Defesa & Geopolítica

EDS A-29 Super Tucano – Poder de fogo similar aos caças a jato F-5EM

Posted by

A29

O A-29 ST recebe um reforço considerável na sua carga paga de armamentos. Na foto do Tenente Vieira, é possível ver duas destas armas nos pilones de cada asa da aeronave, um poder de fogo similar ao utilizado pelos caças a jato F-5EM (Fotos: Ten. Vieira/FAB)

Bomba nacional BAFG-230 pode ser transportada em pares sob cada asa da aeronave

O teste balístico do emprego simultâneo de quatro bombas BAFG-230, armamento de emprego geral utilizado pela aeronave de caça A-29 Super Tucano e fabricado no Brasil, foi realizado na quinta-feira (09/05) no Campo de Provas Brigadeiro Velloso durante a Operação Cachimbo A-29, que reúne os Esquadrões Escorpião(1°/3° GAV), Grifo (2°/3°GAV) e Flecha (3°/3° GAV) da Força Aérea Brasileira.

A292

Esta configuração na aeronave A-29 nunca havia sido empregada antes. A aeronave FAB 5960, A-29 Super Tucano, decolou às 15h, da Serra do Cachimbo, para realizar o lançamento das 4 bombas nas áreas já preparadas para treinamento de armamento real pelas aeronaves da FAB. No cockpit estava o comandante do Esquadrão Grifo, tenente-coronel Franco.

Desde a preparação da aeronave, pela equipe de manutenção e armamento, ao lançamento dos artefatos pelo piloto, diversos militares dos três esquadrões e do efetivo do campo de provas  foram peças fundamentais neste acontecimento, tendo o emprego das 4 bombas sido realizado com sucesso.

A293

Os resultados colhidos desta missão serão agora aplicados em quaisquer planejamentos operacionais que a FAB almeje no futuro. Um A-29 armado com 4 destas bombas pode interditar alvos de grande valor, como pistas de pouso e instalações militares do inimigo, de dia ou preferencialmente a noite, usando para este fim sensor infravermelho (FLIR) e óculos de visão noturna (NVG).

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

 

11 Comments

shared on wplocker.com