A Rússia comemorou nesta quinta-feira a vitória sobre o regime nazista em 1945

A Rússia comemorou nesta quinta-feira a vitória sobre o regime nazista em 1945 com um desfile de 11 mil soldados na Praça Vermelha, em Moscou, e bombardeiros no céu, uma demonstração de força digna da antiga e poderosa União Soviética.

[embedplusvideo height=”326″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/DB7m8c024ZI?fs=1″ vars=”ytid=DB7m8c024ZI&width=530&height=326&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8347″ /]

Caminhões militares transportando mísseis estratégicos e outras armas pesadas desfilaram pelo centro da capital russa para marcar o fim da Segunda Guerra Mundial, celebrada em 9 de maio na ex-URSS. A rendição alemã foi assinada durante a noite de 8 de maio em Berlim, mas 9 de maio no horário de Moscou.

Victory day parade in Moscow

Exatamente às 10h00 (03h00 no horário de Brasília) no relógio do Kremlin, um grande silêncio se instalou na Praça Vermelha repleta de militares, e na tribuna oficial o presidente Vladimir Putin e convidados, incluindo muitos ex-combatentes cheios de medalhas.

O desfile militar começou com a revisão das tropas pelo ministro da Defesa, Sergei Shoigu, que passou em uma descoberta limusine preta, acolhendo milhares de soldados e oficiais que gritavam em coro o seu tradicional “Hooray!”, sob um céu azul e uma temperatura de primavera.

parade[wzslider autoplay=”true”]

“Vamos sempre lembrar que foi justamente a Rússia, a União Soviética, que frustrou os projetos hediondos, sangrentos, dos nazistas e que os impediu de controlar o mundo”, declarou Putin, em um breve discurso.

“Nossos soldados salvaram a liberdade e a independência ao defenderem abnegadamente sua pátria, libertando a Europa e conquistando uma vitória cuja grandeza será lembrada por séculos”, acrescentou.

[embedplusvideo height=”326″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/lHMtyMoIuw4?fs=1″ vars=”ytid=lHMtyMoIuw4&width=530&height=326&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8910″ /]

“Nós faremos tudo para que pessoa alguma possa começar uma guerra em qualquer lugar. Nós nos esforçamos para melhorar a segurança do planeta”, disse Putin.

Após a queda do regime soviético em 1991, os desfiles militares foram reduzidos a uma dimensão mais histórica. Mas a Rússia recuperou a tradição das demonstrações de poder, algo caro a Vladimir Putin, que atingiu o apegou com o aniversário de 65 anos da vitória em 2011, quando as tropas da OTAN foram convidadas pela primeira vez.

Antes de seu retorno ao Kremlin há um ano para um terceiro mandato como presidente, depois dos de 2000-2008 e um interlúdio como primeiro-ministro em 2008-2012, Putin prometeu um rearmamento “sem precedentes” da Rússia frente os Estados Unidos, planejando gastar 23 trilhões de rublos (590 bilhões de euros) nesta década.

Desfiles militares, com a participação de cerca de 40 mil soldados ocorreram em 24 cidades da Rússia, de Vladivostok (Extremo Oriente) a São Petersburgo (noroeste), passando pela Sibéria.

Em Moscou, vários regimentos do Exército russo marcharam em passo cadenciado, seguidos por veículos transportando tropas 82A e rampas de lançamento do sofisticado míssil terra-ar S-400.

Estes veículos cruzaram o centro da capital, sob os olhos de muitos espectadores agrupados atrás de barreiras de metal ao longo do percurso fechado pela polícia.

No céu, 68 helicópteros e aviões, incluindo os bombardeiros Tu-160 e MiG-29 voaram sobre Moscou.

Mais de 25 milhões de russos morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Autoridades russas acusam regularmente a historiografia ocidental de minimizar o papel da União Soviética na vitória.

As celebrações da “Grande Guerra Patriótica” na Rússia, que geralmente fazem pouco caso do desembarque dos aliados na Europa, são marcadas ao longo do dia por muitos eventos (concertos, exposições, filmes e queima de fogos).

