PROJETO “COMUNICAÇÕES SUBMARINAS”: AVALIAÇÃO OPERACIONAL DO SOFTWARE DE MODEM ACÚSTICO PARA SUBMARINOS DA MARINHA DO BRASIL

comissao-csub-1

De 9 a 11 de abril, aconteceu a primeira avaliação operacional da atual versão do protótipo de modem acústico submarino do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O projeto “Comunicações Submarinas” foi testado na costa do Rio de Janeiro cujo propósito foi praticar a transmissão de dados digitais entre meios de superfície e submarinos.

A Comissão “CSUB I” contou com a participação do Submarino “Timbira”, que realizou a recepção dos dados, e do Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle”, encarregado da transmissão de sinais a partir de uma fonte acústica do IEAPM rebocada. As transmissões foram feitas em duas faixas de frequências, com mensagens de texto recebidas sem erros em diversas ocasiões.

Durante a “CSUB I” foi possível obter um banco de dados com sinais gravados a diferentes distâncias, em diferentes profundidades, e em diferentes cotas de operação do submarino. De acordo com o comandante do Submarino “Timbira”, Capitão-de-Fragata André Martins de Carvalho, os resultados obtidos nessa oportunidade foram satisfatórios e a expectativa é de avanço significativo de desempenho em curto prazo, com o incremento do código do modem, que é totalmente definido em software.

Foto: Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle” acompanhado pelo periscópio do Submarino “Timbira” durante a Comissão “CSUB I”

Fonte: Nomar Omline