Morre ex-ditador argentino Jorge Videla

Argentine Dictator Jorge Rafael Videla

Videla, que liderou a ditadura que governou a Argentina entre 1978 e 1983, cumpria pena de prisão perpétua, embora jamais tenha reconhecido o tribunal que o condenou e se dissesse um ‘preso político’.

O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla morreu nesta sexta-feira em sua cela, aos 87 anos. Videla foi o cérebro da ditadura que governou a Argentina entre 1976 e 1983, período em que desapareceram cerca de 30 mil pessoas, segundo organizações de direitos humanos.

O ex-ditador foi condenado a várias penas de prisão perpétua por crimes contra a humanidade durante o governo militar. Videla, que estava detido em uma prisão comum da província de Buenos Aires, morreu de causas naturais, segundo o canal C5N.

“Durante a noite não se sentia bem, não queria jantar e esta manhã o encontraram morto na cela”, disse à imprensa Cecilia Pando, presidente da Associação de Familiares e Amigos de Presos Políticos da Argentina (AFYAPPA), como se autodenominam os militares condenados por crimes na ditadura.

4125_zoom

Jorge Videla estava preso em Buenos Aires

Videla foi condenado pela primeira vez em 1985 a passar o resto da vida atrás das grades por terrorismo de Estado. Mas, em 1990, o então presidente Carlos Menem o indultou. Na ocasião, no entanto, não foram julgados os roubos de bebês, razão pela qual Videla voltou à prisão em 1998, onde permaneceu somente 38 dias. Por estar acima dos 70 anos, conseguiu o benefício da prisão domiciliar.

Em 2008, Videla regressou ao cárcere. E, em 2010, depois da anulação das leis de perdão e indultos pelo governo de Néstor Kirchner, o ex-ditador foi condenado pela segunda vez à prisão perpétua pelos crimes contra a humanidade cometidos na província de Córdoba.

Além de ter sido condenado à prisão perpétua, o ex-general foi destituído da patente militar pela justiça civil, que ele nunca reconheceu.

“Como fiz antes, quero manifestar que este tribunal carece de competência e jurisdição para me julgar pelos casos protagonizados pelo exército na luta contra a subversão”, disse na terça-feira passada ao depor em um julgamento sobre o Plano Condor, a coordenação da repressão das ditaduras do Cone Sul .

Quase 500 crianças foram roubadas por militares, policiais ou outras pessoas durante a ditadura, de acordo com a organização Avós da Praça de Maio, cujos trabalhos permitiram que 108 delas recuperassem a verdadeira identidade.

 

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. Gen Viola foi condenado a prisao perpetua pelos crimes que foram cometidos durante o periodo em que foi presidente da Argentina. No Brasil trinta anos apos a queda da ditadura, querem condenar os militares que cometeram crimes durante o regime militar. Minha pergunta para que serve toda essa farsa agora no Brasil e na Argentina. Se os que controlam a politica nacional no Brasil e na Argentina quisessem realmente prevenir uma futura repeticao de regimes militar, teriam avancado o processo revolutionario que forcou os militares entregarem o poder e nao permetirem o retorno desses militares aos quarteis, mais ao contrario, deveriam ter mobilizados a populacao para uma guerra total contra as forcas armada que resultassem no seu desbandamento e a recriacao de uma nova forca forca militar tal qual sucedeu na Uniao Sovietica em 1917, quando Leao Trotsky utilizou-se pessoal do antigo exercito imperial para recriar o entao chamado Exercito Vermelho. O objetivo dessa charada de julgar esses antigos militares, criminosos sim, mas isso para mim e irrelevante nessa questao, e desviar atencao do fracasso desses dois governos em prevenir o efeito da crise economica mundial no Brasil e na Argentina. Reafirmo, com a restricao de consumo pela populacao norte americana e europeia devido a escasses de credito, China tem o seu mercado para exportacao de sua producao industrial reduzido. Queda na exportacao resulta numa diminuicao no comercio de importacao, afetando o comercio de exportacao do Brasil e da Argentina. Dai o fim do milagre economico brasileiro de Cardoso, Lula e Dilma. Nao ri dos gregos, cipriotas, portuguees, espanhois e italianos porque mutato nomine de te fabula narratur.

    • Não misture as coisas, nenhum investigado pelos crimes da ditadura será preso (o que é lamentável), e outra, crime é crime cometeu tem (ou teria) que pagar.

  2. ditador troca e coloca traídor da nação argentina ,pronto .
    e outra essa guerra das malvinas eles esses militares da ditadura fizeram de tudo para perder a guerra ,engana os ze povinho os guerreiros sabem que vocês FIZERAM O JOGUINHO SUJO
    eles foram para guerra com os navios sem condições despreparado totalmente ,foram para perder e dar justificativa da Inglaterra ter hoje subnucleares na ilha como base militar
    por isso que la na argentina eles foram julgados e condenados pois conseguiram ser mais traidores ainda que os entreguistas daqui

  3. Depois 30.000 mortos aproximadamente 500 bebês sequestrados. Ficou preso muito pouco tempo… Isso pra não aconteça lá, aparecer um juiz do STF dizendo que foi um mal necessário.

Comentários não permitidos.