VBTP-MR 6×6 Guarani – Lote de Experimentação Doutrinária

guarani1

Uma VBTP-MR 6×6 Guarani com seu defletor extendido e equipado com torreta Platt, no momento em que realiza a transição da água para terra na raia especialmente construída para este teste nas instalações do CAEx (Fotos: CAEx / CECOMSEX)

Dando prosseguimento a implementação do Projeto Estratégico do Exército (PEE) “Guarani”, o Centro de Avaliação do Exército (CAEx) recebeu em maio para testes os veículos do “lote de experimentação doutrinária”. Estes VBTP-MR estão sendo submetidos a rigorosas avaliações em campo.

guarani2

Teste de transposição de curso dágua: um Guarani equipado com a torreta Platt inicia o teste

Cada carro deve passar por análises de desempenho em situações como rodar 78.000 km, navegar em uma raia especialmente construída nas instalações do CAEx, de modo a simular a transposição de rios e lagos (capacidade anfíbia), ser submetido a frenagens e inclinações abruptas, transposições de rampas em diversos ângulos de entrada e saída, testes de aceleração, velocidade máxima, eficiência da transmissão automática, facilidades de mantenimento e manutenção, etc.

guarani3

Teste de transposição de curso dágua: um Guarani equipado com a torreta Platt navega pela raia

Após o término dos testes, as viaturas serão avaliadas no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rio de Janeiro/RJ), no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria/RS) e também no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (Foz do Iguaçu/PR), esta última unidade responsável também pela validação do Guarani como ítem fundamental de outros PEE como o Sistema Proteger, já que encontra-se localizada próximo da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipú, responsável por quase 20% da energia elétrica produzida no país.

guarani4

Teste de rampa: o Guarani é avaliado em subidas íngremes e descidas abruptas, com grandes ângulos de entrada e saída, momento em que se exige muito do conjunto motor-transmissão, sistema de arrefecimento e freios da viatura. Nas fotos abaixo, a VBTP-MR 6×6 Guarani está equipada com a torre de canhão 30 mm UT30BR, da Elbit Systems, e integrada ao carro pela AEL Sistemas.

guarani5

Teste de inclinação: o Guarani deve apresentar extrema tolerância as imperfeições do terreno, mantendo-se estável e comandável nas mais diversas situações.

guarani6

O Guarani será utilizado na 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec – com sede em Cascavel e subordinada a 5ª Divisão de Exército)  dentro de um contexto de estabelecimento das doutrinas e táticas de emprego que pressupoem alta mobilidade, velocidade e capacidade aerotransportável pelos futuros KC-390 ou os veteranos C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), oferecendo as unidades do Exército Brasileiro (EB) equipadas com o carro uma excelente capacidade de pronta resposta a qualquer ameaça nas suas áreas de atuação.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

9 Comentários

    • general-lee,

      Na primeira e na segunda fotos, aparentemente sim… Sobre o segundo e o terceiro eixos, parece haver uma chapa extra de blindagem…

    • Também notei. Ainda bem, porque a blindagem original do veiculo parecia ser bem fraquinha, mas isso é comum, o projeto original geralmente tem menos blindagem, o com o tempo vão modificando o veiculo tornando-o mais resistente.

  1. Pena que não haverá uma versão com canhão de 105mm…teremos de nos contentar com um canhão de 90mm

    • HMS TIRELESS

      Creio que um canhão de 105mm seria muito pesado… Uma peça de 90mm já estaria de bom tamanho para a função a que se destina…

  2. Essas rampas estão muito lisinhas, o teste deveria ser feito em solo real, molhado, com risco de atolamento e deslizamento, aí sim, ficava bem testado.

Comentários não permitidos.