Militantes do Taleban atacam centro de Cabul

talebanSegundo porta-voz, integrantes de organização humanitária foram alvo do ataque que deixou ao menos sete mortos e quatro feridos

iG São Paulo

Um suicida do Taleban em um carro-bomba e cinco homens fortemente armados atacaram uma pensão de um grupo humanitário internacional na capital do Afeganistão nessa sexta-feira (24), deixando dois guardas mortos e desencadeando uma longa batalha com as forças de segurança.

A Organização Internacional para a Migração (IOM, sigla em inglês) informou que quatro de seus funcionários ficaram feridos, incluindo uma italiana, que está em estado grave. De acordo com a polícia, ao menos cinco insurgentes foram mortos.

O Taleban rapidamente reivindicou responsabilidade pelo ataque contra o IOM, o segundo maior em Cabul em pouco mais de uma semana . Os insurgentes provocaram uma onda de explosões e assassinatos em todo o país, testando a habilidade das forças de segurança afegãs de responder com menos ajuda das forças internacionais, que começaram a retirada de suas tropas   a ser concluída no fim de 2014 .

Um guarda do Nepal e um policial afegão que fazia a segurança do complexo morreram no ataque, e ao menos cinco dos insurgentes também morreram, disse o chefe da polícia em Cabul Mohammad Ayoub Salangi.

Os insurgentes invadiram o prédio com granadas depois de explodir o portão do complexo com um carro-bomba, disse Salangi. Ele disse que a polícia conseguiu esvaziar a pensão e nenhum dos residentes foi morto.

Quatro horas depois da explosão do carro-bomba, os combates se seguiram no bairro Shahr-i-Now, que abriga uma série de complexos fortificados de grupos internacionais.

No fim da noite, as forças de segurança conseguiram entrar no complexo e fizeram uma busca quarto por quarto pelo último insurgente que ainda estava no prédio, disse Daoud Amin, vice-chefe de polícia de Cabul.

Dezenas de policiais afegãos foram enviados para o local do crime em caminhões e ficaram posicionados ao redor da área da primeira explosão. Ao menos um policial ferido foi visto recebendo ajuda.

O porta-voz do Taleban Zabiullah Mujahid disse que os combatentes insurgentes mataram dezenas no complexo, que, segundo eles, foi atacado, porque “é residência de treinadores para a CIA”.

Registros iniciais identificaram o alvo como um complexo das Nações Unidas. No entanto, o representante especial da ONU para o Afeganistão, Jan Kubis, disse em comunicado que toda sua equipe da ONU em Cabul foram contabilizados.

Com AP, BBC e Reuters

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

  1. Segundo ataque dos Talibãns em Cabul em poucas semanas… mas Cabul não era a roca-forte, o supra sumo da segurança dos ocidentais no Afeganistão??

    Isso aí demonstra somente mais um fracasso ocidental, mais uma guerra perdida, é O INICIO DO FIM… O FIM REAL DA GUERRA DO AFEGANISTÃO, onde parece que nada vai parar os Talibans até seu retorno ao poder no país… e demonstra que venceram mais uma vez, 2X0, primeiro contra a URSS e agora bateram a OTAN!!

    Ridículo um grupo de revoltados desses vencer inteiras alianças armadas regulares em pleno século XXI… nos séculos passados tudo bem, mas em pleno ano 2000, com tecnologias de informação, comunicação e propaganda martelante mais financiamento gigante em bancos internacionais para a melhoria de infraestruturas no país conquistando as populações locais à tua causa, e isso sem falar nas armas mesmo, nos novos sistemas de mira e controle de vários sistemas de armas para matar os revoltados lá onde estiverem, a aviação integrada às tropas de terra com táticas de armas combinadas e a robótica Inicial ou de média tecnologia dos drones como armas de ataque direto ou a surpresa ou até mesmo para uso “Kamikaze” se não tiver mais munição.. não… não… podem dourar a pílula o quanto quiserem, sempre vai ter gente pra “Acreditar”… Mas isso aí foi pura incompetência dos estrategistas mesmo, pura cegueira da arrogância!!

    Realmente essa guerra do Afeganistão foi uma piada estratégica, um lixo de compreensão de táticas fora e dentro dos campos de batalha, como obter a confiança da população e tira-los da influencia do teu inimigo(Talibã), o chamado conquistar corações e mentes, que normalmente vencem mais a guerra do que mostrar o tamanho do seu fuzil ou amedrontar com a força do teu braço, ou terrificar a virilidade de tuas armas mortais e avançadas… vale mais do que soldados e tanques atirando uns nos outros… vale mais que ameaçar com ataques nucleares ou químicos… o que como única tática também não daria a vitória, obviamente!

    No fim é o povo daquele país que não se rende ao encanto das “sereias midiáticas”, ao “consumo da felicidade” e aos estilos de vida “Melhores” e mais “Justos” que havemos por aqui no ocidente… bem… então, que vivam como quiserem, não é problema nosso… Isso demonstra mais uma vez que não é “Verdade” esse papo pra boi dormir de ir mudar algo no mundo sem o pedido de ajuda dos locais, nem mesmo de levar a “liberdade” para os oprimidos, isso é somente retórica barata, pois os locais viverão como quiserem eles é que tem que “Querer Mudar sua Realidade”, se unirem e derrubarem seu sistema opressor, seus ditadores e déspotas, não nós estrangeiros irmos lá “Mudar o Mundo”!!

    Pura Retórica pra partidário ou povinho acreditar, se sentir melhor consigo mesmo e útil para os outros, para a sociedade… mas é mentira, é falácia, é manipulação da propaganda de guerra!!

