Vice-presidente dos Estados Unidos virá ao Brasil no final do mês

a-joe-bidenPablo Uchoa

Da BBC Brasil em Washington

Em mais uma aceno do governo americano para a América Latina, o governo dos Estadoos Unidos confirmou nesta quarta-feira que o vice-presidente do país, Joe Biden, viajará ao Brasil e a outros países da América Latina na semana do dia 26 de maio.

Uma nota divulgada pela vice-presidência americana diz que Biden viajará para Brasil, Colômbia e Trinidad e Tobago, onde se encontrará com líderes para “uma ampla discussão de temas bilaterais e regionais.”

“No Brasil, ele (Biden) espera ter a oportunidade de se encontrar com a presidente (Dilma) Rousseff e o vice-presidente (Michel) Temer e discutir formas de aprofundar nossa parceria econômica e comercial e ampliar nosso envolvimento em um ampla gama de temas bilaterais, regionas e globais que conectam os dois países.”

“Esta viagem será uma chance importante de discutir nossos esforços coletivos para promover crescimento econômico, acesso a fontes energéticas e nossa colaboração contínua para a segurança dos cidadãos”, diz a mensagem.

Oportunidades

Durante discurso em uma conferência promovida pelo Departamento de Estado em Washington, Biden informou ainda que os EUA receberão visitas dos chefes de Estados de Peru e Chile em junho e que outros líderes latino-americanos serão recebidos em Washington até o fim do ano.

“Considerando tudo, teremos o mais longo período de engajamento de alto nível com a América Latina em muito, muito tempo”, disse Biden. “Porque há tantas oportunidades e tanto a fazer (conjuntamente).”

O discurso de Biden se insere no contexto de uma tentativa de aproximação da Casa Branca com os países latino-americanos – concomitantemente a uma tentativa de “mudar o discurso” para focalizar em áreas de maior cooperação econômica.

No calendário bilateral com o Brasil, existe um forte movimento para possibilitar uma visita da presidente Dilma Rousseff a Washington até o fim do ano.

Além disso, o secretário de Estado, John Kerry, busca um espaço na agenda para se encontrar com o chanceler, Antonio Patriota, em Brasília.

Olhando para o sul

Na semana passada, o presidente Barack Obama visitou o México e a Costa Rica, aproveitando, em sua última escala, um encontro regional para se reunir com diversos líderes centro-americanos.

Em ambas as ocasiões, deixou de lado o discurso da guerra contra as drogas para se focalizar em relações econômicas e sociais que unem os países do continente.

“Muito mudou (na América Latina) nos últimos 40 anos”, disse Biden.

“No México, o presidente Obama se encontrou com o presidente (Enrique) Peña Nieto, que preside sobre um país que tem uma maioria de classe média hoje. Na Costa Rica, se encontrou com líderes de países onde eleições democráticas já não são a exceção, mas a regra”, ressaltou.

“Agora é hora de buscarmos, o presidente e eu, um envolvimento mais profundo no hemisfério.”

Fonte: BBC Brasil

16 Comentários

    • Engraçado como é esse lance de ideologia, especialmente ideologia ruim…..Ahmadinejad pode ser bem vindo e Joe Biden não? Fala sério….

      • Meu caro Capacho tu nao ti lembra quando o Hornet ti chamo de Patrulheiro. eu Gentilmente completei com Patrulheiro Pateta, tu lembra?

        Pois foi pq simplente tu fica por ai com teu disco furado tentando convecer o mundo intero o que teu celebro calcinado acha e certo .
        Porem meu caro PATRULHEIRO PATETA ninguem e obrigadoa concorda com a tua ladainha : (
        Como tu nao tem essa liberdade toda de dizer tuas Asneiras la Blog C pq teu BROE AMX iria ti madar xora la caminha quente tu vens para ca impor tua Frustracao de ter nacido no Brasil capacho Choco : )

      • Ilustre apedeuta:

        Se o meu cérebro é calcinado o que dizer das bobagens que você profere, sem falar nas oportunidades em que gratuitamente agride foristas que em uma linha demonstram mais conhecimento,inteligência e elegância que você jamais conseguirá demonstrar em dez vidas.

