Mídia: Folha de São Paulo reconhece que os sistemas de defesa anti-aérea russos são “os mais modernos e eficientes” do mundo.

img_0510

“Cooperação técnico-militar entre o Brasil e da Rússia efetua-se segundo o acordo intergovernamental de 2008.

“O acordo sobre a transferência de tecnologia para a fabricação doméstica é um passo mutuamente benéfico. Como o Brasil será capaz de licenciar a montagem do mesmo Pantsir, sem que seja declarado um concurso internacional para a compra de sistemas de defesa aérea, que é obrigatório no caso da aquisição dos produtos importados, portanto os sistemas fabricados domesticamente serão considerados como sua própria produção “, — disse ao jornal” Kommersant ” uma fonte próxima ao Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (BTC).

A cooperação com o Brasil tem um futuro forte, uma vez que não se trata só de rearmamento , mas também da criação com a participação russa do novo organograma de defesa aeroespacial do Brasil. Uma apresentação sobre matéria foi feita para o Brasil pela empresa de pesquisa cientifica russa “Antey-Almaz”. O projeto propõe que o país deva ser dividido em 5 distritos de defesa aérea usando armas apenas russas em três níveis — de alto, médio e curto alcance, representado, respectivamente, sistemas S-300 (C-400), várias modificações de sistemas de “Buk”e “Tor”.”

 almaz-antey-logo-t

Pravda.Ru: Rússia criaria o sistema da defesa aeroespacial do Brasil

A questão é se o Brasil terá o investimento, pergunta o jornal Folha de São Paulo

Por Lyuba Lulko

“O acordo sobre a transferência de tecnologia para a fabricação doméstica é um passo mutuamente benéfico. Como o Brasil será capaz de licenciar a montagem do mesmo Pantsir, sem que seja declarado um concurso internacional para a compra de sistemas de defesa aérea, que é obrigatório no caso da aquisição dos produtos importados, portanto os sistemas fabricados domesticamente serão considerados como sua própria produção “, — disse ao jornal” Kommersant ” uma fonte próxima ao Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (BTC). “A vantagem da Rússia é que vamos receber um bom dinheiro. A situação no mercado de armas é tal que os tender estão morrendo, muitos estão dispostos a trabalhar apenas com a criação de joint ventures. Não podemos ignorar isso”, – concluiu.

A cooperação com o Brasil tem um futuro forte, uma vez que não se trata só de rearmamento , mas também da criação com a participação russa  do novo organograma de defesa aeroespacial do Brasil. Uma apresentação sobre matéria foi feita para o Brasil pela empresa de pesquisa cientifica russa “Antey-Almaz”. O projeto propõe que o país deva ser dividido em 5 distritos de defesa aérea usando armas apenas russas em três níveis — de alto, médio e curto alcance, representado, respectivamente, sistemas S-300 (C-400), várias modificações de sistemas de “Buk”e “Tor“.

Dilma antes da visita a Moscou tinha visitado Paris, onde anunciou o congelamento do tender de 5 bilhões de dólares para a compra de 36 caças. Mas para a Rússia é a decisão favorável, uma vez que as campanhas dela não tinham participado dele. Agora, dado o fato de que a Rússia decidiu transferir tecnologias, abrem novas oportunidades para a participação do concurso do caça Su-35M, se o Brasil o renovasse. Falando do financiamento do novo sistema de defesa anti-aérea brasleira, é óbvio que o jogo vale a pena por causa das vantagens inegáveis ​​de sistemas russos. Assim, o co-fundador do centro analítico Air Power Australia, Dr. Carlo Kopp acredita que os aviões de combate americanos F-15, F-16 e F/A-18, bem como novo Joint Strike Fighter, não têm chances de sobrevivência contra os sistemas anti-aéreos russos. “É difícil dizer exatamente que elementos dos sistemas de defesa anti-aérea russos dão-lhes uma grande vantagem, pois a maioria deles funcionam em conjunto. São muito perigosos mísseis de longo alcance 48N6E2/E3 e 40N6 e o novo radar multimodo de capacidade multimissão capaz de resistir a maior parte das nossas radiointerferências, “- disse em entrevista a Lenta. ru.
“Os novos sistemas móveis como Favorit, Triumf, Antey-2500, os sistemas de proteção de radar contra antimísseis e bombas guiadas, incluindo os sistemas autônomos de defesa aérea Tor-M2E e Pantsir-S1, também representam sérios obstáculos à supressão de defesa aérea inimiga “- resumiu Kopp. Não é por acaso que é cada vez maior o número dos países (China, Irã, Índia, Síria, Iraque)  quer comprar sistemas de defesa anti-aérea russos.

Cooperação técnico-militar entre o Brasil e da Rússia efetua-se segundo o acordo intergovernamental de 2008. Segundo empresa “Russian Technologies”, no período entre 2008 e 2012 ao Brasil foram entregues armas e equipamento militar correspondente a um total de 306,7 milhões de dólares. De acordo com o Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), em 2008-2011, a Rússia tem fornecido equipamento militar ao Brasil por US $ 127 milhões em preços de 1990 (218,6 milhões em preços de 2011, de acordo com a CPI Inflation Calculator). Em quatro anos, o Brasil recebeu da Rússia 150 mísseis antitanque 9M114 “Storm”, 250 sistemas portáteis de defesa anti-aérea “Igla-S” e nove helicópteros Mi-35M.

