AEL Sistemas e o Governo do RS – Criação do Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais

Foto: Tecnologia&Defesa
Foto: Tecnologia&Defesa

Da esquerda para a direita: CEO  da AEL Sistemas, Shlomo Erez, CEO da  da Elbit Systems, Bezhalel Machlis  e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (Foto: Divulgação)

Ivan Plavetz

Foi assinado em Israel no dia 29 de abril um Memorando de Entendimentos entre a AEL Sistemas, subsidiária da israelense Elbit Systems sediada em Porto Alegre, RS, e o governo do Rio Grande do Sul, cujo objetivo será a criação naquele estado de um Polo Tecnológico de Sistemas Espaciais.

O programa é pioneiro na América Latina e tem como metas o fomento, descentralização e desenvolvimento do setor espacial do Brasil.

O documento foi assinado no Centro de Tecnologia Avançada de Haifa e contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do CEO da AEL Sistemas, Shlomo Erez, e do CEO da Elbit Systems, Bezhalel Machlis.

Tarso Genro chegou a Israel acompanhado de uma comitiva cuja missão teve caráter empresarial. O documento formaliza a intenção de seus signatários em implantar um programa capaz de atender as necessidades essenciais do País e contribuir para a autossuficiência nessa área. A iniciativa envolverá a participação do meio acadêmico (universidades), institutos, iniciativa privada e o poder público.

No âmbito do acordo, o governo do RS esta se comprometendo com a ampliação das capacidades e infraestruturas mínimas necessárias na forma de investimentos, como por exemplo, elevar as capacitações do CIENTEC (Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC).

A vanguarda tecnológica e a expertise serão garantidas por meio da experiência das empresas com atuação reconhecida no setor, como no caso da AEL e também de outras empresas parceiras nacionais e internacionais.

O primeiro projeto prático do Polo de Tecnologia de Sistemas Espaciais será o desenvolvimento de um satélite de pequeno porte envolvendo as universidades, a AEL Sistemas e parceiros internacionais.

O objetivo será gerar interesse do meio acadêmico no segmento espacial. Shlomo Erez esclareceu que a assinatura do Memorando simboliza a intenção da empresa de, em conjunto com o governo do RS, desenvolver naquele estado tecnologias estratégicas que irão atender necessidades essenciais do Brasil.

“A criação deste polo espacial vai inserir nosso Estado no seleto grupo de regiões do mundo que dispõe de infraestrutura e know-how para a definição de Sistemas Satelitais, Integração de Satélites e Fabricação e Qualificação de Componentes, Unidades e Subsistemas de uso espacial de alta tecnologia e valor agregado”, explicou o CEO da AEL Sistemas.

Os estudos realizados sugeriram que o polo venha a ter vocação mista para continuar atraindo os investimentos da iniciativa privada e contribuir para transformar a região em polo de difusão de ciência, tecnologia e inovação, a partir de parcerias com as principais universidades do Estado, empresas internacionais, os institutos nacionais, os ministérios e a Agência Espacial Brasileira.

Fonte: Tecnologia & Defesa

2 Comentários

  1. pronto agora os desertores vao criticar, pois o governador é do pt os viras latas vao escrever que nao vai adiantar que nao temos competencia somos a bananandia somos putencia ,mas na verdade somos o 5 maior pais do mundo e estamos a muito tempo sem sermos atacados de frente por nenhum outro pais ,eles nos embargam nos sabotam mas bater de frente é outros quinhentos ,vou lançar mais essa brasil potencia , os vira lata pira !!!!!!
    BRASIL ACINMA DE TUDO ,ABAIXO SOMENTE DE DEUS.

Comentários não permitidos.