Coreia do Norte não tem ogivas nucleares, diz fonte americana

corea

O governo da Coreia do Norte ainda não desenvolveu uma ogiva nuclear capaz de ser instalada em um míssil, afirmou um funcionário americano, em contradição com recentes relatórios da inteligência dos Estados Unidos.

Pyongyang afirmou que seu terceiro teste nuclear, em realizado em fevereiro, incluiu um dispositivo “miniaturizado e mais leve”, o que provocou especulações sobre o desenvolvimento de tecnologia crucial para colocar dispositivos nucleares em seu sistema de mísseis.

O teste nuclear – o mais potente realizado até agora pelos norte-coreanos – aconteceu apenas dois meses depois do lançamento com sucesso de um foguete de longo alcance, que vários países consideraram um teste de míssil balístico.

“Eu não acredito que eles (os norte-coreanos) tenham a capacidade de miniaturizar uma ogiva nuclear, colocá-la em um míssil, desenvolver o sistema de decolagem e direção, e acertar o alvo”, disse uma fonte do governo americano que pediu anonimato.

O comentário contradiz um relatório recente da Agência de Inteligência da Defesa dos Estados Unidos, que sugeriu que a Coreia do Norte pode ter obtido êxito na miniaturização.

O teste nuclear de fevereiro provocou sanções do Conselho de Segurança da ONU, que geraram uma escalada da tensão militar em toda a península coreana. No momento mais crítico, a Coreia do Norte ameaçou executar ataques nucleares preventivos contra Estados Unidos e Coreia do Sul.

O funcionário americano disse que o recente envio dos bombardeiros B-52s e B-1 Stealth, ambos com capacidade de transportar armas nucleares, evidencia o compromisso dos Estados Unidos de conter a crise nuclear. “Não acredito que a Coreia do Sul precise desenvolver a própria capacidade nuclear”, disse.

Na terça-feira, um conselheiro do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, iniciou uma visita surpresa a Coreia do Norte, em meio às especulações sobre o desejo de Pyongyang de reabrir o diálogo com outros países. O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suda, não revelou detalhes sobre a visita de Isao Iijima.

Imagens divulgadas pela televisão japonesa mostraram Iijima apertando a mão de Kim Chol-ho, vice-diretor do departamento de assuntos asiáticos do ministério norte-coreano das Relações Exteriores. Segundo o canal japonês NHK, Iijima deve ficar no país até o fim de semana.

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. E é improvável que tenha mesmo… Uma coisa é explodir um trambolho embaixo de uma montanha… Outra é desenvolver um artefato compacto o bastante para que possa ser levado em um míssil…

    • Exato RR, isso aí é tudo jogo de poderes…

      Quero ver montar nesses mísseis que estão testando…

      E quero ver a China e a Rússia ajudarem a reduzir as dimensões e como montar em misseis.. duvido que ajudem!!

      Valeu!!

  2. Concordo com você RR!

    Na minha opinão é mais uma ameaça super-dimensionada tipo Al Qaeda, Comunistas, Iraque, Libia, Irã, Narco traficantes etc… enquanto isso 21 trilhôes em paraíso fiscais, é isso que as pessoas mais ricas do mundo escondem em paraísos fiscais por todo o mundo. E poderia ser mais, até US$ 32 trilhões; a quantia real é, obviamente, quase impossível de determinar.

  3. Faz me relembrar minha era de militante na decada 1970 na Inglaterra. Um dia apos um “meeting” encontrei me com o entao lider maximo de uma organizacao trotskista radical na Inglaterra. RCT. Frank Furedi, o lider desse grupo era hungaro-judeu, que conhedor da lingua russa e outras linguas faladas no leste europeu, tinha acesso a melhores informacoes, do que a gente que dependia de jornal ingles. Disse me Furedi. “Nao confia no que le nesses jornais. Isso nao e informacao, mas desinformacao. Esses jornais na epoca apregoavam a Delenda Russa ,diziam do perigo belico sovietico, os mais de esquerda teciam comentarios sobre .o crescimento fenomenal da capacidade industrial sovietica. Furedi falava que a economia russa estava as vesperas de uma implosao. O regime esta caindo de podre. Essa campanha na midia sobre o perigo sovietico era propaganda organizadas pelo Pentagono e CIA com o intuito de prevenir um corte nas verbas destinadas a gastos militares por parte dos governos ocidentais que se achavam em crises financeiras na epoca. Menos de 10 anos mais tarde a Uniao Sovietica implodiu e desapareceu do mapa. Hoje o mesmo ocorre com o suposto perigo militar norte coreano. Delenda Norte Corea outra vez. Mas na verdade o governo norte americano sabe, tem informacao que o regime norte coreano nao representa ameaca a ninguem. Se atacar e porque se sente acuado e decidiu cometer suicidio. Mas na verdade esse campanha contra Corea do Norte nao visa esta mas China. O EUA necessitam uma guerra contra China agora, asnteds que essa cresca mais industrial e militarmente. Cedo ou mais tarde China, se o sistema capitalista sob a hegemonia norte americana prevalece, tera de forcar a substituicao do dolar como dinheiro reserva, terminar com o privilegio norte americano de imprimir/digitar dolares para pagarem suas despesas. Os nortes americanos sabem disso e por isso lhes sao conveniente uma guerra agora,enquanto eles tem supremacia belica. Dai usar Corea do Norte.

Comentários não permitidos.