Retaliação ao Brasil irá ‘mais longe’, diz deputado dos EUA sobre concessão de vistos

Tim-Ryan-Ohio-Generic-1

Deputado democrata Tim Ryan de Ohio

RAUL JUSTE LORES
DE WASHINGTON

Autor da emenda que barra a concessão de vistos permanentes a brasileiros nos EUA, o deputado democrata Tim Ryan, 39, de Ohio, diz que quer “chamar a atenção do governo brasileiro” e que pretende ir “muito mais longe”.

Ele quer a extradição da brasileira Claudia Hoerig, 46, acusada de matar o marido, o piloto da Força Aérea Americana Karl Hoerig, em 2007.

O projeto, que não afeta vistos de turismo e trabalho ainda será votado no plenário.

Em Brasília, O Itamaraty disse que não vai se pronunciar. Na visão de diplomatas brasileiros, Ryan é voz isolada e tenta chamar a atenção de seu eleitorado. Para o Itamaraty, a proposta não interfere nas relações entre Brasil e Estados Unidos.

Leia trechos da entrevista.

Folha – O Brasil não pode extraditar cidadãos brasileiros segundo sua Constituição. O sr. espera que o Brasil mude a Constituição por esse caso?

Tim Ryan – Claudia Hoerig renunciou à cidadania brasileira ao adotar a americana. Mandamos toda a documentação às autoridades brasileiras, que não se mexeram. Não estou pedindo que a Constituição seja desrespeitada, ela é uma cidadã americana fugitiva, que precisa ser julgada aqui. Ela matou o marido, um combatente condecorado de guerra. Prometi à família dele que lutaria por eles.

O sr. aceitaria que ela fosse julgada pela Justiça brasileira?

Seria muito difícil fazer esse julgamento no Brasil. Somos de um distrito em Ohio que não é muito rico, não teríamos dinheiro para mandar um time de advogados.

As relações entre os países não podem ser prejudicadas?

Se não tivermos resposta, pretendo tomar todas as atitudes para atingir o governo brasileiro. Cortar ajuda internacional, congelar contratos de Defesa ou de exportações brasileiras aos EUA, de vendas da Embraer, tarifas comerciais. Parece ser a única maneira de conseguir questionar a sensatez do empresariado brasileiro, de que seu governo não está dando atenção a um caso de grande repercussão nos EUA.

O sr. teme que a medida faça com que muita gente pense que o sr. não se importa com as leis do Brasil ou que está sendo imperialista?

Respeito as leis do Brasil, mas acho que acordos de não extradição precisam ser atualizados em tempos de Guerra ao Terror. Amo o Brasil, suas tradições têm tanto a ver com as nossas, mas por isso me frustra não ter resposta. As relações entre os dois países são ameaçadas por esse caso.

Se um americano cometer um crime no Brasil os EUA deveriam extraditá-lo?
Sim, deveríamos.

Colaborou FLÁVIA FOREQUE, de Brasília

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/05/1284051-retaliacao-ao-brasil-ira-mais-longe-diz-deputado-dos-eua-sobre-concessao-de-vistos.shtml

Fonte: Folha

 

9 Comentários

  1. deputado americano é zé povinho nato ,acha que vamos jogar nossa constituição no lixo para fazer o que ele quer ,e ele ainda ameaça o brasil em cortar os contratos ,
    por isso é que temos que comprar os caças da fab com a frança e os caças russos para a marinha ou vice versa ,se o brasil comprar caças americanos vamos ter que engolir sapo de deputado ridículo dus amerigansos
    daqui a pouco vai vim a turminha que se diz direita defende-lo ,mas na verdade a direita brasileira é tão fraca mais tão fraca que tá aceitando tudo nas suas fileiras até desertor ,entreguista, antis ,deprimidos ,alto estima lá no toba da cobra, ou melhor dizendo VIRA LATAS NATO ,
    direita brasileira pequenininha cabe dentro de um fusquinha ,se a eleição da OMC vocês disseram que a compra do caça rafale estava comprometida ,com esse deputado americano a compra daquele jaca voadora dos americanos já era
    americano so sabe embargar e nos trair nos bastidores
    eu quero ver se esse deputado é homem de verdade e tenta cancelar o visto de passeio e de compra ele estaria ajudando o brasil .

  2. “Se um americano cometer um crime no Brasil os EUA deveriam extraditá-lo?
    Sim, deveríamos.”

    Ta bom, e porque vcs não extraditaram os pilotos americanos que mataram todos os passageiros e tripulantes da Gol Sr. Deputado?

    HIPÓCRITA!!

  3. Com o perdão da má palavra,mas o Brasil esta tão acostumado a abrir as pernas para outros países e grandes corporações ( vide o caso da FIFA com a cerveja) que qualquer estrangeiro se acha no direito de rasgar a nossa Constituição em benefício próprio!
    Esse Sr.Tim Ryan que se diz oriundo de um distrito em Ohio tão pobre a ponto de não ter dinheiro para mandar um time de advogados para o Brasil, caso a nossa justiça resolva julgar esse pleito aqui, não deve nem saber do episódio do caso do Jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em setembro de 2006, matando 154 pessoas enquanto era pilotado por dois compatriotas seus,Joseph Lepore e Jan Paul Paladino que foram extraditados ERRONEAMENTE por nossas autoridades e hoje gozam de plena liberdade nos EUA,com a certeza da impunidade !
    Por fim se a Sra Claudia Hoerig,é mesma assassina deve ser julgada e condenada segundo a lei brasileira,uma vez que se encontra em solo brasileiro!