    Essa guerra foi somente pra justificar os interesses de grande lobbys ocidentais que queriam montar os oleodutos para o escoamento da produção da Ásia Central, o que melhoraria a capitalização de empresas privadas energéticas ocidentais, aumentando seu valor agregado em tempos onde todas elas começam a perder valor no mercado internacional devido ao avanço das tecnologias verdes, não é nada a ver com a tão propalada RESPOSTA AOS ATAQUES DE 11/09/2001 pregada pela mídia ocidental, que alias parece cada mais ter sido somente a “desculpa que faltava” para ir lá no Afeganistão fazer mais uma guerra justa pela liberdade, democracia e justiça!

    A arrogância de pensar que basta chegar ali com suas tropas robustas, fortes, modernas e com grandes financiamentos e vencer um grupinho de revoltados religiosos dando uma passeada foi novamente destruída pela realidade do mundo… TOMA NA TUA CARA DE VOLTA ESSA SUA PREPOTÊNCIA!!

    Os Soviéticos já haviam tentado isso, e se vencessem a guerra contra os Talibans, iriam sem duvida melhorar suas reservas internacionais e fortalecer sua posição no mundo geopolítico… mas.. mas.. OPOVO NÃO QUER MUDANÇAS, NÃO QUER UM NOVO ESTILO DE VIDA, e os ocidentais não entenderam isso, e o POVO LOCAL se une, ajuda, encobre, protege e fortalece o teu inimigo, derrotando-te completamente, matando-te lentamente até a vitória dos locais… sem ajuda dos locais não se vencem guerras pelo mundo, nem mesmo nos tempos modernos…

    O ocidente em sua ilusão de capacidades militares extraordinárias não viu isso, o básico em uma guerra, só viu suas próprias forças, crenças e convicções e não o cenário real, o mundo como é, sem o véu de seus ufanismos, crenças pessoais e na verdade absoluta do “Estilo Ocidental”, e ficaram cegos de arrogância… e fáceis de bater!!

    E a derrota veio como predita por muitos, veio depois de uma década de guerra ativa, o tempo pra eles não importa, e essa guerra passará para a história como INÚTIL, pois o inimigo não foi destruído e ainda VOLTARÁ ao poder depois que abandonar o campo, seus OBJETIVOS táticos e estratégicos NÃO FORAM ALCANÇADOS, seus investimentos financeiros na campanha NÃO serão repostos com o saqueio do botim, seu comércio NÃO SERÁ MELHORADO, seu estilo e conceitos de vida NÃO SERÃO REPLICADOS o que NÃO AUMENTARÁ sua influencia Geopolítica, e sua IMAGEM no mundo SERÁ ARRANHADA derrubando a sua propaganda pela região da Ásia e Oriente Médio, O QUE AUMENTARÁ O ÓDIO contra a sua filosofia e estilos de vida e justiça social, e de consequência desse ódio gratuito AUMENTARÁ A INSEGURANÇA do ocidente devido ao surgimento de grupos de extremistas querendo acabar com você e tudo o que você representa que não for igual ao que eles creem como justo, mas o pior de tudo é que teus conceitos operacionais militares SERÃO QUESTIONADOS de forma em que muitos NÃO MAIS TE CONSIDERARÃO capaz de projetar seu poder militar pelo mundo de forma real, mas somente em campanhas com “Prazos de Validade”, campanhas curtas no tempo, não como antigamente onde uma guerra durava décadas e décadas, ou até mesmo séculos, o que demonstra uma fraqueza de sofrer o desgaste do tempo de forma clara, direta e prática, E ISSO SERÁ EXPLORADO CONTRA VOCÊ por seus inimigos… DERROTA CLARA EM TODOS OS SENTIDO PARA O OCIDENTE NESSA GUERRA DO AFEGANISTÃO, NÃO TEM DO QUE SE VANGLORIAR, SÓ PIOROU A SITUAÇÃO!!

    E ainda tinha gente ilusa que tudo era verdadeiro, que os cidadãos locais não contam, só as armas e tecnologias dão conta do recado… acreditar é bom, melhora o moral das tropas, mas existe um limite onde a crença vira ilusão, principalmente nos prepotentes ufanistas, e em gente estupida que se deixa levar pelos comandos de manada lançados pela mídia da propaganda de guerra… no fim é só mais um revés, mais um prego no caixão dessa forma de fazer, é o inicio da decadência americana sem duvida, e sua fraqueza está cada vez mais CLARA diante os olhos dos outros povos, isso é irreparável para o futuro, eu só lamento a oportunidade perdida, mas o objetivo dessa guerra não era fazer uma guerra verdadeira, mas somente um ralo pra gastar dinheiro ajudando os lobbys dos armamentos e as empresas de petróleo depois da vitória, nunca se pensou ou se investiu realmente na conquista para a vitória final, era tudo pra te iludir, tanto de um jeito ou de outro os lobbys ganharam muito com essa guerra, mas o ocidente e principalmente os USA perderam com ela pelo conceito de país, região ou conceito geopolítico, então sente-se e comece a pensar em um mundo novo em que seus netos viverão, nós já estaremos mortos, mas nesse mundo de nossos descendentes não serão os nosso valores ocidentais a governar a humanidade, seremos somente algo que se foi, que passou, que um dia alguns acreditaram, como muitos casos anteriores, como uma nova lição na história da humanidade, e como sempre a história se repete, perdemos a chance de melhorar algo e fortalecer nossas posições, agora já parece tarde demais pra se mudar algo…

    Valeu!!

Comentários não permitidos.