Nota Oficial – Ocorrência com aeronave da FAB no Haiti

KC137

Um avião KC-137 (Boeing 707) da Força Aérea Brasileira sofreu, neste domingo (26/5), um problema técnico que provocou sua saída da pista durante a decolagem do aeroporto de Porto Príncipe, no Haiti, com destino a Manaus. A ocorrência foi por volta das 15:30 (horário de Brasília) e não houve feridos.

Estavam a bordo doze tripulantes e 131 passageiros, todos militares do contigente da Missão de Paz no Haiti.

A Força Aérea Brasileira já iniciou as investigações para apurar os fatores contribuintes para a ocorrência.

Brasília, 26 de maio de 2013.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

Fonte: CECOMSAER

KC-137 da FAB sofre grave acidente no Haiti com militares brasileiros a bordo

kc_137

O KC-137 FAB “2404” do 2º/2ºGT após o acidente. È possível ver que o trem de pouso se quebrou e a aeronave sofreu sérias avarias na parte inferior da fuselagem. O motor que se incendiou fica na asa direita (Foto Thony Belizaire/AFP)

Roberto Valadares Caiafa

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 143 militares a bordo sofreu um grave acidente quando decolava ontem à tarde no Aeroporto Internacional de Porto Príncipe, capital do Haiti. A aeronave sinistrada é do tipo Boeing 707, modelo militar KC-137 (transporte e reabastecimento em voo), que recebeu o apelido de “sucatão” (dado pela grande imprensa) quando serviu à Presidência da República na gestão Lula. Não houve feridos.

O avião levava para Manaus 131 militares da Minustah (Missão de Paz da ONU no Haiti), comandada militarmente pelo Brasil, que haviam encerrado a sua missão no Haiti. Os demais 12 ocupantes eram da tripulação (Aeronáutica). Segundo relatos de militares brasileiros, as panes e problemas técnicos dos KC-137 já eram uma constante, devido a idade avançada da frota, em que pese a excelente manutenção realizada pela FAB, mas nunca chegando ao ponto de gerar um incidente desta gravidade.

Segundo fontes locais , uma das turbinas (o 707 tem 4 motores) explodiu ou incendiou-se durante a decolagem. O piloto, demonstrando grande perícia e sangue frio, conseguiu desligar os motores restantes e cortar o combustível. Ao voltar à pista para um pouso de emergência, o trem de pouso do avião colapsou e a aeronave se arrastou “de barriga”. A FAB informou, em nota, que já está investigando as causas do acidente.

Os KC-137 tem quatro décadas de uso na FAB e estão prestes a serem substituídos por jatos mais modernos. A licitação, denominada KCX-2, foi vencida pela  empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

kc_1372

O KC-137 FAB “2404” do 2º/2ºGT após o acidente, visto de outro ângulo (Foto: crato.org)

O Projeto KC-X2  foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e faziam parte da frota da VARIG até serem incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados após modificações realizadas nos EUA, em missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comentários

  1. Seja como for, é um KC-137 a menos na FAB… Uma tarefa que já era complexa pela falta de meios, agora torna-se duplamente complicada…

    Há ainda o agravante de se ter as mãos uma aeronave antiga, cujas peças são escassas ( e caras ). Logo, uma recuperação dessa aeronave acidentada poderia ser financeiramente questionável, haja visto o custo de se faze-lo… Adicione a isso o fato de que os substitutos já estão encaminhados pelo projeto KC-X2 e ver-se-á que o problema é mais complexo do que parece…

  2. Graças à Deus nada aconteceu com quem estava na aeronave. O resto é substituível. Espero que a FAB possa repor este KC o mais rápido possível., vide KC-X2.

  3. É… pelo visto não são só os bicudinhos que tão voando pressurizados a superbond. Ainda bem que ninguém se feriu ao contrário do acidente com o AMX. Como bem disseram, aviões se compra outro, já a vida da tripulação… Vamos ver se a FAB toma vergonha na cara de uma vez por todas, porque a situação já passou de crítica.

Comentários não permitidos.