Defesa & Geopolítica

Síria recebeu o primeiro S-300 da Rússia afirmou Bashar Assad

Posted by

S-300 on truck

Informações: Rustam Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Colaborou Leandro de Mello- folha de Botucatu


A Síria recebeu o primeiro lote de sistemas de mísseis de defesa antiaérea de longo alcance  S-300 da Rússia, afirmou o presidente Sírio Bashar Assad, segundo ele, as demais baterias serão recebidas ao longo do resto do ano.

Moscou mantém-se firme em seu direito de entregar à  Síria os sistemas S-300 contratados num período anterior ao desencadear dos conflitos que levaram a Síria a uma sangrenta guerra civil lançada pro grupos terroristas e radicais islâmicos patrocinados por nações árabes e ocidentais.

Na sua recente visita a Israel  o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pediu pessoalmente ao presidente russo Vladimir Putin que não fornecesse os sistemas S 300 à Síria alertando-o que esta medida forçosamente levaria a Israela  perpetuar ataques à Síria para a destruição destas armas, o que se provou não necessário, já que Israel lançou uma ofensiva aérea a Damasco, destruindo o que alegava serem armas destinadas ao Hisbolah.

“Obviamente, estas armas são uma ameaça para nós”, disse o ministro da Defesa israelense, Moshe Alon em 29 de maio. O ministro da Defesa disse que se as S-300 chegarem as mãos Sírias, “Israel saberá o que fazer.”

S300pmu

Especialistas ocidentais são unanimes em afirmar que as S-300 trarão à defesa aérea Síria uma potencializada melhoria,  podendo inclusive  evitar uma intervenção estrangeira na guerra civil que se arrasta há mais de dois anos e custou a vida de mais de 80 mil pessoas.

 As  Baterias de S-300 podem interceptar aeronaves tripuladas e mísseis, e pode aumentar as chances de Assad  permanecer no poder. Os países ocidentais afirmam que o fornecimento de armas russas poderia levar a uma escalada do conflito e “incentivar” a Assad a aumentar a sua ofensiva contra os rebeldes.

 Hoje pela manhã, o ministro das Relações Exteriores sírio, Walid Muallem disse ao canal de notícias libanês “Al-Mayadin” que Assad pretende permanecer no poder até 2014 e depois novamente ele iria concorrer à presidência se “o povo quiser”.

Para muitos estrategista, o fornecimento das S 300 a Síria, é uma resposta Russa a quebra do embargo europeu ao fornecimento de armas aos rebeldes, Moscou não deixou passar desapercebida a sua reprovação ao envio de armas a apenas um dos lados do conflito, especialmente a grupos que considera uma ameaça a soberania nacional Russa, como é o caso dos rebeldes caucasianos islâmicos que juntam-se as fileiras da oposição anti-Assad.

72 Comments

shared on wplocker.com