Recessão portuguesa será mais profunda que o previsto

chappatte-anvilA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) espera que a economia portuguesa tenha uma recessão mais profunda este ano, de 2,7% do PIB, e que cresça menos em 2014 que o esperado pelo Governo e pela ‘troika’.

De acordo com o relatório ‘Economic Outlook’ hoje divulgado (com as perspetivas globais da instituição, publicado duas vezes por ano), a organização espera que a recessão seja maior em 0,4 pontos percentuais face à última estimativa do Governo e da ‘troika’ (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) que previam um recuo de 2,3%.

A organização espera também que a economia cresça menos que o esperado em 2014, mesmo após a queda mais profunda este ano, também aqui menos 0,4 pontos percentuais que na estimativa da ‘troika’ e do Governo. A OCDE espera um crescimento marginal na ordem dos 0,2%, enquanto o Governo, no Documento de Estratégia Orçamental apresentado no mês passado, previa um crescimento de 0,6%.

Para esta queda deverão contribuir as perspetivas mais negativas da organização para a procura interna, onde a OCDE espera uma contração de 5,1% este ano (contra 4,1% da previsão do Governo) e de -1,5% em 2014 (contra -0,1% esperados pelo Governo).

A organização espera também um quadro muito mais negativo para o investimento, esperando uma contração de 10,6% este ano (contra 7,6% esperados pelo Governo) e de 0,7% em 2014 (Governo espera -0,1%).

Este cenário mais pessimista surge apesar de a OCDE esperar um crescimento das exportações mais expressivo que o esperado pelo Governo, mais 0,6 pontos percentuais este ano para 1,4% e igual valor em 2014, para 5,1%.

Fonte: Diário de Notícias

4 Comentários

  1. Para tirar o Portugal dessa crise ,só mesmo emprestando o Lula para presidente ,aproveita Portugal que tem uma janela de 4 anos apenas depois ele tem que voltar

  2. Os portugueses se ajuntavam com os espanhóis para humilhar os brasileiros, que situação…, ô dó…não tinha uma bigorna maior?

  3. É, o lula poderia tornar Portugal Republica do Brasil Unida e da Silva!Mas Portugal aproveitando a pindaíba, poderia também ceder um espaço para um porto exclusivo do Brasil na Europa, tipo aquilo que Macau foi pra Portugal por séculos!Isso provaria que eles nos amam e querem ver o progresso do Brasil!Brasil pros brasileiros!

Comentários não permitidos.