Aviação israelense abateu próprio drone

F-16D-Barak-IAF

Na noite passada, a força aérea de Israel abateu deliberadamente seu próprio veículo aéreo não tripulado Heron, informa a mídia desse país.

 Tal decisão foi tomada quando o operador terrestre tinha perdido o controle do drone.

heron iaf

Fontes libanesas comunicaram no dia 10 de maio que hackers da organização islamita Hezbollah teriam supostamente conseguido forçar o sistema de comando dos drones da força aérea israelense. Terá sido por esta razão que os militares israelenses abateram em 4 de maio um drone não identificado. De acordo com a Hezbollah, tratou-se então igualmente de um drone israelense que tinha ficado descontrolado.

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. É lamentável que a Voz da Rússia recentemente tenha se prestado a praticar jornalismo ruim e mentiroso, igualando-se aos que aqui no Brasil se autodenominam “blogueiros progressitas”e que, financiados por nossas estatais, pintam em vivas cores aquele país imaginário chamado “Brasil – PuTênfia”.

    A primeira “barrigada”foi aquele F-16 que teria sido derrubado pelo Hamas sobre Gaza. Após, a risível notícia de que as desmoralizadas e acossadas forças armadas sírias iriam revidar os ataques preventivos israelenses. E agora somos brindados com essa fantasiosa versão de um ao que tudo indica inexistente abate de um drone, que teria sido motivado pela ação de Hackers do grupo terrorista armado e sustentado pela entidade fascista iraniana.

  2. Como diria o velho ditado : “Na guerra a primeira vítima é a verdade “,vá saber quem está me enganado.O fato é que a situação está tensa e também que o Hezbollah é fortemente apoiado pelo Irã, até os EUA tiveram um Drone haqueado pelo Irã,entã na dúvida abate a criança para não virar peça de propaganda do adversário.Feito o Hemaseh (Epopeia) ,que mais parece uma cabeça de dinossauro.

  3. “Redescobrindo” o Pb.
    Vou comentar o post, ao contrario do doente que usa o espaço pra atacar o atual partido no poder no Brasil.
    Os russos ensinam os iranianos, inclusive vendendo equipamentos.
    Os iranianos aprendem como se faz, e ensinam seus aliados.
    Americanos e israelenses não estão sendo capazes de resolver esse problema,resta saber até quando.

    • Ma você opinae a Brigada dos Mártires de Al Petralhah entre em ação…piada…

      Trata-se aqui de uma analogia com o jornalismo de esgoto vigente entre os jornalistas estatais brasileiro com o intuito de demonstrar de forma evidente o péssimo expediente que vem sido adotado pela Voz da Rússia.

      No que tange ao fato em si, excelente artigo chamado “Dude, Where’s my drone?” (Cara, cadê meu drone) desmonta de forma muito inequívoca a fantasiosa e falaciosa versão da entidade fascista iraniana acerca do incidente envolvendo o RQ-170. Assim, conhecendo os famigerados expedientes propagandísticos iranianos (cuja semelhança com os adotados por Goebbels NÃO é mera coincidência), preferiro ficar com a versão israelense dos fatos.

      • Galante HMS Tireless…
        Andas tão agitado e desmedido, pelo fato do vosso “framenguio” andar a apanhar até para o time de carregadores do supermecado:

        Gol do Extra, quero dizer… Gol do Audax!

        Botafogo Campeão… Sem finais.
        Saudações.

        😉

  4. Este é o segundo drone israelense abatido, em poucos dias, pela IAF.
    De repente, os drones israelenses passaram a funcionar mal?

    Acho a hipótese de interferência externa uma hipótese bastante plausível…

  5. Dizer que teriam sido “hackers” já é forçoso demais, daqui a pouco falam que foi pela internet em um pc da xuxa… Uma coisa é o Irã, que está(ou foi) equipado pela Russia, treinados, com sistemas de defesa antiaérea relativamente modernos conseguirem invadir e assumir controle de um drone. Dai a dizer que o Hezbolah conseguiu o mesmo feito é outra. A menos que o Irã tenha fornecido equipamentos semelhantes aos que usam eles, ai sim, daria para derrubarem um drone. Mas não creio que os russos vão gostar de verem seus sistemas de guerra eletrônica nas mãos de qualquer um.

