O lendário cruzador russo “Aurora”

cruzador russo

O lendário cruzador “Aurora”, um dos símbolos da Revolução Bolchevique de Outubro de 1917, deverá ir para o estaleiro em setembro, para passar por obras de restauração. A informação é de um porta-voz da Marinha Russa. “Os trabalhos se estenderão por 18 meses”, disse o oficial. “E depois o navio voltará para seu lugar no porto, continuando em sua função de museu.”

O “Aurora” desempenhou um papel-chave nos acontecimentos de Outubro de 1917, ao disparar o tiro que foi o sinal para que trabalhadores e soldados bolcheviques tomassem de assalto o Palácio de Inverno em Petrogrado, como então se chamava a cidade de São Petersburgo. Os comunistas tomaram o poder, naquela que era, na época, a capital da Rússia.

Em 1944 o navio foi atracado no cais da cidade, passando a funcionar como um museu flutuante e um memorial da Frota, embora permanecendo como embarcação da Marinha russa. Em 2010, foi descomissionado e passou aos cuidados do Museu Naval Central em São Petersburgo.

A última tripulação militar deixou o navio em outubro de 2012. Em janeiro de 2013, porém, o Ministro da Defesa Sergei Shoigu determinou que o “Aurora” fosse recomissionado e enviado para reparos a fim de “permanecer como um símbolo do patrimônio histórico e da glória naval da Rússia”.

 

Fonte: Diário da Rússia

1 Comentário

Comentários não permitidos.