        Quanto ao meu comportamento, o mesmo é adequado em qualquer espaço onde eu opino, inclusive dando bons malhos em tietes ensandecidas do Foro de SP, embora as que eu usualmente enfrente são bem mais sofisticadas e preparadas que você.

        Então meu caro apedeuta, pare de reclamar. Ou pare de falar jumentices. A escolha é sua.

      • MEU caro CAPACHO CHOCO : )
        Respondendo sua Asneira

        Se o meu cérebro é calcinado
        -congrats Finalmenti vc pego mensagen meu Caro Patrulheiro Pateta !!!! : )

        o que dizer das bobagens que você .

        Para um ser de um celebro calcinado como vc mesmo Adimitiu Real mente agride . eu entendo para quem tem um cerebro com um brainwash tao grande . deve fazer feriadas a realidade que tu chama de bobagen meu caro Patrulheiro Pateta : )

        gratuitamente agride foristas que em uma linha demonstram mais conhecimento,inteligência e elegância que você jamais conseguirá demonstrar em dez vidas.

        Mais olha meu caro Patrulehiro Pateta tanto me importa a elegancia ou “conhecimento ” Igual ao teu nao me chama atencao ese tipo de CCONHECIMENTO ta mais para PAU MANDANDO do que para uma real knowledge. Agora quanto Elegancia de CAPACHO CHOCO como tua nao me faz inveja Meu caro PATRULEHIRO PATETA : )

        agride foristas

        Hahahahahahah serio, nao sou eu que Chamo de Patrulheiro, nao so aqui no PB mais la no Blog C .Meu caro PATRULEHIRO PATETA . sugiro que procure o medico para se consultar da sua aminesia : )

        Quanto ao meu comportamento, o mesmo é adequado em qualquer espaço onde eu opino

        DISE O MENINO : ) LOL

        , inclusive dando bons malhos em tietes ensandecidas do Foro de SP, embora as que eu usualmente enfrente são bem mais sofisticadas e preparadas que você.

        Pois nao e MEU ILUSTRE CAPCHO CHOCO. pois olha eu acho que Tu estais perdendo teu tempo por aqui . Pq ese teu Jeito de galinho de briga capenga ja nao asusta mais Ninguem aqui ,: )

        bay the way E se lance de ser Patrulheiro e dose diga para nois meu Caro Pateta : )

        Então meu caro apedeuta, pare de reclamar. Ou pare de falar jumentices. A escolha é sua.

        Pois Olha meu Ilustre CAPACHO CHOCO , acho que vc anda meu xarope : ) pq eu nunca reclamei eu apenais mostrei para ti , que ese tua patrulhagen por aie por aqui , NINGUEM MERECE , agora se vc nao lebra aqui os foristas que ja cansarao de demostra iso que to falando apra ti , E mais uma hora de Ir consultar o doutor sobre ese seus esquecimentos . Eu acho que ese trabalho de Piao pau mandando ops ops sorry eu errei a palavra ,Patrulheiro ja ta ficando di mais pesado para vc sozinho ne meu CARO PATETA ? : )

  1. Não fosse as bolas fora de ficar querendo impor governos de direita, o governo americano teria tudo para traçar parcerias reais para ampliar o mercado e a produção no ocidente, ganhando músculos na guerra econômica com a asia.

    Infelizmente, com as seguidas tentativas de desestabilização, mostrou que continua vendo os demais países da América como seu quintal, ou melhor, seus escravos ou empregados.

    Já perderam muito mercado por esses lados, e, pelo visto, estão dispostos a apostar todas as fichas nesses golpes políticos, arriscando a perder tudo.

    Importante sempre lembrar, que o governo americano não responde por todas as pessoas e empresas dos EUA, que recebem e tratam muito bem, pelo menos os brasileiros que vão lá fazer turismo.

