Patrícia Campos Mello
Dia 28 de maio, o senador boliviano Roger Pinto vai completar um ano de asilo dentro da embaixada brasileira em La Paz. O governo de Evo Morales se recusa a dar salvo-conduto para o senador para que ele possa ir para o Brasil em segurança. A situação está bem longe de ser resolvida, segundo fontes envolvidas nas negociações.
Não só isso, o governo de Evo Morales vem usando os corintianos presos na cidade de Oruro como moeda de troca. São 12 torcedores brasileiros que estão detidos há três meses acusados de matar o estudante Kevin Espada, de 14 anos. O governo brasileiro pede o relaxamento da prisão dos brasileiros, e permissão para cumprir prisão domiciliar.
Comparemos a situação com a libertação do dissidente chinês cego Chen Guangcheng no ano passado. A negociação entrou para o currículo da secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton como um dos pontos altos de sua gestão. Em pouco mais de um mês, Hillary conseguiu negociar com o governo chinês, que dificilmente pode ser chamado de um aliado, o salvo-conduto para Guangcheng.
Já a Bolívia, suposta aliada do Brasil na Unasul, e que negocia adesão plena ao Mercosul, dá uma banana ao Brasil. Não seria caso de falar grosso com o governo de Evo Morales?
O governo boliviano chegou a pedir a cabeça do embaixador Marcel Biato. Biato ganhou umas férias providenciais de um mês e meio e diante de pressões de parlamentares, voltou há pouco para a embaixada.
Mas não se sabe quanto tempo vai ficar.
A Unasul foi célere ao condenar a recusa do Reino Unido de dar salvo-conduto a Julian Assange, o fundador do Wikileaks asilado na embaixado do Equador em Londres. E quanto a Roger Pinto? Silêncio ensurdecedor.
Roger Pinto fez denúncias contra o governo Evo, entre elas a suposta participação de ministros no tráfico de drogas. Ele é alvo de mais de 20 processos na Bolívia e diz que Evo usa a Justiça para persegui-lo.
Os casos do senador e dos corintianos são os últimos capítulos de uma relação que vem azedando rapidamente. O governo Evo cancelou o contrato com a construtora OAS para construir uma estrada que cruzava um parque nacional e teve resistência de indígenas. A OAS não recebeu indenização e ainda ficou com o prejuízo de tudo o que já havia executado da obra.
“Existe um problema de origem na relação do Brasil com a Bolívia, nós só cedemos, cedemos muito; quem muito se abaixa acaba mostrando o que não deve”, diz o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, que esteve no país tratando do caso dos corintianos e do senador de oposição. “Estamos acompanhando o grupo de trabalho (de negociação sobre o asilo do senador), mas as coisas não saem do lugar.”
Entre políticos de oposição e familiares, há cerca de 100 refugiados políticos bolivianos atualmente no Brasil, segundo uma fonte do governo. “Trata-se de um ponto de inflexão na região, são regimes progressistas que trouxeram melhoras sociais, mas isso não legitima o comportamento autoritário”, diz a mesma fonte. “É o lado duro da liderança regional, requer que se digam as coisas desagradáveis também. Não dá para demonstrar só benevolência com os vizinhos.”
Mas a presidente Dilma, aparentemente, não quer comprar essa briga com Evo. E deixa o Itamaraty de mãos atadas.
Isso é consequencia da politica vermelha, e eu nem tou falando de ideologia, que o governo do Brasil tem entoado para fazer transparecer que é parceiro dos Bolivianos ou vice versa, foi por isso que eles literalmente c…..m em nossas caras qdo desapropriaram os ativos da petrobras!Esquece-se o gov. da Bolivia que no Brasil tem milhares de bolivianos tentando a vida e que aqui são abrigados pelo povo brasileiro, sem ideologia, sem preconceito!Tá faltando mão firme de um homen nesse imbloglio!Qdo os generais mandavam, e nem tou defendendo ditadura, todos na america latina sabiam quem era o leão!O Brasil sempre foi respeitado por essas republiquetas que são nossos vizinhos!Tá na hora de bater na mesa dona presidenta!
