Marinha do PLA forma primeiro grupo de caças embarcados

j15

 

Informações: Dragão Vermelho

Texto e adaptação: E.M.Pinto

A Marinha do Exército da libertação popular da China, considerou operacional o primeiro grupo de caças embarcados segundo informou a agência chinesa   Xinhua, no último 11 de maio de 2013.

 A força aérea  foi formalmente estabelecida como parte da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA), os trabalhos realizados nos últimos anos fornecem agora a garantia tecnológica para testes no porta aviões  dos caças J-15.
A formalização e criação da força foi a
provada pela Comissão Militar Central (CMC) e demonstra que o desenvolvimento do porta-aviões da China entrou em uma nova fase.

A força compreende os meios e pessoal operacional dos caças J 15, helicópteros Z 8  que operam nas tarefas anti-submarino,  resgate e vigilância.
A Criação do primeiro grupo embarcado é de 
 fundamental importância para o desenvolvimento de grupos de porta-aviões e a construção de uma marinha mais forte.

Wu Shengli,  membro da CMC e comandante da Marinha do PLA, participou do evento de formação nesta sexta-feira.

 Para ser capaz de voar os caças, os pilotos devem ter voado pelo menos cinco tipos de aeronaves e seu tempo de voo deve ser superior a 1.000 horas.  Os aviadores navais necessitam possuir experiência em exercícios conjuntos sendo este um pré-requisito.

 Os pilotos também receberam formação em cursos teóricos e práticos sobre o navio de guerra, navegação e meteorologia marítima. 

Atualmente, a China opera um porta-aviões, o Liaoning, capaz de operar até 30 aeronaves de asa fixa. O Liaoning tem servido de base para as bem sucedidas operações de pouso e decolagem dos  caças J-15 , a principal força de ataque do grupo embarcado  da China.

j152

1 Comentário

  1. Tem cara de Su-33, parece um Su-33 mas os chineses dizem que não é um Su-33…..cara de pau pouca é bobagem! Acho que a única diferença é que, ao contrário do J-15, o Su-33 não solta pecinha…

Comentários não permitidos.