Vídeo de rebelde sírio ‘comendo coração de soldado’ gera protestos

relelssyria

Um vídeo que parece mostrar um rebelde sírio comendo um pedaço do coração de um soldado morto foi duramente criticado.

O grupo americano de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch identificou o rebelde como Abu Sakkar, um conhecido insurgente da cidade de Homs. De acordo com a organização, o ato de Sakkar constitui um crime de guerra.

A principal coalizão de oposição síria informou que Sakkar será levado a julgamento.

O vídeo, que não pode ter sua veracidade confirmada de forma independente, parece mostrar o rebelde cortar o coração do soldado.

“Juro por Deus que vou comer seus corações e seus fígados, soldados de Bashar, o cão”, afirma o homem no vídeo junto ao corpo do soldado, se referindo ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Líder rebelde

O Human Rights Watch (HRW) diz que Abu Sakkar é o líder do grupo chamado Brigada Independente Omar al-Farouq.

“A mutilação de corpos de inimigos é um crime de guerra. Mas, uma questão ainda mais séria, é o agravamento da retórica sectária e da violência (na Síria)”, disse Peter Bouckaert, da HRW, à agência de notícias Reuters.

Segundo o grupo, não importa qual dos lados na Síria esteja envolvido em crimes de guerra, todos precisam saber que não existe impunidade e que serão levados à Justiça.

O HRW diz que Abu Sakkar já tinha sido filmado disparando foguetes contra áreas xiitas do Líbano e posando ao lado de corpos de combatentes do grupo militante libanês Hezbollah – que estão ajudando forças do governo sírio.

O vídeo mostrando Sakkar comendo o que parece ser um pedaço do coração de um soldado foi postado no domingo e é, segundo o correspondente da BBC em Beirute, Jim Muir, um dos mais chocantes já divulgados em mais de dois anos de guerra na Síria.

A ONU diz que 70 mil pessoas foram mortas desde o início da rebelião contra o governo de Bashar al-Assad em março de 2011.

Já o Observatório Sírio para Direitos Humanos, grupo com base na Grã-Bretanha, afirma que o número de mortos chega a um total de 80 mil.

Muitos sírios já fugiram do país e mais de um milhão de pessoas foram registradas como refugiados, segundo a ONU. Destes, pelo menos 300 mil estariam na Turquia.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Que montagem escrota essa foto com o Tio Sam e os rebeldes com bandeiras americanas,por acaso é uma tentativa pró-esquerdista de associar a atrocidade aos americanos?! Se for fiquem sabendo que não colou…Sejam mais imparciais,não fiquem subliminarmente associando os EUA a isso,deixem de ser ridículos!!!

    • Meu caro João Gabriel:
      .
      — ‘Se’, somos ridículos, por favor, puxe uma cadeira e sente-se, fique a vontade, você está no lugar certo.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Eu gostaria de saber como esse Observatório Sírio de Direitos Humanos conquistou tanta credibilidade e apoio das redes de Mídia Tradicionais em tão pouco tempo.

    • Quem tem apoiado, vendido armas, treinado, dado meios de combate aos rebeldes são principalmente os EUA. Então eles tem sim responsabilidade pelas desgraças que ocorrem lá.

    • João Gabriel ,não morro de amores pelos vermelhinhos, mas é inegável que os EUA financiam os “Guerreiros da Liberdade” , foi assim com o taleban, com o Osama ,Líbia e por aí vai.
      Só procure se informar melhor ,este espaço é democrático e imparcial poste sua opinião ,mas seja só um pouco cortez se não for pedir muito.

    • Nada mais justo que essa imagem… afinal SÃO OS USA QUE FINANCIAM OS REBELDES QUE COMBATE NA SÍRIA… e até usam o canibalismo pra tentar ficarem mais fortes espiritualmente…

      Não tem nada de novo, parcial ou injusto nessa imagem, condiz com os fatos!!

      Valeu!!

Comentários não permitidos.