinadas tecnologias vc precisa de exclusividade, senão você se encontra vulnerável diante de potencial adversário!A titulo de exemplo os Exocet francês qdo da guerra das Malvinas!

  4. O desenho lembra bastante o Guarani isso é bem óbvio. Certamente a inspiração do projeto da Iveco veio dai, e provavelmente devem remontar a projetos anteriores. Nada mais natural, pega-se um projeto, testa-o, e com seus erros e acertos produz a nova geração. Só mostra que o desenho do Guarani não foi tirado do nada, o que é algo positivo. Mas ainda sim é estranho o excesso de rebites do Guarani…

    • Bem provável. Visto que ambos visam mercados diferentes com demandas diferentes. Uma das coisas que pode se esperar é uma blindagem bem mais resistente, os padrões norte-americanos são extremamente elevados.

  5. No que diz respeito ao design, quem tinha curiosidade agora já sabe qual será a aparência do Guarani 8×8.
    .
    Para quem ainda não sabe, já foi aberto o Request for Information (RFI) para o – FORNECIMENTO DE SISTEMAS DE ARMAS PARA O VBR-MR 8×8 – Link: http://www.df.eb.br/arquivos/RFI.pdf
    .
    Saudações,
    .
    konner

Comentários não permitidos.