Tradução e adaptação:
E.M.Pinto
A RAFAEL está lançando novas versões dos sistemas portadores de mísseis Typhoon para sistemas navais. O lançamento dos novos sistemas estabilizados de armas será feito na ocasião do evento IMDEX 2013. Dois sistemas o MLS-ER e o MLS-NLOS representam duas evoluções modulares do sistema provado em combate, Typhoon, as novas versões aumentam significativamente as capacidades operacionais e de sobrevivência de emabracações leves, respondendo às necessidades das marinhas no que se refere à evolução das novas ameaças assimétricas.
O MLS utiliza o suporte padrão do sistema Typhoon, eletrônicos, sistemas de controle, sistema de armas e míssil naval completos.
Typhoon e o canhão 30 e 25mm mm
Última variante do sistema de armas da RAFAEL, o canhão estabilizado Typhoon eutiliza um ATK Mk 44 Bushmaster II, uma arma automática ideal para pequenas embarcações. Mais de 350 desses sistemas foram entregues e estão em operação em 15 marinhas de guerra em todo o mundo. As principais características deste projeto são os mais de 90% de comunalidade com os sistemas Mk 38 da Marinha os EUA , incorporando a mesma eletrônica e interfaces homem-máquina. O Typhoon adiciona ainda a capacidade significativa para a auto-defesa contra os pequenas embarcações rápidas e ágeis, bem como as ameaças de superfície.
A empresa lançou recentemente um programa de upgrade, permitindo que os operadores do Typhoon, que utilizam o canhão M242 (25 mm) Bushmaster possam convertê-lo para um sistema de calibre maior e mais poderoso baseado no MK44. Este canhão 30×173 mm utiliza a munção padrão OTAN, mas também está capacitado a operar as novas munições airburst programáveis (ABM). A montagem também conta com duas opções para um sistema Coaxial ou um M2HB calibre 0,5 ou ainda, uma metralhadora 7,62 mm com capacidade de carregamento remoto embutido. A nova montagem tem a capacidade do compartimento de mais de 400 recargas de munições de 30 mm, em comparação às 200 do sistema de 25mm na configuração atual. Mantendo o M242, a nova montagem permite aumentar o númerod e munições para 500 recargas.
Mui bueno,provavelmente será mais barato de adquirir e manejar…..provavelmente na nossa marinha nunca chegara a ser enganjada nem nos proximos navios novos,mas sonhar nâo custa né mermo,,sds