FONTE: AFP 

18 Comentários

  1. Cada lado tende a puxar a sardinha para o seu lado, nada mais natural. Mas eu não diria que o ocidente desvaloriza o papel da URSS na 2ª guerra, os historiadores sempre dizem que a participação dela foi a mais fundamental da guerra, a guerra de dois fronts contra a Alemanha foi algo fundamental para a derrota da mesma. O problema é mais nas escolas, lá sim, a função da URSS é propositalmente omitida, heranças da guerra fria…

    • Lucas Senna,

      Concordo com seu comentário, quando diz que a participação russa foi fundamental. A URSS de fato “engoliu” milhões de soldados alemães, embora pagasse caro por isso…

      E é fato que o lado russo da guerra é mesmo desconhecido no ocidente, o que é uma herança da guerra fria mesmo… Mas não creio que seja de propósito. Nos dias de hoje, é absoluta falta de interesse em expor o lado russo mesmo. Mas esse “tabu” está caindo com o tempo, e as pessoas passam a conhecer melhor a história do sacrifício russo para deter os invasores e do seu esforço para expulsa-los de seu território…

    • Que baboseira, moro em Moscou faz 5 anos e nunca vi ninguem omitir nada nas escolas. Se nao sabe, nao fale. Conversei com herois da guerra (soldados) que foram para o front com 14, 15 anos e eles contaram como foi a guerra, como foi matar outros e ver amigos morrere.
      A participacao russa foi a mais importante. Hitler perdeu a guerra porque decidiu que iria construir uma nacao ariana na regiao. Ele sitiou Sao peter (leningrado) por 2 anos (блокада Ленинграда) onde ele disse que iria matar cada cidadao daquela cidade.
      O povo ficou sem receber mantimento por 2 anos, 2 anos. eles faziam sopas com papel de parede para tomar a cola que havia neles. Comiam os que morriam. So ficaram vivos porque todo dia a orquestra tocava nas radios e davam sinais de esperanca. No museu da segunda guerra que tem aqui, ha a representacao disso.
      Hitler massacrou nos 2 primeiros anos ja que stalin ficou louco apos a morte da esposa e nao era experiente com guerra, mas sim com propaganda. O erro de hitler foi dividir as tropas para avancaram em direcao ao caucaso, fonte de petroleo quando deveriam avancar por moscou (chegaram a 20 km do kremlin e proximo aos aeroportos, ha placas que mostram ate onde eles chegaram) e continuarem ate os urais lugar onde havia as fabricas sovieticas militares, cortando assim o suprimento russo que chegava mais rapidamente ao front do que o alemao que vinha de berlin.
      Outros dois importantes fatores foram: o inverno russo que pegou os soldados alemaes despreparados e o general ZHUKOV que comandou a vitoria sovietica (tanto foi que no pos-guerra, sua popularidade era maior que a de Stalin e ele foi cotado para o novo chefe do partido, mas o mesmo queria mata-lo so que nao o fez. Em vez disso, o mandou para a kanchatka, extremo da russia oriental e ao norte).
      A participacao americana foi infima se comparada a sovietica, que foi realizada em casa…
      Nao pensem que agora, ha comunistinha, vermelinho ou seja la o que for que darao ficaram a ver navios. O povo daqui e capitalista liberal mesmo e os partidos comunistas ainda ficam na Disney da ilusao achando que o partido comunista atual (ou o que sobrou dele sob o comando do Genadiy – partido yabloko) e o mesmo de outrora. Patetico.
      Ferrari e mulher gostosa e o quenao falta por estas bandas.
      o Batman russo e tao capitalista quanto o americano

  2. Participacao da Russia foi maior do que o lado Anglo/Americano. nao a duvida nisso.
    Soldado Russo apesar de menos preparado no inicio da Guerra, conseguiu aprender jogar o jogo do invasor,melhor ate dos que os Soldados Ingleses e das colonias deles.
    Quantos os Yanks so aparecerao quando Show ja tava terminado,se escorando atras dos Ingleses , canadenses, e Australianos,Indianos e French resistance .

    Vendo um documentario sobre guerra na Italia , soldados Australianos Frustrados pelo fato dos Yanks terem evitado luta sangrenta ,e ir desfila ao redor do coliseu, em quanto divisao Australiana foi tirada do percurso para tomar as lutas mais ferozes que cabia US Army .
    E ele dizia o seguinte :
    Em quanto os Yanks desfilavao ao Redor do Coliseu a divisao Australiana estava se acabando ate o ultimo Homem contra os Fallschirmjäger : ( que vergonha
    .

    • KLM,

      Não foi bem por aí…

      A participação dos aliados ocidentais foi sim extremamente importante…

      Primeiramente, no sentido de equilibrar a balança. O ingleses e comunidade britânica, sozinhos durante praticamente um ano, mantiveram uma frente aberta a oeste. Já em 1942 ( operação Toch ), os americanos ( acompanhados de outras forças ) desembarcaram no norte da África, abrindo mais uma frente de batalha naquele continente ( os ingleses já combatiam a leste, partindo do Egito ), tão desesperadamente pedida pelos russos…

