Marinha paraguaia estaria invadindo o Brasil e atirando contra PF em apoio a contrabandistas

José Ribamar Trindade

Um problema diplomático com invasão de território, e o que mais grave: uma acusação séria contra a Marinha do Paraguai, que estaria entrando no Brasil e dando cobertura a contrabandistas de cigarros e outros gêneros. As denúncias vão mais além:  homens da instituição militar  paraguaia estariam também atirando contra policiais federais brasileiro, gerando um conflito  armado que pode acabar em uma grande tragédia. A matança pode ser inevitável, caso não haja uma providência imediata.
A revelação foi feita pelo advogado Ricardo Monteiro, de Cuiabá, que estava participante de uma audiência na 3ª Vara Criminal do Tribunal Federal de Curitiba, no Paraná,  quando duas testemunhas – um delegado da Polícia Federal e um agente, também da PF – foram bem claros ao denunciar a invasão de território que vem acontecendo há algum tempo, sem qualquer providência das autoridades brasileiras.
Os fatos ocorridos na divisa do Brasil com o Paraguai revela a despreocupação das autoridades com os aspectos que envolvem a fronteira brasileira com os países vizinhos. Em Mato Grosso, não há efetivos para atuação na fronteira – em que pese a existência da Polícia Federal e do Batalhão de Fronteira do Exército em Cáceres. Na região, o tráfico de drogas da Bolívia impera e dita as regras. Estudos mostram que 80% da droga que sai da Bolívia passa por Mato Grosso.
A audiência aconteceu no dia  19 de abril. Nela, o agente da PF, Pablo Sperandio Lopes Moralez,  em depoimento ao juiz da 3ª Vara de Curitiba afirmou que policiais da Marinha do Paraguai vinham dando apoio e proteção constantemente aos contrabandistas na região de fronteira de Guiará, entre o Brasil e o Paraguai, gerando um conflito, inclusive armado.
Logo em seguida, na mesma audiência sobre um processo aberto pela Justiça Federal para investigar e apurar quatro policiais federais acusados de formação de quadrilha, ocultação de origens ilícitas de valores e descaminho (contrabando), a segunda testemunha, o delegado da Polícia Federal Rodrigo Rodrigues de Freitas, confirmou o que o agente Pablo já havia denunciado.

O delegado Rodrigo foi bem claro em seu depoimento como testemunha. “A Marinha do Paraguai dá cobertura e apoio a contrabandistas, chegando a invadir o território brasileiro, até 200 metros das  margens do Rio Guairá, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em território brasileiro. E o que é mais grave: atiram contra os policiais federais brasileiros que combatem o crime organizado, financiado por contrabandistas internacionais”.
Atento às denúncias do delegado e do agente da Polícia Federal e de outras autoridades que estavam na audiência, o advogado brasileiro se levantou e falou sobre a gravidade das revelações. E fez uma representação, imediatamente, com o aval do juiz da 3ª Vara, para apuração das denúncias, com cópias para o Ministério das Relações Exteriores, para a Justiça Federal e para Procuradoria-Geral da República.
 “Não dá para deixar passar uma coisa dessas. Foram denúncias sérias e graves feitas por dois homens que integram uma das instituições mais respeitadas deste País e do mundo. Invasão de território e tiros dentro de outro País é coisa séria e grave, que pode gerar um conflito diplomático sem precedentes caso as denúncias não sejam investigadas”, alertou o advogado Ricardo Monteiro.
Advogado Ricardo Monteiro: – Diplomado pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Estado de São Paulo – Especializado nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal.

10 Comentários

    • Não devemos devolver nada, centenas de brasileiros morreram para defender nosso pais de uma injusta agressão, o sangue, que manchou nossas terras, não pode ser em vão, se quiserem uma porcaria de canhão, que levem o que esta no planalto :¬¬

  1. É pra você ver… Nosso governo tem tanta moral na América Latina que até o Paraguai nos desafia… E viva la revolucion!