  6. Não que eu seja um perito nessa área, mas…

    Custo a crer que um sistema como esse opere dentro de uma rede aberta, que possa ser simplesmente invadida… Por questões de segurança, parece ser claro que uma aeronave como essa opera dentro de uma rede fechada de transmissão de dados, e não uma rede convencional de livre acesso…

    Ou seja, para “hackear” um VANT, deve-se ter acesso a um terminal da própria rede… E isso não é uma coisa que os israelenses darão aos insurgentes… Os próprios VANTs tem um terminal de acesso remoto para transmitir as informações, mas para invadi-los, existe a necessidade de hackear o sinal da rede, o que não é tarefa simples, haja visto a necessidade de se reconhecer as frequências específicas para se transmitir a informação… Eis outra coisa que os israelenses certamente não darão a ninguém…

    Por tanto, como se poderia parar um VANT? Interrompendo sua comunicação… Uma emissão eletromagnética gigantesca que faria metade de tudo o que for eletrônico no Líbano entrar em pane. Se os insurgentes realmente fizeram alguma coisa, creio que foi nessa linha… Em suma, a menos que os caras tenham algum jamer realmente potente, não vão parar o VANT…

    • Meu caro, não acredito em invasão para ‘assumir’ o drone… seria em extremo difícil sem uma invasão antecipada e não do drone, mas sim do local onde estão os dados daqueles que desenvolveram todo o ‘sistema de controle’ e também do equipamento específico que está controlando o drone. Agora, interferência do sistema em si é algo não tão difícil. Não posso escrever mais nada porque tenho juízo… mas o caminho é por aí. Finalizando, a última parte do seu comentário, ao meu ver, é acertada.

  7. これは、ウェブサイト ほとんどである | – を通じて散歩歩く によってのためにすべて全体情報あなた必要な望んだこのとはdidnについて抰誰が聞いて知っている。垣間見るここ、とも抣L 積極 発見それを。

  8. are some of the popular rifles that are the preferred choice among shooting enthusiasts in the country.
    Individual Obagi Products can be purchased but the Obagi line of products are most effective when they are used together as a complete skin care treatment.
    http://lvbags0613a.weebly.com/ http://lvbags0613b.weebly.com/ http://lvbags0613c.weebly.com/
    http://www.bulkping.com/rss-feed-generator-creator/feed/ab3e40da25ca653a549fe79bd5ca192b.xml
    http://chanelbags0602a5.blogspot.com/2013/06/tantalising-reasons-to-bag-air-tickets.html
    http://lvbags0606a7.blogspot.com/2013/06/a-checklist-when-buying-womens-handbags.html
    http://chanelbags0602a7.blogspot.com/2013/06/how-to-preserve-your-leather-purse.html
    http://lvbags0502b4.blogspot.com/2013/06/start-your-own-purse-party-business.html
    A material such as microfiber may be something that you can spot clean rather than needing to take the entire cover off and wash it.
    A handbag allows a woman to combine practicality and stylishness without having to compromise on either one.
    http://lvbags0503b7.blogspot.com/2013/06/determining-authenticity-of-your.html
    http://chanelbags0502d6.blogspot.com/2013/06/information-to-help-buy-ladies-golf-bag.html
    http://lvbags0502c1.blogspot.com/2013/06/green-tea-production-crafts-bamboo-can.html
    http://lvbags0504b6.blogspot.com/2013/06/best-buy-non-woven-bags.html
    One of the high profile bags being replicated is the Hermes Birkin bag.
    I really like the light that comes from it; it is the next best thing to lugging around a softbox.
    http://chanelbags0602b7.blogspot.com/2013/06/chanel-fake-handbags-should-one.html
    http://lvbags0606a3.blogspot.com/2013/06/get-smart-and-spot-fake-handbags-before.html
    http://chanelbags0602a1.blogspot.com/2013/06/make-perfect-and-stylish-tea-bags-with.html
    http://chanelbags0602b3.blogspot.com/2013/06/get-personalized-purse-holder-for-your.html
    http://chanelbags0419c.weebly.com
    Some gowns are embellished with beads, others featured with high slits, and several pieces included pretty nature-inspired prints.
    By giving them to your clients you will be promoting reduction of traditional plastic bags.

Comentários não permitidos.