Frota russa do Báltico recebe a sua primeira corveta Furtiva “Corajosa”

Corveta Russa

Informações: Rustam, Moscou

Texto tradução e adaptação

E.M.Pinto

Frota russa do Báltico recebe a sua primeira corveta Furtiva “Corajosa” , “Courageous”, o navio do Project 20380 construída para a Frota do Báltico, está oficialmente entregue aquela administração, com a sua incorporação, a Marinha russa passa a ter agora 4 navios desta classe.

corajosa (2)

A mais nova Corveta  construída no estaleiro “Severnaya Verf” em São Petersburgo, levantou solenemente a bandeira naval da Rússia nesta última quinta feira.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ standard=”http://www.youtube.com/v/yX9z7dRrAIY?fs=1″ vars=”ytid=yX9z7dRrAIY&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9955″ /]

corajosa (1)

Armada com um canhão principal de 100 mm  e sistemas de mísseis antiaéreos, mísseis supersônicos e armas automáticas a corveta opera ainda um helicóptero KA-27.

Imagem: Base Militar http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=16&t=2521&start=15
Imagem: Base Militar

Suas principais características são: multi-função, flexibilidade, compactação e baixo perfil RSC e infravermelho, alto nível de automação e integração de sistemas.

Project 20380

 

4 Comentários

  1. Um navio e guerra é uma plataforma móvel de sensores e armas, neste caso muito bem aproveitada, porque fartamente municiada de sensores e armas.

    Nossos almirantes bem que podiam se inspirar neste exemplo e parar pensar em somente em tamanho… Grandes navios raquiticamente armados são o padrão na MB…

    • “Grandes navios raquiticamente armados são o padrão na MB…”

      Que é isso bixo, dê uma olhada no padrão real da MB:

      1 Porta Aviões
      24 Caças Multipropósito Embarcados
      3 Aviões Radar Embarcados
      3 Fragatas Anti-Aéreas
      2 Fragatas Multipropósito (ASW e ASuW)
      2 Corvetas
      1 Navio de Suporte, Suprimentos e Reabastecimento
      12 Helicópteros Multipropósito Embarcados (ASW, ASuW e Reconhecimento).

      Obs.: sonho meu.

  2. É um belo exemplar. Cada vez mais que leio sobre defesa, acho que nossa política de defesa está muito mais parecida com a russa do que com a americana. Isso tanto para a marinha, quanto para o restante das forças armadas: exército e força aérea. Não precisamos tanto de forças de projeção, estas devem existir mas em quantidades menores. Mas necessitamos com certeza de uma quantidade maior de frotas costeiras, e, neste caso as corvetas stealth, multifunção, bem armadas, é claro, e mais “baratas” atenderiam mais as nossas necessidades, assim como uma frota maior de subs, tipo o U214 ou U 209P trident, alemão, de extrema “invisibilidade” e grande profundidade para guardar nosso litoral e tesouro petrolífero. O resto é ilusão, sonho, blá, blá, blá de militares que parecem não conhecer a realidade histórica deste país.

Comentários não permitidos.