  2. primeiramente fardado corrupto tem em todo lugar ,segundo o brasil esta mais preparado hoje em dia do que em qualquer momento da nossa historia a se defender do Paraguai ,pois o Paraguai nos atacou não era nem democracia que existia era monarquia então não é culpa desse governo ataques esporádicos por militares paraguaios corruptos e milicianos ,terceiro se por ventura esse governo Paraguaio que esta deixando o poder que deu um golpe ,um dos poucos países de extrema direita que perdeu as eleições agora ,se eles investir contra o brasil ,não sera mais uma triplici aliança seria uma muito maior ,pois hoje existe a unasul

    • Meu caro, o Brasil está longe de estar mais preparado hoje do que no passado. O periodo em que estivemos mais preparados foi após a Guerra do Paraguai e durante a 1ª Guerra Mundial. Durante o regime militar também estavamos mais preparados(comparando com as tecnologias então dominadas e as existentes além dos projetos sendo tocados). A Unasul não faria nada sobre o assunto. Ela não é uma aliança militar, e não possui acordos de defesa mutua assinada pelos seus membros(pelo menos não até hoje). Aliás a Unasul é até hoje inútil, ela começou a pouco tempo, vai demorar até trazer resultados concretos. O Paraguai não é insano de investir militarmente pois não precisariamos se quer lutar, basta um bloqueio econômico, não seria algo se quer digno de ser chamado de conflito, e sim de suicídio coletivo. O PT já está no poder a 10 anos, e vai ficar por pelo menos mais 2, já era tempo mais do que suficiente para ter pelo menos colocado em ação planos estruturais e estratégias reais de rearmamente tendo em vista uma real dissuação de todo e qualquer possivel invasor. É culpa dos antecessores? Sim, mas já deu tempo mais do que suficiente para terem começado a mudar algo, e até agora só vimos conversa e nada mais. E ficar remoendo o passado não vai ajudar nada, o que aconteceu é história, temos que nos preocupar é com o futuro e com o presente. E você sabe muito bem o significado da palavra dissuação. Então é culpa sim do nosso governo não sermos capazes de dissuadi-los de ataques como esse(que são sim uma declaração de guerra), pois no passado os mesmo jámais ousariam fazerem o que fazem, pois sabiam que haveria resposta. Desde o dia que o Lula decidiu ceder as encheções de saco patéticas do Paraguai com uma esperança no mínimo ingênua de que isso compraria o apoio deles, todo mundo na América Latina começou a nos desafiar, pois sabem que nós vamos ceder e não fazer nada sobre o assunto.

  3. você fala como se tivesse sido o próprio governo paraguaio que tivesse ordenado essa ação ,esse ocorrido apenas demonstra que o comando paraguaio não tem todo o controle sobre a sua tropa ,mas não é apenas no Paraguai que o comando perdeu o controle sobre a sua tropa ,e eu discordo quando você diz que antigamente estávamos mais preparados ,ainda mais depois da guerra do paraguai brasil super endividado perdeu muitos soldados ,nessa guerra que entrou sem estar preparado ,segunda guerra tivemos nosso pais com bases americanas e apenas usaram o soldado brasileiro como bucha de canhao ,e no regime militar foi feito a pior bobeira que foi caso de construir a itaipu como binacional
    a ultima besteira que fizeram foi perdoar a divida de guerra que o Paraguai tinha com o brasil
    Mas a verdade é que hoje estão chegando os fatos , problemas nas fronteiras ,antes nunca se falava ,mas você acredita que nunca aconteceu? se hoje estamos sabendo é porque a policia federal esta se movimentando na fronteira ,é só perceber que o Paraguai a quantos anos manda produtos contrabandeados para o brasil ,? ou é so nesse governo que eles começaram a mandar produtos contrabandeados ,sempre existiu ,
    E outra os produtos são contrabandeados por brasileiros que usam o dinheiro para subornar agentes de segurança do lado de cá e do de lá,é muito complexo para vocês declararem guerra ao Paraguai ,
    e se você ler todo o texto vai perceber que foram apenas dois delegados que avisaram em uma audiência no tribunal ,as coisas estão mudando mas ainda esta devagar ,eu não acredito que apenas esses dois delegados passaram por isso em todo esse tempo na fronteira perigosa de brasil e paraguai

  4. Tanto la como cá tem corrupção tanto no civil como no militar,e isso ja está acontecendo desde a época do famigerado pegador, isso mesmo,,kkkpegador e não pregador chamado Lugo,que hoje e deputado e ou senador nao me lembro agora,portanto tudo como antes em terra de abrantes. nada de novo…. sds coloradas

  5. Já pensou o desespero desses contrabandistas com a implantação do sisfron? O atual governo demora para soltar o dinheiro, pois planeja cada detalhe. O problema é que às vezes um planejamento é fulminado por um evento inesperado, como a entrada em operação de caças de quinta geração, no caso do FX2, A necessidade de integração com o sistema de satélite e o glonas, no caso do Sisfron, que poderia vir acompanhado de viaturas brindadas e robôs de combate teleguiados, demarcação e construção muros e valas e alguns trechos de fronteira.

Comentários não permitidos.