Perú cancela compra de mísseis sul coreanos

625367_original

Demonstração de um  sistemas portátil de defesa de mísseis LIG nex1 Chiron (Shingung) na imagem um representante militar russo  LIG nex1 / Yonhap

Informações: Rustam Moscou

Texto e adaptação: E.M.Pinto

Ocomandante do exército peruano, o General de divisão Ricardo Moncada Novoa oficializou o cancelamento do contrato milionário avaliado em US$ 41,6 milhões. O acordo previa a compra de mísseis portáteis para defesa aérea do sistema Chiron, também conhecido como Shingung ou KP-SAM de produção da empresa sul-coreana LIG nex1 (antiga LG Innotec,  membro da LIG Corporação LG). O contrato foi adjudicado em 03 de dezembro de 2012 e viria a se tornar as primeiras vendas sul-coreanas de SAM Chiron no exterior.

Chiron

KP_SAMO contrato tem causado protestos da JSC “Rosoboronexport”,  uma vez que os MANPADS Chiron (Shingung) foi desenvolvido com a participação ativa de desenvolvedores russos, como parte de um acordo de 2003. A “Rosoboronexport”, reinvidica  a propriedade intelectual do sistema russo tdo qual o  Ministério da Defesa da Coreia do Sul, não possuiria ose direitos de fabricação para exportação.

A “Rosoboronexport” providenciou os documentos necessários e entrou com um pedido junto ao Ministério da Defesa e o comando do Exército do Peru, a LIG nex1, supostamente não forneceu aos peruanos as alegadas  permissões de exportação. Além do cancelamento do contrato a LIG nex1 foi oficialmente desqualificada como um potencial fornecedor de sistemas de armas para o  Exército peruano, por um período de um ano.

7 Comentários

  1. Atualmente fala-se muito dos chineses, más no passado os japoneses também foram acusados de copiar tudo do “ocidente”…e com este caso sul-coreano, dá para perceber que a turma lá por aquelas bandas, sejam chineses, japoneses ou coreanos, não tem pudores de copiar…

    Más, se a situação vier a se inverter e o extremo oriente vier a assumir a dianteira na corrida tecnológica, não tenho duvidas que EUA, Israel, França, Inglaterra,Alemanha, etc…passariam a copiar, também na cara dura, a tecnologia oriental.

    Só o ingênuo Brasil não copia e nacionaliza a produção de tecnologias estrangeiras…

    • Compra Material Sul Coreano ,e a Mesma coisa do que ta comprando copias baratas de Made USA.
      me refiro ate o Treinado ( Golden Eagle)
      A mesma coisa e a Turquia . : (

    • O Japão já está na frente dos EUA tecnologicamente em quase 10 anos. A única área que eles não estão tão avançados é a aeroespacial, mas já estão correndo atrás do prejuizo. Se eles de fato revogarem a atual constituição e reformularem suas forças devolta para forças armadas, pode esperar que não demora muito e eles passam os americanos. Porque a base(foquetes lançadores e satélites) eles já dominam.

  2. Me parece que não houve no acordo de licenciamento para produção, o adendo para exportação. Quando você acorda uma licença de produção, em geral você agrega um valor no produto exportado, que retorna ao detentor da patente do produto. Isto é previsto no acordo.

  3. Interessante a tendência atual de MANPADS em pedestal. Provavelmente um reflexo da industria, com ênfase em produzir materiais que não seriam tão facilmente utilizáveis por forças guerrilheiras e/ou insurgentes.

    A configuração desse em particular lembra muito o Mistral francês…

  4. pelo que entendi melou por causa dos russos que nao tinham autorizado a exportaçao pela coreia ,
    mas o mais interessante é ver que foi com os russos que fizeram transferencia de tecnologia ,isso é uma coisa para se pensar

Comentários não permitidos.