      Até o final de 1942, os russos teriam perdas catastróficas em soldados e equipamentos, contando com ajuda constante do ocidente para supri-los ( em especial os EUA ). A bem da verdade, os russos iriam perder mais de 6 milhões de soldados até o inicio de 1942, sem qualquer ganho significativo que não fosse deter os alemães a cerca de 30 km de Moscou, no final de 1941… Os russos, pelos idos daquele ano, estavam sim em uma situação extremamente complicada. Se Moscou caísse, haveria sim uma possibilidade real de derrota para os russos… E as forças alemãs somente foram definitivamente expulsas do território soviético lá pelos idos de agosto de 1944, com a Operação Bagration, o que rendeu perdas elevadíssimas ( cerca de três vezes superiores as perdas alemãs ), sendo esta operação lançada após o desembarque do Dia D…

      Por fim, devo salientar que TODOS os aliados tiveram sua importância na derrota dos alemães… E os americanos não são exceção, tendo uma capacidade produtiva que permitiu suprir todos os exércitos aliados, e ainda tendo que lutar em quase todas as frentes…

      • No final da guerra, para cada soldado alemão que lutava no Ocidente, havia TRÊS que lutavam contra os russos. Houve, inclusive, rendições em massa das forças nazistas a americanos e britânicos para facilitar a chegada dos aliados a Berlim. A participação ocidental foi importante na guerra aérea. Cerca de 800 mil homens manejavam as antiaéreas tentando proteger as cidades do III Reich. Ah, antes de falem do lend lease: a maioria dos equipamentos militares, cerca de 60%, foi entregue a partir de janeiro de 1944. Os russos reconhecem, no entanto, a importância das remessas de alimento e de matéria prima nobre, como alumínio e borracha sintética e natural.

      • Pepê Rezende,

        E para cada baixa alemã eram mais de duas baixas russas… A vitória custou caro… Mais de 10 milhões de baixas para Exército Vermelho ao longo do conflito. Nenhum outro país no mundo teria suportado tamanhas perdas humanas…

        As rendições em massa para os aliados foram mais em consequência dos bolsões de resistência, principalmente na região do Ruhr, que concentraram grande quantidade de alemães. No mais, os alemães fizeram todo o possível para permitir que civis fossem evacuados para o oeste, para longe dos russos. Ao final da guerra, com tudo perdido, as forças alemãs remanescentes passaram a fazer de tudo para chegar ao oeste, temendo, acima de tudo, o tratamento em cativeiro sob os russos…

        Por fim, quanto a artilharia anti-aérea, ela era manejada por todo o tipo de pessoas, desde jovens soldados até mesmo meninas da Bund Deutscher Madel…

      • _RR_, exatamente, mas corrigindo foram 27 milhões de russos mortos, qualquer outro pais do mundo teria se rendido.

      • leonardo_sp,

        Falei somente com relação ao exército, e não somei as baixas da população civil. Somando as perdas da população e do exército, chegam-se aos 27 milhões…

  3. A ultima foto, do idoso veterano falando com o atento moleque, está fantástica!

    Transmissão de experiência entre gerações 🙂

  4. Sem a URSS os ocidentais teriam dificuldade de vencer os nazistas, alias os ocidentais talvez nunca vencessem, vendo os esforços alemães consumidos na campanha Barbarossa… e que nunca foram repostos!!

    Se tudo o que tinha sido enviado pra combater na URSS os nazistas tivessem direcionado pra vencer a Inglaterra e os USA somente, bem, a historia seria diferente!

    Obrigado à URSS por ter matado o maior numero de nazistas possível, varias vezes maior do que os ocidentais mataram, por terem destruído o maior numero de meios militares e mandado na prática os nazistas pro quintos dos infernos!!

    Festividades merecidas essas do desfile… a vitória se faz com sangue, não com propaganda sensacionalista!!!

    Valeu!!

  5. muito bem! Graças a um amigo Edilsonu para este post, há pessoas no terreno que falam a verdade sobre o papel soviético na terrível guerra

    Graças a você e todos seus amigos

  6. só uma correção o maior erro dos alemães do “Hitler” foi ter aberto duas frentes de guerra ou seja o confronto com o ocidente e com a união soviética ao mesmo tempo, hitler deveria ter destruído a Inglaterra primeiro antes de atacar a união soviética, porem acho que devido varias tentativas que nao conseguiram chegar a uma rendição da Inglaterra , hitler partiu para o leste.
    sobre os campos de petroleo ao qual o colega thiago disse, na verdade nao foi um erro dos alemães terem deslocado tropas para tal regiao pois aqueles campos de petroleo eram de extrema importancia para os objetivos de hitler(alimentar a industria armamentista alemã) para vencer a guerra.

      • exatamente thiago, mais os ingleses nao foram bom so nisso, foram estrategicamente muito bem, interceptando diversas comunicações e decifrando varios codigos usados pelos nazi e a campanha da africa conduzida pelos ingleses foi esplendida.

Comentários não permitidos.