Sírios fogem de massacres na região costeira

Deslocados de Baniya temtam buscar refúgio na cidade de Tartus, mas são impedidos
Deslocados de Baniya temtam buscar refúgio na cidade de Tartus, mas são impedidos

Leia Também:

Síria: EUA avaliam novas opções de intervenção

Centenas de sírios estão fugindo das áreas costeiras do país, onde ativistas ligados à oposição acusam forças do governo de promover massacres em uma suposta campanha de “limpeza sectária”.

A matança mais recente teria ocorrido na região de Baniyas. Imagens de corpos mutilados e queimados, supostamente captadas no local, foram publicadas na internet.

Ativistas disseram que ao menos 77 pessoas (20 delas da mesma família) foram mortas na cidade de Ras al-Nabaa. As mortes ocorreram um dia após os assassinatos de 72 moradores de Bayda.

O governo de Bashar Assad afirmou que contra-atacou “grupos terroristas” e reestabeleceu a paz e a segurança na área.

Segundo os ativistas, a primeira das duas matanças havia ocorrido na vila sunita de Bayda na última quinta-feira. Entre as vítimas estavam mulheres e crianças. Eles listaram os nomes das 72 vítimas.

Nos dois casos imagens de vítimas foram publicadas na internet. Mas, como a imprensa internacional não tem autorização do governo sírio para trabalhar livremente no país, elas são difíceis de se verificar.

O correspondente da BBC no Líbano, Jim Muir, disse que as imagens mostram muitos corpos ensanguentados e emaranhados de mulheres e crianças. Parte deles traz sinais de mutilação e incineração.

Centenas de famílias estão fugindo da região de Baniyas em direção ao sul. O objetivo delas é chegar à cidade de Tartus, mas ativistas afirmaram que os deslocados internos estão sendo impedidos de se estabelecer e obter abrigo no local.

O bloqueio à chegada das famílias estaria sendo realizado pela Shabbiha, uma milícia favorável ao governo.

Segundo Muir, há uma forte dimensão sectária nessas ações. Ele afirmou ainda que opositores de Assad acusam o governo de lançar uma campanha de “limpeza sectária”.

A operação também está sendo interpretada como um sinal de determinação de Assad para lutar pela posição de seu governo e consolidá-la.

O presidente sírio fez uma aparição pública neste sábado na Universidade de Damasco, segundo a mídia estatal. Cercado por seguranças em meio a uma multidão, ele inaugurou uma estátua dedicada aos “estudantes mártires”.

Ataques aéreos

Matanças anteriores

 

Abril de 2011: Mais de 70 pessoas não mortas quando forças de segurança disparam contra multidões em Daraa e Damasco

 

 

Dezembro de 2011: Ativistas dizem que mais de 100 militares desertores são mortos em dois dias na província de Idlib

 

 

Maio de 2012: mais de 100 são mortos em Houla, perto de Homs. Mais tarde a ONU culpou tropas sírias e milícias pelos assassinatos

 

 

Agosto de 2012: Testemunhas e opositores dizem que 300 pessoas são mortas por forças do governo em Darayya, um subúrbio de Damasco

 

 

Janeiro de 2013: Ao menos 100 pessoas são assassinadas e queimadas em suas casas em Haswiya, perto de Homs

 

Enquanto isso, militares israelenses confirmaram que o país lançou um ataque aéreo em território sírio.

Sob anonimato, oficiais afirmaram que o alvo do foi um carregamento de armas supostamente destinado ao Hezbollah, no Líbano.

Os governos de Israel e da Síria não comentaram o ataque. Em janeiro, Israel havia realizado ação semelhante ao atacar um comboio que transportaria armas.

Armas químicas

Esforços itnernacionais para lidar com a violência na Síria recentemente se focaram no suposto uso de armas quiímicas pelo regime.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que se tais ações forem confirmadas, elas poderiam mudar a posição atual americana em relação ao conflito. Mas, na sexta-feira, Obama disse que ainda não encarava a possibilidade de enviar tropas à Síria.

Porém, os EUA voltaram a discutir a ideia de fornecer armas aos opositores de Assad – hipótese que Obama havia recusado no ano passado.

Analistas dizem que a Casa Branca e seus aliados estariam debatendo ainda a ideia de usar ataques aéreos para criar uma zona de exclusão aérea sobre o país. Porém, a Rússia se opôs a essa possibilidade.

Em comunicado, o governo americano afirmou que estava “chocado” com os últimos episódios relatados por ativistas na região costeira.

“Nós condenamos fortemente atrocidades contra a população civil e reforçamos nosa solidariedade com o povo sírio”.

“Uma vez que a violência do regime de Assad contra civis inocentes aumenta, não vamos perder de vista os homens, mulheres e crianças cujas vidas estão sendo tão brutalmente reduzidas”.

“Os responsáveis por sérias violações do direito humanitário internacional e da lei de direitos humanos devem ser responsabilizados”.

Fonte: BBC Brasil

2 Comentários

Comentários não permitidos.