Esquadrão Pacau realiza operação continuada com as aeronaves F-5EM

f5

Aeronave F-5EM utilizadas na Operação Continuada na Base Aérea de Manaus (Fotos: S2 Jacaúna/FAB)

Os caças F-5EM já estão 100% operacionais no ambiente amazônico

Roberto Valadares Caiafa 

O Esquadrão Pacau (1°/4° GAV) realiza, nesta e na próxima semana, a Operação Continuada com as aeronaves F-5EM. A atividade engloba missões de combate aéreo, reabastecimento em voo e interceptação, efetuando decolagens e pousos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Manaus (estado do Amazonas). Com um treinamento intensivo de decolagens diurnas e noturnas, o exercício visa a alcançar os objetivos propostos pelo Comando da Aeronáutica no que se refere à qualificação operacional.

f52

Nesse sentido, os pilotos, os mecânicos e o pessoal de apoio do próprio esquadrão e da Base Aérea de Manaus (BAMN), bem como os controladores do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) treinam operando desdobrados em um aeródromo diferente do usual. Para a missão, o Esquadrão Pacau também conta com o apoio da Unidade Celular de Intendência (UCI) e do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), que fornecem suporte de alimentação, de transporte e de logística para a consecução das missões.

pacau

Barracas da UCI dão suporte à Operação

“O objetivo é que a unidade treine a operação desdobrada em um aeródromo fora de nossa sede. Com isso, nós exercitamos nossa capacidade de mobilidade de operar com meio logísticos reduzidos”, disse o Comandante do 1°/4° GAV, tenente-coronel Francisco Bento Antunes.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

2 Comentários

Comentários não permitidos.