Paraguai deve ser vagão da locomotiva brasileira, disse Cartes

Horacio_Manuel_Cartes_Jara-472x350

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, afirmou que seu país deve ser o melhor vagão da potente locomotiva brasileira. Durante uma visita ontem à noite a uma feira industrial no estado de Alto Paraná, Cartes se reuniu com empresários da região e reafirmou que seu governo quer trabalhar com o Brasil e não contra.

Em clara referência aos permanentes ataques que o atual governo de Federico Franco faz ao gigante vizinho, Cartes propôs que o Paraguai tem energia, necessidade mundial que compartilha com o Brasil e é razão para serem felizes juntos.

Nossa política de relacionamento com o Brasil não será de enfrentamento, mas de diálogo, destacou ao falar em uma região do país onde estão assentados muitos empresários e grandes proprietários agrícolas de nacionalidade brasileira.

Afirmou que deseja falar pouco e trabalhar muito nos primeiros 100 dias de seu governo, também se pronunciou a favor de um cadastro nacional para revisar títulos de terra no país e defendeu as maquilas, regime industrial de trabalho intensivo e de baixa qualificação, para atrair investimento.

O rico empresário convidou as indústrias brasileiras a se instalarem na região, indicando que aqui podem ser bem mais eficientes e pediu que sejam implementadas medidas claras para promover investimento.

Em relação à situação interna, Cartes reafirmou que o Partido Colorado, pelo qual foi eleito Presidente da República, cometeu erros no passado, abandonou as pessoas, deve pedir desculpas e retificar rumos, pois deu as costas aos humildes.

Estamos convencidos de que neste país a ordem pode ser colocada. Eu não quero paraguaios na Espanha nem na Argentina, pois até agora a gente continua cruzando o rio procurando melhores horizontes, concluiu em referência ao alto índice de emigração.

Fonte: Prensa Latina

6 Comentários

  1. Cara esperto!É por ai mesmo, nada adianta ficar pixando o Brasil de imperialista e pedindo quinquilaria de guerra de volta, só pra desafiar e nada acrescentar a relação!Temos é que somar, graças ao Brasil há lá muitos brasiguaios produzindo soja e fazendo do Paraguay o terceiro maior produtor de soja do mundo!Temos muito que compartilhar, por exemplo, o Paraguay pode tirar vantagem dos altissimos imposto brasileiros, atrair as empresas brasileiras que lá podem produzir e vender de volta pro Brasil!As possibilidades são enormes!

  2. Hum! esse presidente paraguaio ta começando a falar portugues…quase igual ao nosso,mas ainda tenho resalvas quanto a esse discurso de bom samaritano,,,,, sds

  3. Cuidado nunca é demais, sabe como é, um olho no peixe e outro no gato… mas esta atitude deve sim ser vista com bons olhos…

  4. Olha como as coisas mudam… A operação aqui é somar, junto com os outros países da América do Sul.

  5. Se ele for pragmático, nosso governo certamente será. Uma maior integração entre os dois países é vantajosa para ambos.

  6. Vamos aguardar, o discurso é muito bom. Lembro que o atual governo trabalhista brasileiro é apoiado por vários bilionários e muitas corporações, que estão rachando de ganhar dinheiro. Capitalismo bom, é capitalismo que todo mundo ganha dinheiro, inclusive os miseráveis.

Comentários não permitidos.