Israel shipyards apresenta as mini corvetas SAAR 72

saar-s-72

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Israel Shipyards está expandindo a sua gama de navios da  classe Saar. A nova corveta atende as crescentes exigências de Israel no tocnate ao controle marítimo e soberania longe de suas águas territoriais.

A Marinha de Israel é obrigada a expandir a segurança e a responsabilidade sobre uma área muito maior em função das ameaças  vindas de nações que igualmente expande seu poder naval. Atualmente esta função está a cargo das cinco corvetas  Saar 4, 4,5, e para estas funções as Saar 4, 4,5  são inadequadas.

Portanto, as novas plataformas mais modernas atualizadas e de maiores capacidades são necessárias. A Israel Shipyards construiu 33 Saar 4 e 4,5, vinte  delas entregues à marinha de Israel, ao passo que, as restrições orçamentárias não permitiram a aquisição de navios de maior porte e assim os navios adquiridos ficaram restritos ao apoio dos financiamentos americanos via FMS.

saar_72

A nova Saar S-72 revelada pelo Estaleiro Israelense no evento IMDEX recentemente ocorrido em Cingapura se encaixa entre as corvetas lança mísseis Saar 4,5 e as corvetas  Saar 5.

A S-72 é uma nova plataforma que se encaixa melhor na categoria de navio de patrulha offshore (OPV) destinada às funções de Guarda Costeira e as operações não-militares. Para aplicações navais, o mesmo navio de 800 toneladas pode operar como uma versátil mini corveta. Ambos altamente aplicáveis ​​a guerra assimétrica no mar, proporcionando espaço suficiente para comando e controle, alojamento para forças-especiais em missões anti- terroristas, no apoio a uma resposta rápida ou em operações de resgate. O grande hangar armazena um helicóptero de médio porte e um UAVs.

O convés de 15 metros suporta helicópteros de médio porte até a classe do AW139 WildCat. O navio está configurado com uma grua e espaço para operação de embarcações rápidas tipo RHIB’S ou navios de superfície não tripulados.

A versão militar do SAAR S-72 mini-corveta será capaz de realizar as mais recentes armas necessárias para uma marinha moderna

A versão militar da Saars-72  será capaz de operar as mais recentes armas necessárias para uma marinha moderna. Na configuração militar a Saar-72 vai oferecer uma melhoria significativa sobre a atual Saar 4.5 seja no seu desempenho, seja na sua capacidade de combate.

Projetada em angulos que aumentam a sua discrição, sistemas de exaustão de gases embutidos e radar de mastro integrado, concebido para acolher dois emissores (radar, EW) e sensores passivos (ESM), sem interferências, a Saars-72 integra o que há de mais moderno em conceitos de navios de guerra.

O navio pode acomodar um radar IAI Elta EL/M-2258 de Phased Array (alfa) de multi-missão e radar naval, projetado para águas azuis bem como apoio de guerra litorâneal.

Este radar foi selecionado pela Marinha de Israel para a modernização dos navios já existentes, bem como para os seus novos navios de guerra. O navio pode transportar diferentes armas, incluindo mísseis Barak 8, mísseis anti-navios e armas de precisão de  ataque à superfície.

A configuração naval também está equipado com uma arma naval avançada. A Saar 72 acomodam 50 tripulantes e mais 20 adicionais para passageiros ou de tropas especiais. É equipado para navegar em missões de 21 dias, com alcance de missão superior à 3.000 NM.

Fontes do estaleiro israelense disseram que as corvetas podem completar o projeto e construção de uma Saar-72 navio dentro de um período de 30 meses.

 Fonte: Defense-Update