BRASIL E ARGENTINA ACERTAM COOPERAÇÃO NUCLEAR

integracao energetica

O plano de cooperação bilateral inclui ainda a construção de um reator “gêmeo” na Argentina

Buenos Aires – Brasil e Argentina firmarão nesta segunda-feira (06 maio 2013), no Rio de Janeiro, um contrato para que engenheiros argentinos cooperem na construção de um reator nuclear brasileiro, informou o governo em Buenos Aires neste domingo (05 maio 2013).

O custo da assistência será de 60 milhões de pesos (cerca de 11 milhões de dólares), revela o site do governo argentino.

“Com base nos acordos bilaterais, o Brasil contratará para trabalhos de engenharia a empresa estatal atômica argentina INVAP para construir um reator brasileiro”.

A iniciativa tem origem em uma declaração conjunta firmada pelos presidentes Cristina Kirchner e Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro de 2008.

O plano de cooperação bilateral inclui ainda a construção de um reator “gêmeo” na Argentina.

Brasil e Argentina utilizam a energia atômica para fins pacíficos e integram o tratado de não proliferação que declara a região livre de armas nucleares.

Fonte: AFP via Info.abril 

4 Comentários

  1. Isto nada mais é que nosso reator multipróposito, que visa diminuir nossa depedência por radiofármacos. Uma boa iniciativa que esperamos a anos (quem conhece alguém que precisou fazer algum tratamento para cancer, sabe o que estou falando).

    Está em desenvolvimento um projeto que dará novo impulso à área nuclear no País. Trata-se do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Um dos objetivos é tornar o Brasil autossuficiente na produção de radioisótopos, substâncias essenciais na medicina nuclear, especialidade que possibilita as maiores chances de diagnóstico preciso e tratamento de doenças relevantes, como o câncer, entre diversas outras aplicações. Com um custo total estimando em cerca de R$ 850 milhões, a iniciativa tem a FINEP como um dos financiadores. O reator deverá entrar em funcionamento em 2017, em Iperó, interior de São Paulo.(mais informações no link).

    http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=3122

Comentários não permitidos.