Fonte: Pravda.Ru, 05/02/2013

 

6 Comentários

  1. No Final da Segunda Guerra Mundial o Parasitas Ingleses e Yanks entrava na cara dura dentro no Air space Sovietico . Resultado disso se tornarao detentores dos Melhores surface-to-air missile (SAM) do Mundo sem falar dos interceptor fighter jets!
    Famosas Tranqueiras Yanks Abatidas\
    2–U2
    1–F 15 na Libia que dizem que foi por defeito sua queda ; )
    1– F117 Primeiro aviao Invisivel do mundo abtido por um sitema ja em fin de linha para comprova e eficacia ; )
    e outros Exemplos da Guerra dos 6 dias ,Vietnam , Coreia : )

    • KLM,

      Vou concordar que o U-2 foi mesmo erro… Leva-los tão profundamente em território a ser explorado uma hora ou outra iria resultar nisso…

      Mas quanto ao F-117, foi um caso isolado… Do Golfo até aqui, o F-117 realizou milhares de incursões em território hostil, com apenas uma única perda em combate. Até onde sei, nenhum caça-bombardeiro da história alcançou marca tão expressiva. Se há algum equipamento aqui que tem sua eficácia comprovada, esse é o F-117…

      Quanto ao F-15 na Líbia, não há qualquer evidência de que a defesa aérea líbia derrubou aquele avião…

      Em praticamente todos os conflitos desde a Guerra da Coréia até aqui, os americanos sempre lograram conquistar a superioridade aérea, embora nunca tivessem o domínio completo do espaço aéreo… E isso se deve porque os americanos sempre privilegiaram a tecnologia ao invés de performances. A maior parte das perdas americanas em conflitos após a Guerra da Coréia se deveu mais por ingerência política ( que forçava a um uso incorreto dos meios, como no caso do Vietnam, do que por força da ação inimiga ).

      Até hoje, somente houve um conflito no qual a anti-aérea realmente esteve em posição superior, e esse foi o Yom Kippur; uma ocasião em que os sistemas de defesa árabes eram em grande parte desconhecidos por Israel. Esse quadro, no entanto, foi completamente revertido em 1982, nos combates do Bekaa, quando os israelenses enfrentaram os mesmos sistemas e venceram… Desde então, as defesas aéreas sempre estiveram um passo atrás da aviação…

  2. a russia esta mostrando que cumpre o contrato ,mesmo o pais sendo embargado pelas potencias ,então tudo leva a compra e a assinatura do contrato ,no caso do fx2 ou fecha com os franceses ,ou fecha com os russos ,
    sobre a reunião da dilma com Obama ,vamos discutir comércios ,mas de venda de armamento os gringos irão nos embargar já tem um deputado americano fazendo bolinho podre contra o brasil

  3. A rigor, a grande vantagem da arma antiaérea de fato é deslocar uma imensa quantidade de recursos para neutraliza-la. São necessários bilhões de dólares em equipamentos e armas para criar uma brecha significativa. Assim sendo, não são todos os países que são capazes de lidar com uma anti-aérea moderna. No que diz respeito a América Latina, definitivamente não haveriam países capazes de encarar de frente uma bateria de S-300 ( mesmo Chile e Venezuela, com seus vetores avançados, seriam dúvida )…

    Existem também, evidentemente, técnicas que poderiam ser utilizadas para ludibriar um atacante, tal como iscas que simulariam radares para enganar os SEAD, ou utilizar uma combinação de radares para monitorar um alvo, acionando os radares das baterias apenas num último momento. Existem também os radares LPI, que combinados com as baterias anti-aéreas, podem tornar o ataque a esses meios algo bastante perigoso. Contudo, ainda assim tudo depende da capacidade da força aérea agressora; dos recursos a disposição do atacante.

    Um sistema de defesa aéreo de fato pode gerar imenso problemas para qualquer agressor, mas está longe de ser invulnerável… Todas as campanhas aéreas realizadas até aqui provam isso… E repito o que já disse diversas vezes: nenhuma defesa anti-aérea resiste a ataques de saturação, com uso massivo de mísseis antirradiação e de cruzeiro. Qualquer defesa anti-aérea será complemento de uma defesa aérea, que será encabeçada por caças.

  4. Precisamos desses meios, e para ontem! Vários deles.
    Apesar de que alguns colegas disseram em outros sites que o SU-35 seria mais uma rainha de angar, acredito que seria o vetor ideal para um país do tamanho do nosso, e não apenas 36.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Mídia: Folha de São Paulo reconhece que os … – Plano Brasil « Media Brasil
  2. Mídia: Folha de São Paulo reconhece que os … – Plano Brasil « Media Brasil
  3. Mídia: Folha de São Paulo reconhece que os … – Plano Brasil « Mídia Global
  4. Mídia: Folha de São Paulo reconhece que os … – Plano Brasil « Media Brasil

Comentários não permitidos.