CABO CANAVERAL, Estados Unidos, 28 Maio 2013 (Reuters) – Um veterano cosmonauta russo, um italiano estreante e uma mãe norte-americana em sua segunda viagem decolaram nesta terça-feira do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional, numa viagem que dura seis horas.
O foguete russo Soyuz foi lançado às 17h31 (horário de Brasília), numa madrugada de céu claro no Cazaquistão, conforme mostraram imagens da Nasa.
A cápsula é comandada por Fyodor Yurchikhin, de 54 anos, que já fez dois voos de longa duração na Estação Espacial e um nos ônibus espaciais dos Estados Unidos.
Viajam com ele o major italiano Luca Parmitano, de 36 anos, e a engenheira mecânica norte-americana Karen Nyber, de 43, que já passou duas semanas a bordo de um ônibus espacial. Ela é casada com o também astronauta Doug Hurley e tem um filho de 3 anos.
A tripulação deve chegar à Estação Espacial, um projeto de 100 bilhões de dólares de 15 países que orbita a cerca de 400 quilômetros da Terra, seis horas após o lançamento, uma viagem mais rápida que foi feita por apenas uma outra tripulação.
Aguardam a chegada deles o comandante da Estação, Pavel Vinogradov, e os engenheiros de voo Alexander Misurkin e Chris Cassidy, que já cumpriram dois meses de uma missão planejada de seis meses.
As equipes combinadas irão supervisionar mais de 100 experimentos de pesquisa e testes tecnológicos atualmente em andamento a bordo da Estação Espacial Internacional.