Rússia vai entregar armas à Síria “em estrita conformidade” com contratos

Yakhont

Tradução e adaptação: konner

A Rússia completou a entrega de armas defensivas à Síria, cumprindo à risca as datas especificadas nos contratos entre os dois países, disse nesta terça feira o vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Konstantin Biriulin.

“Em estrita conformidade com os prazos fixados nos contratos”, disse Biriulin ao responder a pergunta de quando a Rússia espera concluir as entregas de armas à Síria sob contratos assinados pelos dois países anteriormente aos conflitos existentes hoje.

Ele explicou que não há um único contrato, mas vários, com prazos para ainda serem efetivados. Por outro lado, de acordo com Biriulin, atualmente por parte da ONU, não há restrições para à exportação de armas defensivas à Síria.

O New York Times informou recentemente citando fontes não identificadas do governo dos EUA, que a Rússia teria entregado à Síria um carregamento de seu novo míssil supersônico Yacont. Este míssil tem um alcance de 300 km, e destina-se a destruir navios de superfície e possui grande capacidade de resistir a medidas eletrónicas (Jammer).

missil Onix

De acordo com as fontes citadas, que não especificaram a data da entrega, estes novos Yacont incorporam um sistema de orientação modernizado para aumentar sua eficácia. Um especialista consultado pelo jornal também disse que, com a ajuda destes mísseis o regime sírio poderia enfrentar navios ocidentais longe de suas costas.

Perante esta informação, o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov reiterou nesta sexta-feira que a Rússia está fornecendo armas para a Síria, “sob contrato” e “sem violar os acordos internacionais e legislação nacional sobre controle de exportação”.

O ministro das Relações Exteriores russo também ressaltou que seu país esta fornecendo armas a Damasco defensivas e, portanto, não irão alternar o equilíbrio de forças na região. “Eu não entendo por que os meios de comunicação buscam sensacionalismo com isso”, disse ele.

http://sp.ria.ru/international/20130521/157126025.html

Fonte: RIANOVOSTI

2 Comentários

  1. É uma negociação entre dois países soberanos e a Rússia fez o certo,no mais as armas são defensivas,se bem que no caso do Yankont pode ser considerada uma arma ofensiva ao meu ver.
    Mas contrato assinado tem que ser cumprido, isso dificulta um pouco as ações de uma coalizão de covardes ocidentais tentando enfiar goela abaixo a tal democracia ocidental que cada vez mais espiona seus cidadões.

Comentários não permitidos.