  4. Dessa vez a atitude do Itamaraty está correta… Deixar o sujeito a falar sozinho é a melhor atitude. Afinal de contas, entre uma voz e a opinião de todos, há uma distância muito grande…

    Embora alguns argumentos do deputado tenham lógica, o fato é que a cidadã em questão ainda é uma brasileira no Brasil. Até onde li a respeito do caso, não é de conhecimento que a cidadã abandonou sua cidadania brasileira, e os EUA ( até onde sei ) e o Brasil reconhecem múltipla nacionalidade… Ou seja, o argumento do deputado é questionável, para dizer o mínimo…

    No mais, repito o que falei no post anterior acerca do assunto: a função do Estado é defender o interesse dos seus cidadãos. Se o caso está tendo repercussão, nada mais natural do que agir ( assim como o Brasil deveria faze-lo, caso estivesse atravessando evento semelhante ). Contudo, esse senhor está isolado. As relações entre o Brasil são maiores que tudo isso…

  5. Ou é um palhaço querendo aparecer ou teve sua mulher roubada por um brasileiro esperto e ficou assim revoltado,infelizmente esse acontecimento é lamentável mas não se deve culpar um povo por isso,assim como não culpamos o povo americano pelo infeliz incidente do JATO LEGANCY,existe muitos senadores americanos favoráveis ao brasil,entre os republicanos existia um senador que não conseguiu se reeleger que tinha apelido de amigo do brasil,e que atuou em muitas ocasiões a favor do brasil no jogo de loby do congresso americano.

  6. Esse cara acha que os EUA é uma bolha, a política americana voltando seus interesses ao Brasil não é porque nós brasileiros precisamos deles, é exatamente o contrario, como diria o 1maluquinho: tem um monte de brasileiro baba ovo de americano que gosta de gastar seu dinheiro em solo americano; e é exatamente essas conquista de bilhões de dólares anuais que o gov americano quer!Além de todo aquilo que o Brasil representa como parceiro comercial!Seria no mínimo uma estupidez chutar a canela do Brasil!

  7. Se ela pediu a cidadania americana, mas manteve a brasileira tudo bem, tendo DUPLA CIDADANIA, a nossa constituição vale… NADA DE EXTRADIÇÃO!!

    Se a nova cidadania for reconhecida como à de “Cidadão Nato” no país estrangeiro, não de “Naturalizado”, como é para os descendentes por aqui, tem dupla cidadania reconhecida por nossa constituição… então, NADA DE EXTRADIÇÃO!!

    Se ela abriu mão da nossa cidadania e escolheu outra, COMO NATURALIZADA, ela por lei ela perde a nossa, bem, aí sim deveria SER EXTRADITADA!!

    Mas se ainda tem passaporte brasileiro e cidadania, não pode!!

    Tem que verificar a vericidade de toda a documentação apresentada, e sugiro abrir processo no STF de extradição aqui no Brasil, eles verificarão se a cidadã tem ou não ainda a nossa cidadania, e caso não tenha eu só lamento, tem que ir cumprir pena por lá mesmo, o crime foi lá, DEVE SER EXTRADITADA nesse caso!

    Valeu!!

  8. Um caipira deputado… Deu nisso.
    Rs.

    Realmente vejo isso como um caso menor, mesmo porque pouco me importo se os EUA concedem vistos permanentes, ou não…

    Ademais, é preciso que alguém informe ao nobre deputado que o Brasil reconhece, hoje, a dupla cidadania, não sendo mais necessária a opção quando da naturalização, salvo, se o indivíduo serviu em armas em outra nação, nesta condição considera-se renunciada a cidadania brasileira.

    Todavia, no caso citado, prevê-se nas leis brasileiras a possibilidade de julgamento em nossa terra da pretensa assassina, e tenho por mim, que brasileiro algum gostaria de ver impune uma assassina.

    Fosse esse deputado uma pessoa mais centrada, sem traços megalomaníacos eivados em uma pitoresca arrogância saxã, trataria de obter um meio de inicar um processo no Brasil contra a referida assassina (suspeita)… Mas, ele prefere, é claro, tomar medidas que talvez toque no coração do seu eleitorado, que se por acaso se sentir agraciado com tais manobras, revelará ser possuidor de um espírito xenófobo e isolacionista.

    Por fim, agradece a Dassault, e todos aqueles que repetem, dia e noite, que não existem garantias possíveis no que tange aos EUA, pois estes se consideram acima de tudo, e de todos.

    • “…não existem garantias possíveis no que tange aos EUA, pois estes se consideram acima de tudo, e de todos.”
      ———-
      Uma frase lapidar! Vai as origens da insegurança de se criar dependências com o EUA em áreas estratégicas.

Comentários não permitidos.