    • Pelo menos um comentário cm conteúdo REAL POR AQUI!!

      Eles realmente não veem que perdem bem mais sendo arrogantes e intervencionistas do que abrindo espaço pra crescimento, seja o governo de esquerda eleita ou não…. o importante é que não sejam capachos de Washington!!

      Mas pelo visto é isso que eles querem e muitos por aqui a poiar a ideia de que somente capacho é importante… ESSA COISA DE SER INDEPENDENTE é muito arriscado, perigoso e caro… melhor deixar pra eles os custos de desenvolvimento de armas… o capacho pensa assim!

      Simples mentalidade de capacho que não deve ter lugar no Brasil, e agora fazendo ainda mais golpes políticos como antes, realmente estão somente piorando a situação deles por aqui… só isso!

      Valeu!!

  2. Toda cooperação ganha-ganha é ótima. Se os USA querem ter um novo diálogo, através de uma agenda positiva e de interesses compartilhados, o vice presente será bem vindo.

  3. Pessoal,

    Se o homem quiser vir aqui fazer negócios, que seja… Negócios são negócios! O dinheiro americano é sim muito bem vindo!

  4. hoje os politicos americanos vem ao brasil e pode ate fazer negocio ,pois esse governo que comanda o brasil nao é como os de antigamente ,que quando os politicos americanos vinham aqui era para dar ordens ao estreguistas hoje tem que vir com alguma proprosta decente ,
    Mas eu nao culpo os outros brasileiros que nao querem nem a presença dos gringos aqui O brasileiro aprendeu que os caras querem levar vantagem em tudo ai fica dificil de botar fé nos americanos

    • Talvez não nobre Ilya! Não se esqueça que antes de ser Vice-Presidente ele foi por quase 40 anos Senador. Assim, creio que ele venha aqui alinhavar alguns assuntos a serem tratados entre os presidentes Dilma Roussef e Barack Obama na visita de Estado que a nossa mandatária irá fazer aos EUA.

  5. Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, diz que América Latina é ‘quintal’ dos Estados Unidos

    John Kerry

    Em discurso perante o Comitê de Comércio Exterior da Câmara dos EUA, o secretário de Estado, John Kerry, disse que era importante estabelecer uma aproximação com a América Latina, porque, segundo ele, somos o “quintal” dos Estados Unidos.

    Durante um discurso ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, e seguindo a velha Doutrina Monroe, independentemente da soberania de nossos países latino-americanos, Kerry nos considerou como seu “quintal”, e acrescentou que pretende mudar a atitude de algumas dessas nações (ou seja, algumas de NOSSAS atitudes).

    Além disso, o chefe da diplomacia dos EUA disse que, no futuro próximo, o presidente Barack Obama vai viajar para alguns países latinos – dos quais nem sequer lembrou os nomes – depois de viajar para o México.

    “O Hemisfério Ocidental é nosso quintal, é de vital importância para nós. Muitas vezes, muitos países no Hemisfério Ocidental acreditam que os Estados Unidos não lhes dá a devida atenção, e por vezes, provavelmente é verdade. Precisamos nos aproximar vigorosamente, e isso pretendemos fazer. O presidente em breve vai viajar ao México e depois para o sul, não me lembro a quais países, mas vai para a região “, disse John Kerry.

    [Atenção aqui, sublinho eu, Antonio Mello](…) Para que fique claro, a Doutrina Monroe afirma que, se um país do Hemisfério ameace ou ponha em risco os direitos de propriedade de cidadãos ou empresas norte-americanas, Washington tem a obrigação de intervir nos assuntos do país para “reorganizar” e restaurar os direitos e a propriedade de sua cidadania e suas empresas.

  6. Desculpe não mencionei a fonte de novo.

    Blog do Mello.

    Claro que devemos recebê-lo, mas só com acordos que beneficiem a ambos os países e sem prejudicar as nossas relações com outros povos.

    Quanto ao México nós é que somos exemplo porque inspirado em Lula, o México lança o seu FOME ZERO.

Comentários não permitidos.