A EDS esta planejando novas configurações AEW&C , MP e ISR baseadas nas plataformas Legacy, Phenom e E-Jets (Imagem: Embraer Defesa e Segurança)
A Embraer Defesa e Segurança (EDS) e a Israel Aerospace Industries (IAI) podem juntar forças na exploração do mercado de plataformas aéreas destinadas a missões especiais.
A informação partiu de uma fonte israelense e as discussões em torno dessa possibilidade surgem principalmente em função das demandas existentes no Brasil e em outras nações latino-americanas.
A possibilidade de ampliação da cooperação entre EDS e IAI nessa área ocorre no momento em que as duas corporações estreitam laços tecnológicos por força do programa de modernização dos aviões de combate AF-1 (A-4K/KU Skyhawk) da Marinha do Brasil (MB) e da aproximação da IAI com a indústria brasileira em função do já definido programa KC-X2.
Com ralação aos AF-1 da MB, a divisão Elta Systems da IAI fornecerá os novos radares de controle de fogo multi-modo pulso-Doppler EL/M-2032 e a matriz esta executando o overhaul dos motores Pratt & Whitney J52-P408.
A EDS acumulou apreciável experiência em plataformas AEW&C (acima), ISR – inteligência, Vigilância e Reconhecimento – e MP (Patrulha Maritima) fornecendo aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) e clientes de exportação (Grécia, México, e mais recentemente, Índia). Fotos Embraer Defesa e Segurança
Nos últimos anos a Elta vem aumentando a variedade de plataformas desenvolvidas para missões especiais, entre as quais figuram alerta antecipado e controle (AEW&C), inteligência eletrônica (ELINT), vigilância terrestre e patrulha marítima.
O G550 CAEW (Conformal Airborne Early Warning) é uma das principais conversões executadas pela IAI (Foto: Israel Aerospace Industries)
No portfólio de desenvolvimento de plataformas AEW&C consta a instalação de sistemas em aeronaves Boeing 707, Gulfstream G550 e Ilyushin Il-76, e mais recentemente, trabalha-se na proposta de adaptação de aviões C-295 para AEW&C em colaboração com a Airbus Military.
A Força Aérea da Itália encomendou em 2012 duas plataformas AEW&C baseadas nos G550.
Um acordo de cooperação foi acertado com a Bombardier, o qual permite que a Elta ofereça o desenvolvimento de uma plataforma para patrulhamento marítimo baseada no turboélice comercial Q400 e outra para missões especiais e seus derivativos baseadas no jato executivo Global 5000.
A companhia israelense pode conceber também plataformas para missões especiais em aeronaves de maior porte, entre elas, o Boeing 737.
A EDS por sua vez, acumulou experiência em plataformas AEW&C, ISR (inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e MP (Patrulha Marítima) fornecendo aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) e clientes de exportação (Grécia, México, e mais recentemente, Índia).
A empresa prepara agora a modernização dos E-99 da FAB. Ao mesmo tempo, passa a oferecer as configurações AEW, MP e ISR também baseadas nas plataformas Legacy, Phenom e E-Jets.
7 Comments