Rafael Typhoon expandido para sistemas de armas multi-função

onfiguração Typhoon MLS NLOS tem oito lançadores de mísseis de Spike NLOS e Toplite observação estabilizada integrada e sistema de aquisição de alvos. Foto: RAFAEL
A configuraçãodo  Typhoon MLS NLOS tem oito lançadores de mísseis de mísseis Spike NLOS e Toplitede  observação estabilizada integrada , bem como o  sistema de aquisição de alvos. Foto: RAFAEL

Tradução e adaptação:

E.M.Pinto

A RAFAEL está lançando novas versões dos sistemas  portadores de mísseis Typhoon para sistemas navais. O lançamento dos novos sistemas  estabilizados de armas  será feito na ocasião do evento IMDEX 2013. Dois sistemas  o MLS-ER e o MLS-NLOS representam duas evoluções modulares do sistema provado em combate, Typhoon, as novas versões  aumentam significativamente as capacidades operacionais e de sobrevivência de emabracações leves, respondendo às necessidades das marinhas no que se refere à evolução das novas ameaças assimétricas.

O MLS utiliza o suporte padrão do sistema Typhoon, eletrônicos, sistemas de controle, sistema de armas e  míssil naval completos.

Typhoon e o canhão 30 e 25mm mm

Última variante do sistema de armas da RAFAEL, o canhão estabilizado Typhoon eutiliza um ATK Mk 44 Bushmaster II, uma arma automática ideal para pequenas embarcações. Mais de 350 desses sistemas foram entregues e estão em operação em 15 marinhas de guerra em todo o mundo. As principais características deste projeto são os mais de 90% de comunalidade com os sistemas Mk 38 da Marinha os EUA , incorporando a mesma eletrônica e interfaces homem-máquina. O Typhoon adiciona ainda a capacidade significativa para a auto-defesa  contra os pequenas embarcações rápidas e ágeis, bem como as ameaças de superfície.

A empresa lançou recentemente um programa de upgrade, permitindo que os operadores do Typhoon, que utilizam o canhão M242 (25 mm) Bushmaster possam convertê-lo para um sistema de calibre maior e mais poderoso baseado no MK44. Este canhão  30×173 mm utiliza a munção padrão OTAN, mas também está capacitado a operar as novas munições airburst programáveis ​​(ABM). A montagem também conta com duas opções para um sistema Coaxial ou um  M2HB calibre 0,5 ou ainda,  uma metralhadora 7,62 mm com capacidade de carregamento remoto embutido. A nova montagem tem a capacidade do compartimento de mais de 400 recargas de munições de 30 mm, em comparação às 200 do sistema de 25mm na configuração atual. Mantendo o M242, a nova montagem permite aumentar o númerod e munições para 500 recargas.

A nova configuração do sistema Typhoon pistola 30 milímetros estabilizado monta o ATK arma automático Bushmaster II com 400 rodadas na revista pronto. A arma dispara altos círculos explosivos 30 milímetros padrão, bem como as novas munições airburst (ABM).

Fonte: Defense Update