CHEGA DE CONVERSA FIADA!!!… se tivessemos um governo de saco roxo e tivessemos a cultura do CACETE, bastava UM Mi-35 recheado, pousando na embaixada brasileira e depois na prisão onde estão os brothis coringanos, trazer todos pra cá e se preciso fosse debaixo de bala… simples assim… mas não somos yankes, antes bananas… que inveja dos mariners of america!!!… perder pra bolivia, ganhar de quem?… isso é para os corinthianos aprenderem a votar… apoiaram os vermelhuxos e agora tão chupando o dedo… rsrsrsrsrs… otarios… votem no pt… quem sabe em 2114 os manos ja tarão aqui… rsrsrsrsrsrs…
Nada haver,aqueles corinthianos podem não ter matado o garoto,mas levaram morteiros,sairam para uma viagem de ônibus para um país que fica bem longe, e quem patrocinou isso,a Instituição Corinthians não tem nada haver,as essa torcida organizada chamada Gaviões tem uma fama terrível,e fazem jus,eu vejo como acertada,estão presos para serem investigados,a coisa é bem simples,muitos baderneiros brasileiros acham que a lei do país dos outros é igual a nossa,aonde se passa a mal na cabeça de quem faz M,não é bem assim,veja o caso que a escola de samba gaviões da fiel fizeram no carnaval paulista,e qual foi a punição ?.
E eles estão sendo bem tratados na bolívia,até melhoram a aparencia,perderam aquele ar de arrogancia,caracteristico desse pessoal,a cadeia boliviana fez bem a essa turma,queria ver se fosse nos E.U.A,iriam pegar uma cana violenta numa daquelas cadeias macabras nos E.u.a.
Os bolivianos poderia colocar esse pessoal vendo e ouvindo esse video durante os meses que falta para terminar a investigação.
http://www.youtube.com/watch?v=RHrzKwhODOA
Concordo Barca, vai se criar um incidente diplomático com a Bolivia por causa de bandidos que estão acostumados a matar torcedores rivais aqui no Brasil, ou estou mentindo?, erraram feio quando mataram na Bolivia, tem que levar essa lição para aprenderem a respeitar os outros, se a justiça brasileira não ensina que seja ensinado pela justiça da republiqueta boliviana. Quanto a Petrobrás é importante dizer que toda nação tem direito de nacionalizar seus ativos, como ficaria o Brasil se os EUA tomassem nossas riquezas por serem mais armados que o Brasil? ficariamos felizes? então não podemos dar aos outros aquilo que não queremos para nós.
Ta mentindo!!
A não ser que os presos lá sejam os assassinos dos “torcedores rivais aqui no Brasil” que vc menciona o senho me surpreende com a defesa da prisão de pessoas cujo a justiça não apresenta provas.
Seria como prender vc porque seus vizinhos são assassinos, mas como vc mora perto também é culpado. Mas parabéns pelo pensamento medieval.
Um texto que não informa, mais uma vez. O Sr. Roger Pinto é acusado de crimes de mando, e contra o Estado…
Quanto aos corinthianos: levam sinalizadores, disparam contra a torcida adversária e matam uma criança: vamos nos desgastar em um esforço diplomáticos para soltá-los?
Piada.
Os corinthianos contam com assistência jurídica e acompanhamento do consulado, não é preciso mais.
😉
A questão é que um dos princípios basilares da nossa política externa é a concessão de asilo. E uma vez que a Roger já foi concedido asilo político, não há como retroceder agora. E quanto aos corintianos o fato mais gritante é que as garantias dos mesmos, asseguradas pelo Pacto de San Jose da Costa Rica, não estão sendo observadas tanto que até a presenta data não foram apresentados a um juiz.
Concordo HMS TIRELESS
O pessoal ta confundindo as coisas. Exite pessoas (brasileiros) inocentes presos em um país vizinho. Prender gente inocente porque uma pessoa (que a policia não sabe quem é) matou outra não é justiça é barbare ou a famosa burrice da pior especie.
pode ficar preso a vida toda la menos 12 otario em são Paulo ,agora ver tanto a rede globo e a bandeirantes fazendo tudo para isso virar uma guerra ,não conseguiram com a petrobras não conseguiram com a estrada ,agora a desculpa é os curintianus vai catar coquinho ,aqui no brasil tem muito mas de 12 bolivianos em regime de trabalho escravo e vocês não fazem nada .hipócritas tanto essa rede esgoto de televisão quanto essa rede bandeirantes fascista.
No caso dos brasileiros presos é sim uma violação dos direitos e nesse caso o governo devia mostrar que brasileiro tem apoio do governo onde tiver desde que seja inocente e no caso pelo menos a grande maioria é inocente.
Diplomacia tupiniquim..kkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Conhecem aquela musica…¨que país é esse,que país é esse…..!! melhor eu calar a boca!.